📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Quem sabe nunca esquece

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesO jogador brasileiro Falcão, para muitos considerado o melhor futsalista da história mundial, retirou-se há dias num jogo contra a Colômbia. Nos seus últimos 40 minutos da sua longa carreira pela canarinha, ainda logrou marcar um golo e fazer uma assistência neste encontro de cariz particular com os cafeteros. É de louvar tudo o que Alessandro Rosa Vieira alcançou ao serviço do seu país, estando à cabeça os dois campeonatos do mundo em 2008 e 2012 em termos coletivos, e o recorde individual de mais jogos disputados e mais golos apontados (introduziu a bola nas redes contrárias por 48 vezes em 36 partidas somadas).

Estabelecendo um paralelo com outras modalidades, eu creio que o legado do mago sul-americano perdurará por muitos e bons anos, tal como o de Roger Federer no ténis ou o de Michael Phelps na natação, ou, quem sabe, como o do nosso Ricardinho quando acabar a carreira, faltando-lhe um título internacional pela nossa seleção. Foi por quatro vezes considerado o melhor jogador do ano e teve uma carreira de sonho pelo seu país, que só pecou por não ter incluída a vitória do mundial da Colômbia, em 2016.

Quem tiver muitas saudades de ver este grande artista a espalhar magia pelas quadras de futsal, ainda o pode fazer, uma vez que ele vai continuar a jogar, pelo menos durante uns meses, no clube pertencente ao estado que viu o pequeno Alessandro crescer para se transformar numa autêntica lenda-viva do futsal a nível mundial, Sorocaba, no estado de São Paulo, e que por motivos publicitários atualmente se denomina Magnus Futsal. No fim de contas, é com grande pena que vejo uma referência tão importante da modalidade a abandonar a sua carreira internacional, algo que só acontece em definitivo no mês de Setembro, num particular que terá lugar na sua cidade natal, São Paulo.

Falcão festejou muitos golos, quer na seleção quer nos clubes por onde passou Fonte: esportesaqui
Falcão festejou muitos golos, quer na seleção quer nos clubes por onde passou
Fonte: esportesaqui

Mesmo assim, foi tocante ver um jogador desta idade e envergadura a chorar que nem uma criança na hora de se despedir de uma seleção nacional que ganhou esses dois títulos com grande contributo de Falcão. Foi um grande momento que deu um fim digno do brilhantismo do jogador ao longo dos seus 23 anos de carreira. Para além dos seus dotes desportivos, conta quem priva de perto com ele, também alia a isso uma extrema simpatia e humildade.

Por tudo isto e muito mais, sinto-me um privilegiado por ter visto um jogador deste calibre a desfilar pelos campos e só tenho uma coisa a dizer: Obrigado Falcão, por te ter visto a jogar durante alguns anos e sobretudo por seres como és e por levares a nossa língua portuguesa ainda mais longe, um pouco como o nosso Ricardo Braga faz hoje em dia, porque o simples facto de o melhor jogador do mundo falar português ajuda a espalhar a nossa cultura pelo mundo.

Foto de Capa: massanews

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica não dá azo a surpresas e segura jovem promessa

Miguel Vieira vai prosseguir com a camisola do Benfica. O defesa assinou o seu primeiro contrato profissional com as águias.

Tottenham prepara saídas no plantel e coloca avançado na porta de saída

Thomas Frank pretende reformular o plantel em janeiro e necessita de obter fundos. Nesse sentido, o Tottenham tomou a decisão de colocar Brennan Johnson no mercado, sendo o Crystal Palace o principal interessado na sua contratação.

Marc Guéhi pode deixar o Crystal Palace e tem 13 clubes interessados na sua contratação

A lista de pretendentes do defesa do Crystal Palace é inacreditável. 'Big Six' da Inglaterra, gigantes de Espanha, Itália, Alemanha e até a Turquia estão na corrida.

Daniel Banjaqui ‘enfrentou’ o balneário do Benfica após vitória frente ao Farense: «Espero poder voltar a estar aqui com vocês»

Daniel Banjaqui falou com o balneário do Benfica depois da vitória das águias frente ao Farense, encontro válido pela Taça de Portugal.

PUB

Mais Artigos Populares

Villarreal garante promessa do Vélez Sarsfield a custo zero

Thiago Fernández assina até 2031 e chega em janeiro. O jovem avançado recupera de lesão grave e poderá rodar na equipa B para ganhar ritmo.

AC Milan prepara ataque a avançado da Premier League

O AC Milan quer reforçar o ataque em janeiro e identificou Gabriel Jesus como alvo prioritário. Mauro Icardi também está na lista, mas os salários são um problema.

Custou 3 milhões de euros ao Vitória SC e transformou-se em fundamental para Luís Pinto

O Vitória SC tem em Beni Mukendi um dos seus jogadores mais importantes. O médio foi contratado ao Casa Pia em janeiro de 2025.