📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Olheiro BnR: Edu Sousa

- Advertisement -

A sair dos postes em caso de ataque de um para zero, Edu Sousa consegue ser rápido a enfrentar o seu adversário, porém, aquilo que acho que seja a sua maior dificuldade é na «mancha». Isto porquê? É certo que este movimento técnico é de difícil execução e há erros a serem cometidos.

Aqui o que está a ser analisado é sim o facto de destapar um dos postes, normalmente aquele que o atacante acaba por rematar. Por vezes, quando está a recuperar da posição adiantada acaba por se desequilibrar e assim desproteger algum dos ângulos. Situações que aconteceram no fim de semana passado na Final-Eight da Taça de Espanha, por isso é que aqui foi destacado.

Numa liga onde raramente há situações de um para zero, Edu Sousa teve, talvez forçosamente, de desenvolver e aperfeiçoar características de defesa a remates de longa distância. É frequente ver-se na Liga Espanhola remates de meia distância e qualquer desvio pode ser fatal para o guarda-redes. Porém, quanto a desvios, o jovem português não se pode queixar, visto que tem reflexos fora do normal. Basta ver o resumo dos jogos da Taça de Espanha para ficar impressionado com cinco ou seis defesas que efetuou nos três jogos que o Vinã Albali Valdepeñas participou.

Edu Sousa protagonizou inúmeras defesas nesta final-eight, mas no jogo contra o Inter Movistar FS teve, talvez, a sua melhor exibição
Fonte: RFEF

Daquilo que vi das prestações de Edu Sousa, este tem características muito semelhantes a Vítor Hugo, guarda-redes do SC Braga. A altura, a capacidade de se posicionar muito adiantado em relação à linha de baliza, a facilidade de pôr a bola com a mão no campo contrário e até os rápidos reflexos permite-me fazer esta comparação.

Não podemos deixar esta jovem promessa como uma “carta fora do baralho” no que diz respeito aos convocados para o Mundial 2020. Jorge Brás terá nesta posição “um osso duro de roer” com André Sousa, Vítor Hugo e Bebé ainda disponíveis… Edu Sousa é uma solução mais do que válida e está mais do que pronto para os maiores palcos.

Não acredito que com estas características e com a idade que tem, Edu Sousa volte a Portugal tão cedo. Certamente, terá um lugar numa das melhores equipas em Espanha com toda a sua qualidade. Aliás, já está numa grande equipa, mas pode ambicionar mais, apesar de em Espanha a competição ser feroz na sua posição. Valerá a pena acompanhar este prodígio, ao longo da época, e quem sabe não o veremos a representar as cores de Portugal já no Mundial da Lituânia.

Foto de Capa: RFEF

Artigo revisto por Inês Vieira Brandão

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Abel Ferreira completa esta quinta-feira 5 anos à frente do Palmeiras: eis os títulos, números e alguns dos recordes

Abel Ferreira está há cinco anos no Palmeiras. Técnico português é o mais titulado da história do emblema brasileiro.

Mohamadou Kanté renova contrato com o West Ham até 2031

O West Ham anunciou a renovação de contrato de Mohamadou Kanté até 2031. O médio francês de 20 anos tem-se destacado serviço dos Sub-21 da equipa inglesa.

Abel Ferreira cumpre cinco anos como treinador do Palmeiras

Abel Ferreira cumpriu oficialmente cinco anos ao serviço do Palmeiras. O técnico é o mais titulado da história do clube.

Vágner Mancini nomeado novo treinador do RB Bragantino

O RB Bragantino anunciou a contratação de Vágner Mancini. O técnico brasileiro foi o eleito para assumir a equipa do Brasileirão.

PUB

Mais Artigos Populares

Arbitragem preocupa André Villas-Boas, presidente do FC Porto

André Villas-Boas criticou os diferentes critérios das equipas de arbitragem. Há preocupação no seio da estrutura azul e branca.

Désiré Doué volta a lesionar-se e falha próximos jogos do PSG

Désiré Doué voltou a ser baixa no PSG, após sofrer uma lesão muscular na coxa direita durante o empate frente ao Lorient.

Diretor do Manchester United deixa recado ao plantel e a Ruben Amorim: «Todos que trabalham no Manchester United têm de pensar assim»

Jason Wilcox, diretor de futebol do Manchester United, deixou um recado ao plantel e a Ruben Amorim, sublinhando que o clube precisa de investir e continuar a evoluir sob a liderança do treinador.