📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Portugal Pentacampeão Europeu

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Portugal venceu esta noite a Itália na final do Campeonato Europeu de Hóquei em Patins Sub-20 por 3-1. Assim se fez história em Pully, pois pela primeira vez, conseguiu conquistar um pentacampeonato e igualou o feito conseguido pela Espanha entre os anos de 1995 e 1999.

A primeira parte, começou com duas equipas a procurarem impor um bom ritmo na partida e com vontade de atacar a baliza contrária, obrigando os guarda-redes a estarem com a atenção no nível máximo.

Os primeiros dez minutos de jogo, apresentaram uma seleção italiana a variar entre ataques mais longos ou mais objetivos, enquanto a seleção lusa, procurava atacar a baliza adversária mais pela certa e com oportunidades de perigo real. Por sua vez, nos segundos dez minutos e numa altura em que Portugal parecia estar melhor, a Itália chega ao golo por intermédio de Francesco Compagno.  O conjunto orientado por Luís Duarte, respondeu muito bem e num par de minutos Gonçalo Nunes, primeiro com uma grande arrancada e depois com uma seticada antes de meio campo, virou o resultado para 2-1.

Enorme resposta de Portugal ao golo sofrido e com Gonçalo Nunes a voltar a ser um elemento chave na reviravolta que permitiu à seleção portuguesa ir a vencer para o intervalo.

Cerca de 750 pessoas lotaram o pavilhão da cidade de Pully para ver a final do Europeu Fonte: Pully 2016 / U-20 European Rink-Hockey Championchip
Cerca de 750 pessoas lotaram o pavilhão da cidade de Pully para ver a final do Europeu
Fonte: Pully 2016 / U-20 European Rink-Hockey Championchip

No segundo tempo, Portugal entrou melhor e logo aos quatro minutos, erro defensivo italiano e Gonçalo Pinto aproveitou para servir o solto Pedro Batista que não desperdiçou e fez o 3-1.

Com uma desvantagem de dois golos, a Itália foi à procura de igualar o encontro. Porém, o conjunto orientado por Massimo Mariotti tinha pela frente um muro chamado Tiago Rodrigues, que parava tudo o que tinha feita frente e de todas as formas. Fosse com as luvas, caneleiras ou mesmo capacete, o esférico não entrava. Apesar deste ímpeto italiano, a seleção portuguesa não se limitava a defender, pois Bruno Sgaria ainda teve vários lances onde grandes defesas mantiveram a sua nação dentro de jogo.

Portugal conseguia manter o controlo do jogo e ia fechando ao máximo os caminhos para a sua baliza. Contudo, a faltarem menos de sete minutos para o final, Davide Gavioli “cavou” autenticamente uma grande penalidade, mas Compagno acabou por atirar ao lado. Na sequência do lance, Compagno arranca um novo penalti, que desta fez se juntou a um cartão azul para o guarda-redes português Tiago Rodrigues. Este tipo de situação que origina este penalti é um lance onde eu, pelo menos, considero que os guarda-redes deveriam ser mais protegidos, pois tal como mostraram as imagens, Tiago Rodrigues procura a defender a bola e nunca fazer falta sobre Compagno. Para o seu lugar entrou o frio Diogo Brandão. Algo que não foi problema para ele, visto que não só parou o penalti de Compagno, como também a recarga.

Em superioridade numérica em pista, a Itália nunca conseguiu criar grande perigo para a baliza de Diogo Brandão e Portugal ultrapassou os dois minutos com três jogadores de campo totalmente ileso. Curiosamente, só com a reentrada do quarto jogador pista é que a Itália voltou a criar perigo, mas retornou a ter pela frente o muro Tiago Rodrigues, que continuava a parar tudo e assim segurou o resultado de 3-1 até ao final do jogo.

Vitória justa da seleção portuguesa, que tal como no jogo de ontem voltou a ser mais eficaz, mas também contou com uma enorme exibição, mais uma, do seu guarda-redes Tiago Rodrigues e como se costuma dizer, um bom guarda-redes é mais de 50% de uma equipa.

Desta forma, a Federação de Patinagem de Portugal fecha o ano de seleções com as conquistas dos Europeus de seniores e sub-20 e os segundos lugares no Europeu de sub-17 e no Mundial feminino sénior.

Foto de capa: CERS Rink-Hockey

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Já vão 28 anos: A última vez que a Escócia e a Áustria foram ao Mundial

A Escócia e a Áustria qualificaram-se diretamente para o Mundial 2026. Ambas as seleções não iam ao torneio desde 1998.

Com Portugal incluído: eis os 12 cabeças de série no pote 1 do sorteio do Mundial 2026

Portugal vai ser cabeça de série no Mundial 2026. Já são conhecidas as 12 seleções do pote 1 para o sorteio.

André Villas-Boas esteve com Pedro Proença antes de falar ao Conselho de Arbitragem

André Villas-Boas, presidente do FC Porto, reuniu-se também com Pedro Proença antes do encontro com o Conselho de Arbitragem.

Rival do Besiktas afasta-se da corrida por Rafa Silva

O Galatasaray está fora da corrida por Rafa Silva. O clube de Istambul foi apontado como possível destino do avançado português, mas a imprensa turca garante que a equipa não pretende o jogador.

PUB

Mais Artigos Populares

Mikel Oyarzabal mantém registo imparável por Espanha e envolveu-se sempre em golos nos últimos 9 jogos

Mikel Oyarzabal é um dos jogadores em melhor forma por Espanha. O avançado de 28 anos somou oito golos e sete assistências nos últimos nove encontros oficiais.

Atenção: Nuno Santos está de volta depois de 389 dias da grave lesão

Nuno Santos está preparado para voltar aos treinos do Sporting. Foram 389 dias de fora e 59 jogos falhados para o ala.

Andy Robertson guiou a Escócia ao Mundial 2026 e emocionou-se nos festejos: «Não consegui tirar o meu amigo Diogo Jota da cabeça»

Andy Robertson, capitão da Escócia, deixou um testemunho emocionado após a qualificação escocesa para o Mundial 2026. Defesa lembrou Diogo Jota.