3.

Snooker – Class of 92… Adiar o fim de uma Era.
David Beckham, Ryan Giggs, Paul Scholes, Nicky Butt, Phil Neville e Gary Neville popularizaram a expressão “Class of 92”, numa referência a uma das melhores gerações do Manchester United. Mas o que dizer da Classe de 92 do snooker? Ronnie O’Sullivan, Mark Wlilliams e John Higgins, com uma idade agregada de 129 anos, parecem melhores a cada ano que passa. Tornaram-se profissionais em 1992 e quase três décadas depois continuam a ser as forças mais dominantes do snooker mundial.
Durante o ano 2018 realizaram-se 18 provas pontuáveis para o ranking e estes três “jovens” venceram sete delas, tendo ainda John Higgins sido finalista vencido em mais duas. Fecham o ano no 2º, 3º e 4º lugar do ranking mundial e ainda conseguiram voltar a deixar a sua marca na lista de 147’s (tacada máxima do snooker). Em 2018, existiram 12 tacadas máximas, sendo duas delas alcançadas por Ronnie O’Sullivan e uma por John Higgins.
O ano encerra com algumas declarações de Higgins, que admite começar a ponderar terminar a carreira. O maior desejo de qualquer amante de snooker é que esta ideia não passe de uma crise de meia-idade.
Diogo Reganha