Sporting CP 7-0 Hockey Sarzana: Obrigado por teres vindo, Sarzana. Olá, FC Porto!

- Advertisement -

Campeão europeu que se preze não treme em casa. Frente a um jovem e frágil Hockey Sarzana, o Sporting CP materializou o seu favoritismo teórico e marcou um encontro à portuguesa com o FC Porto na final de amanhã da Taça Continental de Hóquei em Patins.

Será a reedição da final da Liga Europeia da época transata e da final do torneio de pré-temporada Elite Cup (no somatório, o Sporting CP ganha 1-1 – venceu a final mais importante). Isso é amanhã, hoje o que se passou foi o seguinte.

Melhor início para o campeão europeu não podia haver: nos primeiros segundos de jogo, Pedro Gil, numa iniciativa individual que deixou de rastos a equipa italiana, colocou o Sporting CP em vantagem. Aos oito minutos foi a vez de João Souto desviar um remate de Matías Platero e aumentar a vantagem verde e branca. O domínio da partida manteve-se no lado português e, com naturalidade, o Sporting CP continuou a impor a sua superioridade, fruto de ser uma equipa mais madura, melhor apetrechada de individualidades e, coletivamente, bem mais dinâmica e prolífica.

A 13 minutos do intervalo, Ferran Font recuperou a bola junto à tabela, no meio rinque defensivo sportinguista, e fez questão de a levar até ao equador da metade do rinque emprestada ao Hockey Sarzana. Lá chegado, desferiu um remate indefensável, bem ao seu estilo, e colocou o resultado em 3-0. Resultado – e Sporting CP – confortável, mas justo, numa partida pautada pelo claro domínio português.

A inexperiência da jovem equipa italiana ia fazendo-se notar. Faltavam ideias e capacidade para atacar, recorrendo os hoquistas transalpinos a remates inócuos e inofensivos meia distância, travados, quando seguiam na direção da baliza, por Girão, com demasiada facilidade. A três minutos e trinta segundos do fim, o Sarzana demonstrou de forma cabal ser uma equipa pouco “rodada”: deixou terminar o tempo de ataque (45 segundos) sem tentar sequer rematar à baliza, tendo a oportunidade de o fazer, ainda que fosse em desespero.

A menos de dois minutos do fim, oportunidade inusitada para os italianos. Raúl Marín viu o cartão azul e o Sarzana dispôs do consequente livre direto. No entanto, Ipiñazar não conseguiu superar Girão. O guarda-redes português levou a melhor… das duas vezes. O árbitro da partida mandou repetir após a primeira defesa do campeão mundial por Portugal, que voltou a superiorizar-se no frente-a-frente com o argentino do Hockey Sarzana.

O Sporting CP ficou, assim, em desvantagem numérica, mas conseguiu ser melhor do que o adversário e conquistou mesmo um livre direto. Francesco Rossi cometeu falta e foi admoestado com o cartão azul. Ferran Font assumiu a marcação do devido livre direto, mas não foi capaz de bater Corona, quando faltavam jogar-se quatro solitários segundos no primeiro tempo. Ao intervalo, 3-0 favorável à equipa da casa e bastante desanimador para o finalista vencido da Taça CERS.

Segunda parte como a primeira. Domínio do Sporting CP sob protesto abafado do Sarzana. Menos oportunidades nos primeiros cinco minutos, mas jogo perfeitamente controlado pelo campeão europeu. Aos sete minutos do segundo tempo, após o cartão azul visto por Davide Borsi, João Souto falhou o livre direto a que teve direito. No entanto, redimiu-se, fazendo o 4-0 pouco tempo depois, com o Sporting CP a beneficiar do power-play resultante do cartão de Borsi.

Do outro lado do rinque, Girão e Ipiñazar entretiveram-se a repetir as cenas que já haviam ensaiado na primeira parte. Chegado à décima falta, o Sporting CP dependia de Girão para evitar que a turma de Alessandro Bertolucci reduzisse a desvantagem que vigorava no marcador, visto que Ipiñazar usufruía do livre direto de “castigo” da dezena de faltas. E, mais uma vez, o guardião sportinguista foi superior ao hoquista de 21 anos, que, nesta fase de aprendizagem da carreira, leva uma boa lição para casa.

