Illes Balears Palma Futsal é tricampeão europeu | Futsal

modalidades cabeçalho

O Palma Futsal conquistou, no passado domingo, a sua terceira Champions de Futsal ao derrotar o Kairat Almaty por 9-4. O clube espanhol faz história, porque é a primeira vez que uma equipa vence a competição pela terceira vez consecutiva. Em 2023, no seu ano de estreia na Champions de Futsal, bateram na final o Sporting e, em 2024, venceram o Barcelona.

Nesta fase final da UEFA Futsal Champions League, que decorreu em Le Mans, o Palma Futsal para chegar à final teve que eliminar o Sporting, enquanto o Kairat Almaty derrotou os estreantes do Cartagena Costa Cálida.

A primeira meia-final foi entre cazaques e espanhóis. Num jogo muito equilibrado, o Kairat Almaty venceu o Cartagena por 3-2. Alisson Lima inaugurou o marcador e colocou os campeões europeus de 2013 e 2015 em vantagem. A poucos segundos do final da primeira parte o Cartagena empatou a partida, através de Miguel Mellado. O jogo foi decidido nos últimos três minutos, com o brasileiro Alisson Lima, novamente, em destaque. O pivot fez o seu segundo golo e o Kairat voltava a estar por cima. Com pouco tempo para jogar, os espanhóis arriscaram no cinco para quatro, mas quem aproveitou foi o guarda-redes Dennis Cavalcanti que fez o 3-1. Gabriel Motta fechou o marcador, aos 40’.

Algumas horas depois, os atuais campeões em título asseguraram a passagem à final ao baterem o Sporting, por 0-3. Este resultado é muito enganador, uma vez que a equipa leonina teve grande parte do encontro por cima dos maiorquinos. A primeira parte terminou com um nulo no marcador, onde os leões foram superiores no início, mas o Palma equilibrou na reta final. O rumo da partida muda, após um erro de Tomás Paçó que errou um passe e a bola bateu em Jesús Gordillo que fez o 0-1. Nuno Dias apostou no cinco para quatro, mas o Palma não tremeu e fez mais dois golos. Primeiro por Mario Rivillios e depois Luan Muller colocou o ponto final na partida, grande exibição do guardião arménio. Assim sendo, o Palma Futsal iria defender o título contra o Kairat Almaty, enquanto o Sporting ia defrontar o Cartagena no jogo do terceiro e quarto lugar.

O Sporting tentou o bronze, mas sem sucesso. A turma de Nuno Dias perdeu nas grandes penalidades frente ao Cartagena, depois do empate a 2-2 no tempo regulamentar. Os leões ficaram em último nesta final four da UEFA Futsal Champions League, a mesma posição do ano passado. A equipa portuguesa entrou bem na partida, com Tomás Paçó a abrir o marcador aos nove minutos. Contudo, não soube gerir a vantagem e sofreu o empate poucos instantes depois, através de uma grande penalidade convertida por Gabriel Motta. A resposta ao golo sofrido foi imediata e o russo Anton Sokolov colocou o Sporting, novamente, na liderança. O Cartagena chegou ao empate aos 35’ com Waltinho a levar o jogo para o desempate por grandes penalidades, onde o desempenho do Sporting foi desastroso. Taynan, Wesley Reinaldo e Diogo Santos não conseguiram bater o guarda-redes do Cartagena, somente Tomás Paçó é que converteu com sucesso. Do lado espanhol ninguém desperdiçou e o estreante na Champions de Futsal sai de Le Mans com a medalha de bronze.

No derradeiro jogo, o favoritismo estava do lado do Palma Futsal e a equipa balear confirmou o expetável. Os bicampeões em título atropelaram o Kairat Almaty e conquistaram a sua terceira Champions de Futsal. O início do jogo até foi equilibrado, com o Palma a abrir o marcador aos sete minutos e o empate chegou dois minutos depois. A partir daqui a quadra parecia estar inclinada a favor dos espanhóis, que chegaram a ter uma vantagem de seis golos, sendo que quatro deles foram marcados por Fabinho. Nos últimos minutos, o Kairat ainda conseguiu diminuir a vantagem, mas não evitou a humilhação. O jogo terminou com um estrondoso 9-4 e a Champions de Futsal volta a ir para Palma de Maiorca.

O reinado europeu do Palma Futsal continua e não parece ter fim à vista. Os maiorquinos batem recordes atrás de recordes, tornam-se na primeira equipa a vencer três edições consecutivas e não sabem o que é perder nesta competição, num total de 24 jogos disputados venceram 18 e empataram seis.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Paulo Sousa eleito melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos

Paulo Sousa foi eleito o melhor treinador do ano nos Emirados Árabes Unidos. Treinador viveu época de sonho no Shabab Al Ahli.

Ruben Amorim animado após ser questionado sobre o interesse do Manchester United em Gianluigi Donnarumma

Ruben Amorim foi questionado por um adepto quanto ao interesse em Gianluigi Donnarumma. Técnico deixou escapar riso.

Arouca vence AVS SAD por 3-1 com Trezza nos Três golos

O Arouca destacou-se na primeira jornada da Primeira Liga. Vitória sobre o AVS SAD na jornada inaugural da prova.

1º Dezembro arranca campanha com vitória na receção à Académica: eis os resultados do dia na Liga 3

O 1.º Dezembro venceu a Académica por 2-1 na estreia na Liga 3. Competição 2025/26 arrancou com muita emoção e golos.

PUB

Mais Artigos Populares

Tem contrato com o Fenerbahçe de José Mourinho e é alvo do Arouca para a defesa

O Arouca está de olho na contratação de Omar Fayed. Defesa central egípcio está nos quadros do Fenerbahçe de José Mourinho.

AS Roma tem contratação de médio do Benfica como sonho para os últimos dias do mercado

A AS Roma tem Florentino Luís na lista de alvos para este mercado. Médio representa o Benfica e pode deixar as águias.

Benfica responde ao Sporting em comunicado: «Ridículo tentar transformar a derrota na Supertaça numa pseudo-vitória de secretaria»

O Benfica respondeu à participação disciplinar instaurada pelo Sporting a Bruno Lage. Caso remonta à Supertaça.