📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Vitória sem espinhas rumo à final do Mundial

- Advertisement -

Cabeçalho modalidadesNas meias-finais do Campeonato do Mundo de Hóquei em Patins feminino, a decorrer na região de Iquique, Chile, a seleção portuguesa teve pela frente a vice-campeã mundial, França, conjunto que chegou até esta fase da competição ao ter eliminado, na véspera, as anfitriãs Marcianitas, nome pelo qual é designada a seleção Chilena. Por sua vez, Portugal derrotou a Alemanha por 5-4 no golo de ouro. Foi um jogo que quase ia deitando por terra as aspirações lusas de vencer pela primeira vez um mundial. Foi Marlene Sousa quem se encarregou de marcar e de levar Portugal para as meias.

As jogadoras portuguesas entraram no encontro decididas a assumir as despesas da partida, tanto que o jogo apenas tinha um sentido, que era o da baliza de França. Portugal dominava o jogo sem qualquer tipo de dificuldade, trocando bem a bola e procurando entrar no quadrado azul, que apesar de compacto nem sempre tapava os caminhos das redes de Flora Michoud-Godard. A pragmática vice-campeã mundial, tal como tinha feito no dia anterior com o Chile, limitava-se a procurar saídas rápidas em contra-ataque ou então lances de meia-distância.

Os minutos passavam e o conjunto nacional não conseguia marcar. No entanto, já perto do final do primeiro tempo, numa fase em que o jogo estava mais equilibrado, Portugal faz o 1-0. Através de uma jogada de insistência, onde Marlene Sousa colocou a bola no interior da área à procura de servir Maria Sofia Silva, o esférico acabou por embater em Fréderique Denest, que a introduziu no fundo da baliza francesa.

Neste lance Rute Lopes fica muito perto do golo Fonte: Mundial de Hockey Patín Iquique 2016
Neste lance Rute Lopes fica muito perto do golo
Fonte: Mundial de Hockey Patín Iquique 2016

Chegado o intervalo, a seleção portuguesa vencia por 1-0, vantagem escassa para o volume de oportunidades que o conjunto luso tinha criado na primeira parte. A segunda metade do encontro começou da melhor maneira para as cores nacionais: logo ao minuto e meio Portugal beneficiou de uma grande penalidade, que Renata Balonas não desperdiçou, e atirou para o 2-0.

O coletivo comandado por Carlos Pires continuava com o comando do jogo, mas tal como tinha acontecido no primeiro tempo o golo voltava a ficar difícil para as portuguesas. Contudo, com o tempo a passar França começava a procurar construir mais jogo ofensivo, situação que Portugal aproveitava para sair em contra-ataque. Depois de várias tentativas, o 3-0 surge. Rute Lopes recupera uma bola a meio campo e, numa situação de dois para um, serve Marlene Sousa, que sem dificuldades atira a contar.

França tentava, a todo o custo, inverter a tendência da partida mas a seleção portuguesa conseguia controlar o jogo, tendo a posse de bola e esgotando os 45 segundos de ataque, não deixando de procurar, sempre que possível, a baliza de Les Bleus. Exemplo disto é o quarto golo de Portugal. Bela movimentação das jogadoras portuguesas, que terminou com a conclusão de Rute Lopes à boca da baliza. A tão desejada final estava quase garantida.

Para acabar com todas as dúvidas, Portugal ainda fez o 5-0, num golo assinado pela capitã Marlene Sousa. Foi um lance em que a guarda-redes francesa aparenta ter culpas no cartório. Esta vitória de Portugal faz com que a seleção regresse a uma final do mundial feminino, algo que já não acontecia desde o ano de 2008.

Na final, Portugal defronta Espanha, que bateu na passada madrugada a Argentina por 2-1 com um golo de ouro. É de recordar que em duas das três finais que o conjunto português alcançou teve pela frente a La Roja, seleção que conquistou metade dos seus mundiais contra as cores nacionais.

O jogo da final está marcado para as 00:00 e tem transmissão em direto no site Firs TV.

Foto de Capa: Mundial de Hockey Patín Iquique 2016

Diogo Nunes
Diogo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Adepto ferrenho do Benfica, o Diogo deixou de sofrer golos nos rinques de Hóquei em Patins, a sua modalidade de eleição, para passar a descrevê-los em artigos.                                                                                                                                                 O Diogo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

‘O clube dos 15 milhões’: o que é feito dos 6 jogadores vendidos pelo Benfica em negócios envolvendo Jorge Mendes?

O Benfica durante algumas temporadas vendeu jogadores ao Valência e ao AS Monaco, em negócios intermediados por Jorge Mendes.

Mehdi Taremi na corrida ao prémio de melhor jogador asiático

Mehdi Taremi está entre os nomeados ao prémio de melhor jogador asiático. O atleta compete com Takefusa Kubo (Real Sociedad) e Lee Kang-In (PSG).

Nelson Pierre rendido a Thomas Muller: «É incrível, ele uniu o balneário»

Nelson Pierre elogiou Thomas Muller após partida da MLS. Vancouver Whitecaps são os primeiros classificados da fase regular da zona Oeste.

Rui Costa continuará por perto do Benfica se sair derrotado: «Vou-me manter na órbita do clube como adepto. A assistir a todos os jogos...

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.

PUB

Mais Artigos Populares

Benfica perde segundo jogo consecutivo na Champions League de Basquetebol

O Benfica perde o seu segundo jogo na Champions League de Basquetebol frente ao Spartak Subotica. A vitória escapou as águias por 16 pontos.

Pedro Gonçalves prepara-se para mudar de posição no próximo jogo do Sporting

Pedro Gonçalves deverá ser titular na partida entre o Sporting e o Paços de Ferreira, mas não vai jogar como extremo.

Rui Costa foi acusado de ser calão, incompetente e traidor por Luís Filipe Vieira: «Por que é que me teve lá tantos anos?»

Rui Costa concedeu uma entrevista a 10 dias das eleições no Benfica. Atual presidente é candidato à reeleição a 25 de outubro.