Fonte: Sporting CP

A dez minutos do final, momento agridoce para o Hockey Sarzana. Doce porque conquistou um livre direto, após falta e consequente cartão azul de Ferran Font, “agri-” porque Andrea Fantozzi, que sofreu a falta, viu o cartão vermelho por protestos. Na sequência, livre direto (de novo) desperdiçado por Ipiñazar – desta feita, o argentino não deu sequer trabalho a Girão, tendo perdido o norte na tentativa de fintar o guardião verde e branco.

Jogava-se, então, em quatro para quatro (três para três, no respeitante a jogadores de campo). De forma infantil, um dos hoquistas mais velhos da turma italiana cometeu falta para cartão azul, conseguindo a proeza de tornar ainda mais delicada uma situação que já o era há muito tempo. Além disso, tratava-se de Francesco Rossi, que já havia visto o cartão azul na partida. Na sequência, mais uma lição para Ipiñazar, lecionada por Raúl Marín. O espanhol bateu com sucesso e com facilidade o livre direto e o campeão europeu chegou à manita.

A quatro minutos do fim, o Sarzana alcançou a desagradável marca das dez faltas. No entanto, Marín não conseguiu repetir o feito de havia minutos e o Sporting não chegou aos 6-0… aí. Todavia, não tardou até que Toni Pérez obrigasse à utilização das duas mãos para assinalar o resultado. “Quem marca seis, marca sete”, deve ter pensado Gonzalo Romero, quando, já no último minuto, fechou o resultado em 7-0 para o Sporting CP.

 

CINCOS INICIAIS

Sporting CP: 61- Ângelo Girão (GR), 14- Alessandro Verona, 9- Pedro Gil, 17- Matías Platero, e 44- João Souto.

Hockey Sarzana: 10- Simone Corona (GR), 11- Davide Borsi, 57- Francesco Rossi, 78- Jeronimo García e 8- Francisco Ipiñazar. 

Márcio Francisco Paiva
Márcio Francisco Paivahttp://www.bolanarede.pt
O desporto bem praticado fascina-o, o jornalismo bem feito extasia-o. É apaixonado (ou doente, se quiserem, é quase igual – um apaixonado apenas comete mais loucuras) pelo SL Benfica e por tudo o que envolve o clube: modalidades, futebol de formação, futebol sénior. Por ser fascinado por desporto bem praticado, segue com especial atenção a NBA, a Premier League, os majors de Snooker, os Grand Slams de ténis, o campeonato espanhol de futsal e diversas competições europeias e mundiais de futebol e futsal. Quando está aborrecido, vê qualquer desporto. Quando está mesmo, mesmo aborrecido, pratica desporto. Sozinho. E perde.

Subscreve!

Artigos Populares

Braga oficializa contratação de Adrian Barisic ao Basileia

Adrian Barisic é a mais recente contratação do Braga. O defesa-central bósnio foi emprestado, com cláusula de compra obrigatória, por parte do Basileia.

Bernardo Silva toma decisão quanto ao futuro no Manchester City e tem interessado de peso em Espanha

O Barcelona está interessado na contratação de Bernardo Silva. O internacional português deve deixar o Manchester City no final do mercado.

Lyon de Paulo Fonseca assegura contratação de Noah Nartey

Noah Nartey é a mais recente contratação do Lyon. A equipa de Paulo Fonseca contratou o jovem médio ao Brondby, da Dinamarca.

Brahim Díaz admite estar a sofrer depois de falhar penálti na final da CAN 2025: «Vai ser difícil recuperar»

Brahim Díaz foi protagonista da final da CAN 2025 ao falhar um penálti nos descontos. Estrela de Marrocos deixou mensagem sentida.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrela da Amadora vende avançado e tem mais um desfalque para o jogo contra o Benfica

Kikas vai rumar ao Eupen e fez a despedida do Estrela da Amadora esta segunda-feira. João Nuno confirmou a saída do avançado.

Benfica e Besiktas separados por 2 milhões de euros por Rafa Silva: eis as novidades sobre o negócio

O Benfica e o Besiktas negoceiam um acordo para a transferência de Rafa Silva. Distância reduziu e duas partes estão mais próximas.

Próximo reforço do Braga já passou pelo Rio Ave com destaque e chega a Portugal esta terça-feira

Demir Tiknaz está a caminho de Portugal para reforçar o Braga. Médio turco vai deixar o Besiktas e viaja esta tarde.