📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal 1-6 Brasil: Lusos sem antídoto para Ferrão canarinho

- Advertisement -

Portugal e Brasil enfrentaram-se no Pavilhão João Rocha no primeiro dos dois jogos de preparação entre a formação canarinha e os actuais campeões. No vigésimo primeiro jogo entre as duas equipas, a equipa de Jorge Braz queria conquistar a primeira vitória frente ao todo poderoso Brasil.

A equipa sul-americana, com alguns jogadores que actuam no Sporting CP no elenco (Guitta, Alex e Dieguinho), entrou da melhor forma no encontro e, à passagem do terceiro minuto, colocou-se em vantagem. O capitão de equipa Rodrigo entrou na quadra para bater um livre e, na transformação da bola parada, marcou o primeiro no João Rocha.

Já falámos de quatro jogadores brasileiros, mas este Brasil de Marquinhos Xavier tem outro craque que merece especial destaque: Ferrão. O pivot do FC Barcelona recebeu o legado de Falcão e é agora a figura maior do futsal brasileiro.

Nesta noite, Ferrão foi o claro destaque da constelação de estrelas que é esta selecção brasileira e brilhou a um nível superior a todos os outros, onde se inclui Ricardinho.

A formação sul-americana jogava com o guardião Guitta adiantado, jogando em 5×4 e pressionando os portugueses logo à saída da sua área, obrigando ao erro e não deixando que Portugal conseguisse construir com perigo ou que Ricardinho usasse a sua magia. Ao mesmo tempo, Portugal acumulava faltas e o seu melhor jogador era, neste momento, o guardião Vítor Hugo.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Com sete minutos para jogar na primeira parte, os canarinhos chegam ao segundo. Um erro defensivo lusitano fez com que a bola chegasse redonda aos pés de Dieguinho, tendo o pivot do Sporting apenas encostado para o fundo das redes. Um segundo golo merecido pelo trabalho que os visitantes mostravam em campo.

Em desvantagem, Portugal voltou a subir as linhas e conseguiu criar um momento de perigo por Erick, na sequência de um canto cobrado por Ricardinho. O universal do Sporting pegou na bola de primeira mas a bola saiu ao lado da baliza do seu colega de clube, Guitta.

Alguns momentos depois do segundo tento, o Brasil tentou recriar a jogada de sucesso mas Vítor Hugo remediou o erro do segundo golo e conseguiu antecipar-se aos intentos adversários.

O 0-3 chegou já dentro dos últimos minutos da primeira parte. Ferrão recebe a bola na direita e faz magia. O jogador do Barça finta André Coelho e remata forte e colocado, sem qualquer hipótese de defesa para o guardião português.

Na segunda parte, a equipa de Jorge Braz entrou com vontade de lutar pelo resultado e foi a primeira a criar perigo. Márcio Moreira tentou a sua sorte com um bom remate mas o inspirado Guitta voltou a negar os intentos portugueses.

Aos 23′, foi a vez de Arthur – mais um jogador do FC Barcelona – marcar e aumentar para 0-4 o resultado. Leo Santana consegue chamar a si dois jogadores portugueses e, com o desequilíbrio alcançado, serve um isolado Arthur que só tem que colocar a bola fora do alcance de Bebé, que tinha entrado ao intervalo na equipa de Portugal.

Portugal não baixou os braços e continuou a procurar o golo que já merecia. Fábio Cecílio, jogador do SL Benfica, tentou num belo remate mas o guardião brasileiro parecia intransponível na baliza.

A dez minutos dos quarenta, e já com Portugal a jogar no 5×4 com Tiago Brito como guarda-redes avançado, o Brasil chegou à mão cheia, com o capitão Rodrigo a bisar na partida. O fixo do Magnus Futsal aproveitou uma perda de bola no ataque luso e rematou fácil para o 0-5.

A equipa campeã europeia nunca mostrou ser tão inferior à sua congénere brasileira mas a qualidade dos elementos do escrete foi o factor decisivo na diferença existente no marcador.

O tento de honra português surgiu aos 36′, por Tiago Brito. A jogar como guarda-redes, o jogador do SL Benfica recebeu um passe de Ricardinho e fuzilou, em zona frontal, Guitta. Um golo muito merecido e festejado pelos mais de 2000 espectadores que estiveram no João Rocha. De referir também o apoio brasileiro nas bancadas que motivou os jogadores e que foram merecedores dos festejos do sexto golo canarinho.

Fonte: Carlos Silva/Bola na Rede

Guitta, um dos heróis da partida, defendeu um remate frouxo e à figura de Ricardinho e chutou da sua área para uma deserta baliza portuguesa. Assim que marcou, o guarda-redes leonino correu até à bancada contrária e festejou com os seus compatriotas.

Num jogo com um resultado algo “mentiroso”, o Brasil de Marquinhos Xavier contou com as suas estrelas num nível bem alto e conseguiu contrariar o futsal português e a inspiração do melhor jogador do Mundo, Ricardinho.

Segue-se novo jogo na próxima sexta-feira. Desta vez, o encontro será no Pavilhão da Luz e onde Portugal poderá mostrar uma nova face e mostrar que continua com a qualidade que levou a equipa nacional ao título europeu.

CINCO INICIAL E SUPLENTES

Portugal: Vítor Hugo; Fábio Cecílio, André Coelho, Bruno Coelho e Ricardinho.
Suplentes: Bebé; Erick, Nílson, João Matos, Tiaguinho, Márcio Moreira, Pany Varela, Tiago Brito e Tunha.
Brasil: Guitta; Léo Santana, Dyego, Arthur e Ferrão.
Suplentes: Roncaglio, Rodrigo, Nando, Lino, Marcel Marques, Alex, Gadeia, Pito e Dieguinho.
Vítor Miguel Gonçalves
Vítor Miguel Gonçalveshttp://www.bolanarede.pt
Para Vítor, os domingos da sua infância eram passados no velhinho Alvalade, com jogos das camadas jovens de manhã, modalidades na nave e futebol sénior ao final da tarde.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.