A Caminhada até Paris 2024 #2: Ciclismo de Pista / Estrada

    modalidades cabeçalho

    Estamos a caminho dos Jogos Olímpicos de Paris 2024! Entre os dias 26 de julho e 11 de agosto, os melhores atletas do Mundo irão lutar por medalhas em 48 modalidades diferentes! Do futebol ao hipismo, o BnR traz-lhe a antevisão do maior evento desportivo do Mundo, que decorre em Paris.

    CICLISMO DE PISTA

    A popularidade do ciclismo de pista remonta ao século XIX, quase imediatamente a seguir à criação das bicicletas propriamente ditas. De acordo com o site oficial dos Jogos Olímpicos de Paris, as primeiras bicicletas terão aparecido na década de 1850. 20 anos depois, em Inglaterra, começam a realizar-se corridas de bicicleta dentro de portas e em pistas de madeira, sendo que foi em solo inglês que se realizou a primeira competição de seis dias, no ano de 1878. Em 1893, realizar-se-ia o primeiro campeonato do Mundo da modalidade.

    Essas pistas de madeira são os velódromos. O ciclismo de pista estreou-se no calendário olímpico em Estocolmo 1912, sendo que a vertente feminina apenas chegou ao programa Olímpico em Seul 1988. O ciclismo de pista é dominado na Europa, com países como Reino Unido, Itália, França, Bélgica, Países Baixos e até Portugal a serem campeões nos Mundiais, Europeus e Jogos Olímpicos. Fora do “Velho Continente” são os Estados Unidos e a Austrália que dão cartas.

    O Ciclismo de pista tem sido alvo de um grande investimento por Portugal, nomeadamente com a construção do velódromo de Sangalhos e do Centro de Alto Rendimento de Anadia. E como tal, é uma das modalidades em que Portugal entra com mais hipóteses de conquistar uma medalha olímpica. Os sucessos de Iuri Leitão, no scratch e no omnium, que se sagrou tricampeão europeu (um dos títulos ganhos em sub-23) e campeão do mundo das respetivas vertentes. Na perseguição individual, Ivo Oliveira já foi campeão da Europa de perseguição individual, tendo conquistado três medalhas de prata em Europeus e mundiais (chegou a perder uma final para Filippo Ganna). O irmão gémeo de Ivo, Rui Oliveira também sabe o que é ser campeão europeu, tendo conquistado o ouro no scratch em 2021. Já em 2023, alcançou a medalha de prata na prova de eliminação

    Nas mulheres, Maria “Tata” Martins é o nome maior. “Tata” tornou-se a primeira mulher portuguesa a representar Portugal em Ciclismo de pista nos Jogos Olímpicos, fechando no oitavo lugar do scratch e encontra-se num ano de sabática no ciclismo de estrada para se focar a 100% na pista. São seis as competições de ciclismo de pista disputadas nos jogos: Madison, Keirin, sprint individual, sprint por equipas, perseguição individual e perseguição por equipas.

    De acordo com o Portuguese Cycling Magazine, Portugal levará para Paris a sua maior comitiva de sempre no ciclismo de pista, com o omnium (masculino e o feminino), bem como o Madison masculino a serem as principais apostas da Seleção Nacional. No dia 15 de abril, será conhecido o número de ciclistas que representará Portugal nos Jogos Olímpicos, no ciclismo de pista.

    Um dos maiores nomes de sempre do ciclismo de pista é o de Chris Boardmann e o seu desempenho nos Jogos Olímpicos de 1992 demonstrou isso mesmo. O britânico arrasou a concorrência na perseguição individual e soube tirar proveito não só das suas capacidades físicas, mas também da tecnologia avançada da sua bicicleta. Esmagou o recorde mundial nas rondas preliminares e na final, deu uma volta de avanço a Jens Lehmann, da Alemanha, para se tornar no primeiro medalha de ouro britânico em ciclismo desde 1920.

    CICLISMO DE ESTRADA

    O ciclismo de estrada torna-se uma modalidade de competição devido às circunstâncias socioeconómicas do século XIX. Como nota Jean François Mignot, no artigo “The History of Professional Road Cycling”, a profissionalização do ciclismo deveu-se ao aumento do rendimento da generalidade das populações na Europa ocidental. As bicicletas deixaram de ser vistas como o meio de transporte das elites, o que siginficou uma redução dos preços e consequentemente maior acessibilidade. Isso também tornaria a organização de corridas em que os ciclistas percorriam largas distâncias um negócio lucrativo para os jornais, que aproveitavam para aumentar a sua receita, através de vendas e publicidade.

    A primeira corrida de que há registo foi a Paris Saint Cloud em 1868. Uma prova disputada com bicicletss que nem uma corrente possuíam, estavam longe de ser as máquinas que iriam elevar a popularidade do desporto. A edição inaugural Liége-Bastogne Liége ocorreu em 1892 e foi a primeira corrida oficial fora de França.

    Em 1900, foi criada a União Ciclista Internacional (UCI) que desempenha a função de órgão tutelar de todo o ciclismo (não apenas o de estrada) até hoje. O ciclismo de estrada tem a particularidade de ser uma das modalidades originais dos Jogos Olímpicos, estrando-se nas primeiras olimpíadas modernas, Atenas 1896. Acabou por ficar de fora até 1912, quando voltou sob a forma de uma prova de contrarrelógio. Só em Los Angeles 1984, é que o ciclismo de estrada feminino faria a sua estreia em Jogos Olímpicos, com uma prova de fundo à qual se juntaria o contrarrelógio, em Seul 1988.

