📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

O mágico Alex Merlim

- Advertisement -

Com alguma dificuldade na pronúncia do seu nome para algumas pessoas, Alex Merlim é um jogador que raramente, para não dizer nunca, passa despercebido. Um verdadeiro mágico, seja no seu clube, Sporting CP, ou na sua seleção, a italiana. Não estarei a exagerar se disser que é o melhor jogador no nosso campeonato, desde que Ricardinho saiu de Portugal. Claro que já passaram jogadores com muita qualidade técnica acima da média, mas digamos que poucos já fizeram o que Alex Merlim fez e ainda faz.

Chegou há cinco anos vindo do ASD Luparense 5, a Calcio, para representar os leões, mas vinha já com um vasto currículo na sua ficha. Dois campeonatos italianos, uma taça italiana e, o mais importante, um Europeu ganho pela sua seleção. Um Europeu que o enviou de Itália para Portugal bastante cotado e não desiludiu. Golos, assistências, jogadas individuais importantes e capacidade de jogo coletivo (muitos títulos)… há de tudo e mais alguma coisa neste grande jogador.

Mas, deixando o “antes Sporting”, é tempo de analisarmos o que foi a chegada do jogador italiano ao nosso país. Pois bem, Alex Merlim mudou muito no Futsal português, ou se as suas caraterísticas já existiam em Portugal… Estavam muito escondidas. A capacidade que Merlim tem para de um momento para o outro puxar das alas, sobretudo da esquerda, para o meio é incrível e pouco vista nos últimos tempos. Se vemos mais este tipo de movimento na Liga, deve-se muito àquilo que o jogador já fez. A sua imprevisibilidade, o seu excelente drible, a possibilidade de remate tanto com o pé direito, como com o esquerdo e a sua velocidade caraterizam bem aquilo que o jogador pode oferecer em campo.

O movimento característico de Alex Merlim é puxar da esquerda para o meio, para o seu remate
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Digamos que não é um jogador virado para o jogo defensivo, a menos que seja necessário, mas também no atual Sporting CP há jogadores mais importantes neste setor. Contudo, há um aspeto em que o italiano é o mais forte do atual plantel leonino. Sabemos que no cinco para quatro quem fica responsável pela posição de guarda-redes avançado tem de ser um jogador tecnicamente hábil, e com um qualidade de passe elevada e rápida. Ora, não será preciso dizer quem é que é responsável por essa posição no Sporting CP, pois não?

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Já é oficial: Enzo Maresca deixa comando técnico do Chelsea

O Chelsea anunciou esta quinta-feira a saída de Enzo Maresca. Blues encontram-se no 5.º lugar da Premier League.

Segunda Liga: Torreense oficializa saída de Vítor Martins

O Torreense oficializou esta quinta-feira a saída de Vítor Martins. Emblema da Segunda Liga está no 9.º lugar com 20 pontos.

Benfica revela programa de imprensa para o próximo jogo: eis quando falará José Mourinho

José Mourinho realiza a conferência de imprensa nesta sexta-feira, dia 2 de janeiro, pelas 13h00 relativo ao Benfica x Estoril Praia.

Sporting muito perto de fechar Luís Guilherme ao West Ham: eis as novidades

Luís Guilherme está cada vez mais perto de trocar o West Ham pelo Sporting. Negociações avançaram ainda antes da passagem de ano.

PUB

Mais Artigos Populares

Os melhores momentos de 2025 nas Modalidades

A equipa de Modalidades do Bola na Rede seleciona os melhores momentos do ano de 2025 para se despedir deste ano e abraçar 2026.

Domingos Duarte: «Tenho o sonho por cumprir que é jogar na equipa A do Sporting»

Domingos Duarte revela que tem o sonho de jogar pelo Sporting. Defesa-central passou pela equipa B, mas não chegou a jogar na equipa principal.

Varandas e os erros a favor do Sporting: Um exemplo a seguir pelos rivais

Varandas reconheceu que o Sporting tem sido beneficiado em alguns jogos. Será que caminhamos para um novo paradigma no futebol português?