O mágico Alex Merlim

- Advertisement -

Com alguma dificuldade na pronúncia do seu nome para algumas pessoas, Alex Merlim é um jogador que raramente, para não dizer nunca, passa despercebido. Um verdadeiro mágico, seja no seu clube, Sporting CP, ou na sua seleção, a italiana. Não estarei a exagerar se disser que é o melhor jogador no nosso campeonato, desde que Ricardinho saiu de Portugal. Claro que já passaram jogadores com muita qualidade técnica acima da média, mas digamos que poucos já fizeram o que Alex Merlim fez e ainda faz.

Chegou há cinco anos vindo do ASD Luparense 5, a Calcio, para representar os leões, mas vinha já com um vasto currículo na sua ficha. Dois campeonatos italianos, uma taça italiana e, o mais importante, um Europeu ganho pela sua seleção. Um Europeu que o enviou de Itália para Portugal bastante cotado e não desiludiu. Golos, assistências, jogadas individuais importantes e capacidade de jogo coletivo (muitos títulos)… há de tudo e mais alguma coisa neste grande jogador.

Mas, deixando o “antes Sporting”, é tempo de analisarmos o que foi a chegada do jogador italiano ao nosso país. Pois bem, Alex Merlim mudou muito no Futsal português, ou se as suas caraterísticas já existiam em Portugal… Estavam muito escondidas. A capacidade que Merlim tem para de um momento para o outro puxar das alas, sobretudo da esquerda, para o meio é incrível e pouco vista nos últimos tempos. Se vemos mais este tipo de movimento na Liga, deve-se muito àquilo que o jogador já fez. A sua imprevisibilidade, o seu excelente drible, a possibilidade de remate tanto com o pé direito, como com o esquerdo e a sua velocidade caraterizam bem aquilo que o jogador pode oferecer em campo.

O movimento característico de Alex Merlim é puxar da esquerda para o meio, para o seu remate
Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Digamos que não é um jogador virado para o jogo defensivo, a menos que seja necessário, mas também no atual Sporting CP há jogadores mais importantes neste setor. Contudo, há um aspeto em que o italiano é o mais forte do atual plantel leonino. Sabemos que no cinco para quatro quem fica responsável pela posição de guarda-redes avançado tem de ser um jogador tecnicamente hábil, e com um qualidade de passe elevada e rápida. Ora, não será preciso dizer quem é que é responsável por essa posição no Sporting CP, pois não?

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Jeddah E-Prix #1 e #2: Duas corridas e dois vencedores | Fórmula E

Em terras do Médio Oriente, a Fórmula E teve a primeira dupla corrida do ano, com Jeddah a receber essas sessões na sexta e no sábado.

O impacto do golo de Trubin no mundo do futebol

E é aqui que se dá um pequeno milagre. Com Trubin, a subir à área e a corresponder com sucesso ao cruzamento da direita

O rei ferido volta à Luz | Benfica x Real Madrid

Vinte dias depois de um dos jogos mais caóticos e memoráveis desta fase europeia, a Luz volta a receber Benfica e Real Madrid.

Eis as primeiras palavras de Anísio Cabral depois da renovação com o Benfica: «Sinto-me muito especial e muito abraçado pelo público»

Anísio Cabral abordou a renovação com o Benfica. Avançado de 18 anos renovou contrato com o Benfica até 2031.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os detalhes da renovação de Anísio Cabral com o Benfica e a cláusula de rescisão do avançado

Anísio Cabral renovou contrato com o Benfica até 2031. Avançado de 18 anos fica com cláusula de rescisão de 80 milhões de euros.

Luís Godinho faz referência a apanha-bolas no relatório do FC Porto x Sporting: eis o que está escrito

Luís Godinho inseriu no relatório do jogo entre o FC Porto e o Sporting o comportamento dos apanha-bolas, que retiraram os sinalizadores de campo.

Al Hilal assegura 1º lugar com bis de Darwin Núñez e 2 treinadores portugueses perderam e tiveram sortes distintas: eis os resultados do dia...

Darwin Núñez esteve em destaque na vitória do Al Hilal. O Shabab Al Ahli de Paulo Sousa e o Al Sharjah de José Morais perderam com consequências diferentes.