    Curiosamente só nos Jogos de ’96 é que passou a ser permitida a participação de ciclistas profissionais nos Jogos Olímpicos. Portugal alinha nesta modalidade em Paris com três atletas: dois homens (para o contrarrelógio e para a prova de fundo) e uma mulher (a primeira desde Ana Barros, em 1996, que fechou no 23º lugar). De resto o ciclismo de estrada, é popular em países como a Bélgica, Países Baixos, França, Espanha, Reino Unido, Colômbia e tem vindo a ganhar popularidade em África. Nos Estados Unidos, também experiencia um ressurgimento mais de 10 anos depois do escândalo de Lance Armstrong.

    Portugal já foi feliz no ciclismo de estrada olímpico. Em Atenas 2004, Sérgio Paulinho fechou na segunda posição. ao seguir um ataque do italiano Paolo Bettini, passadas quase 4 horas e meia de corrida. Para além de Paulinho, também Alejandro Valverde e Alexandre Vinoukurov responderam ao ataque do antigo campeão do Mundo. Mas só o português seguiu e fez o seu trabalho na frente, com vista a garantir a medalha histórica para Portugal, que lhe viria a garantir toda uma carreira no ciclismo internacional, ao lado de nomes como Andy Schleck e Alberto Contador. Axel Merckx completou o pódio.

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Filipe Pereira
    Filipe Pereira
    Licenciado em Ciências da Comunicação na Faculdade de Letras da Universidade do Porto, o Filipe é apaixonado por política e desporto. Completamente cativado por ciclismo e wrestling, não perde a hipótese de acompanhar outras modalidades e de conhecer as histórias menos convencionais. Escreve com acordo ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    Mauro Júnior renova contrato com o PSV até 2029

    Mauro Júnior vai continuar no PSV por mais quatro temporadas. Lateral brasileiro estendeu contrato com os neerlandeses.

    Yaya Sanogo, antiga promessa do Arsenal, vai jogar na Segunda Divisão brasileira

    O avançado ex-Arsenal, Yaya Sanogo, está a caminho do Amazonas da segunda divisão brasileira. O jogador de 32 anos estava a jogar na China.

    Vinícius Júnior chega à Netflix no dia 15 de maio

    A Netflix vai lançar um documentário sobre Vinícius Júnior, que estreia no dia 15 de maio. Acompanha o crescimento do jogador e aborda vários temas.

    Jack Wilshere assume o Norwich City de forma interina até ao final da época

    Jack Wilshere vai assumir o Norwich City de forma interina até ao final da época. Antigo médio estava no clube como adjunto.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Manchester United e Chelsea disputam médio argentino

    Franco Mastantuono está na mira do Manchester United, mas o Chelsea também pode estar interessado. O médio de 17 anos joga no River Plate e a clausula de rescisão é de 45 milhões de euros.

    Jamie Vardy pode deixar o Leicester e rumar à Arábia Saudita

    O futuro de Jamie Vardy pode passar pela Arábia Saudita. O avançado inglês está a cumprir a 13.ª temporada no Leicester.

    Foi formado no Real Madrid e confessa sonho: «Gostaria de jogar com Lamine Yamal, é um dos melhores do mundo»

    Nico Paz confessou que gostaria de jogar com Lamine Yamal. Médio do Como foi formado no Real Madrid e não esqueceu esse facto.

    Cafu sugere 2 treinadores para o Brasil e critica transição: «Desorganização muito grande»

    Cafu deu uma entrevista exclusiva ao Bola na Rede. Antigo lateral-direito falou sobre um dos assuntos do momento: Seleção do Brasil.

    Antigo médio do Manchester United entusiasma-se com 3 possíveis reforços para Ruben Amorim: «Se os contratarem, será diferente na próxima época»

    O antigo médio do Manchester United, Owen Hargreaves, falou sobre a possibilidade do clube de Ruben Amorim contratar Victor Osimhen, Matheus Cunha e Éderson.

    Carlo Ancelotti diz que pode ter 2 regressos para o Barcelona x Real Madrid na final da Taça do Rei de Espanha

    O Real Madrid vai enfrentar este sábado o Barcelona na final da Taça do Rei. Carlo Ancelotti confirma que pode haver dois regressos.

    Manchester United de Ruben Amorim faz proposta de 46 milhões de euros por avançado

    O Manchester United quer contratar Victor Osimhen. O avançado nigeriano é a prioridade do clube de Ruben Amorim para o ataque.

    Fary Faye assume dívida do Boavista e clube já pode voltar a treinar do Estádio do Bessa

    O Boavista já resolveu os problemas relativos à iluminação do Estádio do Bessa. Fary Faye, presidente da SAD, assumiu a dívida.

    Irmãos Deus fazem história e entram no Top-50 do ranking mundial de Padel

    Os irmãos Deus, Miguel e Nuno, fizeram história e tornaram-se nos primeiros atletas portugueses a integrarem o top-50 do ranking mundial de Padel.

    Benfica é o mais clube português mais beneficiado por ceder jogadores às seleções: UEFA com distribuição recorde

    A UEFA distribuiu um valor recorde de 233 milhões de euros pela cedência de jogadores às Seleções. Benfica lidera lista nacional.