📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Fim de linha para Jorge Braz? Depende do Euro

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesNo início desta semana, disputámos dois encontros de cariz particular perante a poderosa formação da Rússia, em solo “inimigo”. O balanço final mostra que a nossa equipa não venceu nenhum dos jogos, mas logrou empatar um deles (2-2) e sair com uma derrota expressiva (7-3) no outro, num jogo em que a formação de Jorge Braz começou bastante bem, a vencer por 2-0 aos cinco minutos.

Ora, ambos os encontros amigáveis demonstraram que Portugal não é inferior ao seu adversário, amplamente considerado um dos grandes favoritos a vencer as fases finais de campeonatos europeus ou mundiais, a par da consagrada seleção espanhola e que, acima de tudo, temos um atleta fora-de-série que consegue aparecer nos momentos decisivos dos encontros a marcar golos de belo efeito.

Atenção que não estou a menosprezar o trabalho de todos os outros jogadores, que são imprescindíveis na manobra tática da seleção, mas o certo é que a presença de Ricardinho na equipa é preponderante no sucesso da nossa formação. Pode até ter um mau jogo e não render o que costuma, mas o simples facto de ele estar em campo e a consequente marcação por parte dos adversários, por vezes mais que um, vai permitir a desmarcação de um colega de equipa e uma desorganização total na defesa contrária.

Ricardinho é, muitas vezes, o “abre-latas” da seleção nacional de Futsal Fonte: UEFA

Ricardinho é, muitas vezes, o “abre-latas” da seleção nacional de Futsal
Fonte: UEFA

A equipa nacional está bem munida em todas as posições, tem executantes muito bons em todas as posições mais importantes, só que tem um treinador que, na minha opinião, tem um teste de fogo neste próximo Europeu. Porque já é o selecionador nacional há alguns anos e, até ao momento, ainda não conquistou qualquer troféu de relevo e, além disso, apesar de boas campanhas em grandes competições, como o Mundial 2016 na Colômbia, a verdade é que, em campeonatos europeus, a prestação tem ficado um pouco aquém do esperado e, como tal, esta pode ser de facto a derradeira oportunidade para mostrar serviço antes de uma eventual mudança na equipa técnica.

Quanto ao jogo propriamente dito, por terras russas, o resultado não é preocupante, o mais importante é perceber os erros cometidos nos golos marcados pelo adversário, para depois no treino os corrigir e tentar evitar que eles sucedam quando vierem os jogos a sério. Individualmente, temos uma das melhores equipas do Mundo, não só da Europa, e coletivamente a equipa tem vindo a crescer – esperemos para ver como corre a nossa aventura por terras eslovenas, no início do próximo ano.

Na minha ótica, Jorge Braz já demonstrou a sua competência à frente dos destinos da seleção principal, mas talvez esteja na hora de dar lugar a outra equipa técnica, para deixarmos de ser a equipa do “quase” e passarmos para o campo o favoritismo e o estatuto com que entramos em cada edição de um Campeonato Europeu ou Mundial.

Foto de Capa: UEFA

Artigo revisto por: Francisca Carvalho

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Romelu Lukaku regressa à convocatória do Nápoles após quatro meses afastado por lesão

Romelu Lukaku foi incluído na convocatória do Nápoles para o encontro com o Inter Milão. O avançado esteve afastado por 4 meses por lesão.

Bruno Fernandes confirma proposta do Benfica e revela interesse do FC Porto: «Financeiramente era muito tentador»

Bruno Fernandes revelou que contou com uma proposta do Benfica, depois de ter rescindido contrato com o Sporting, em 2018.

Águias favoritas com o Jamor (e possível Clássico) na mira | Farense x Benfica

Às 20:45, o Benfica sobe ao relvado do Estádio de São Luís para defrontar o Farense, num encontro onde a margem de erro é inexistente.

Pep Guardiola aborda lesão de Jérémy Doku: «Não sei quando ele vai voltar… talvez no ano novo»

Pep Guardiola comentou a situação da lesão de Jérémy Doku, que falhou o encontro do Manchester City frente ao Crystal Palace.

PUB

Mais Artigos Populares

Tite assume comando técnico do Cruzeiro

Após Leonardo Jardim abandonar o Cruzeiro por razões pessoais, o clube anunciou que Tite irá assumir o comando técnico em 2026.

Édouard Mendy acerta renovação de contrato com o Al Ahli até 2028

O Al Ahli anunciou esta terça-feira a renovação do contrato de Édouard Mendy. O guardião senegalês estendeu a sua ligação ao clube até 2028.

Barcelona passa por dificuldades mas elimina Guadalajara na Taça do Rei

O Barcelona foi ao terreno do Guadalajara vencer por duas bolas a zero esta terça-feira, em jogo dos 16avos de final da Taça do Rei.