4.

Andebol – O Apuramento Europeu.
De 2006 a 2019 vão 13 anos. Nesses 14 anos, disputaram-se seis Campeonatos da Europa e seis Campeonatos do Mundo. Portugal não se qualificou para nenhum. A última participação de Portugal num Mundial de Andebol foi em 2003, ano em que fomos os organizadores da competição. Se falarmos em Europeus então a última presença portuguesa foi em 2006, na Suíça, onde sofremos três derrotas em três jogos disputados.
Em 2019, vai disputar-se o 26º Campeonato do Mundo e, infelizmente, Portugal não irá marcar presença pela 8ª edição consecutiva, depois de ter sido eliminado pela seleção Sérvia pelo resultado agregado de 53-46, favorável aos sérvios.
Contudo, nem tudo está perdido, e aqui está o nosso grande desejo para 2019. A seleção portuguesa encontra-se na qualificação para o Mundial de 2020 e os sinais têm sido bastante positivos. Num grupo complicado com Lituânia, Roménia e a super-França, os portugueses têm neste momento duas vitórias frente a Roménia e Lituânia por 21-13 e 23-24 respetivamente. Bons indicadores que podem ser confirmados caso consigamos roubar pontos à seleção francesa nos dois próximos jogos que vamos realizar (primeiro em Portugal e depois em França).
Os comandados de Paulo Pereira têm tudo para ficarem na história como a seleção que devolveu Portugal aos grandes palcos do andebol mundial. Com vários jogadores a atuarem nos principais campeonatos do mundo, é imperativo que se aproveite esta oportunidade de ouro para voltarmos ao convívio dos grandes. Já estivemos bastante perto nas últimas três qualificações para grandes competições, mas falhámos nos momentos chave. E esta geração merece.
Este é o nosso grande desejo para 2019. Que em Junho de 2019, possamos festejar o apuramento de Portugal para o Europeu de 2020, que se vai realizar na Áustria, Noruega e Suécia. Nada mais nada menos. Desejamos que “A Portuguesa” volte a entoar bem alto nos pavilhões de toda a Europa.
Francisco Reis, Leonardo Costa Bordonhos & Pedro Palma