📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

BnR Olímpico: Entrevista a José Garcia

- Advertisement -

BnR: Quantos anos de preparação um atleta olímpico, em média, precisa de ter para poder chegar a uns JO e ter uma boa prestação?

JG: Não me atrevo a responder a isto porque as modalidades são muito distintas. Eu recordo que, no meu caso, eu pratico desporto desde que me conheço. É verdade que existem atletas que praticam uma modalidade durante muito tempo e depois em três, quatro anos, foram medalhados olímpicos noutra modalidade, mas serão modalidades com características semelhantes de exigência física. Mas é algo que não lhe posso dizer. É óbvio que é muito tempo e que tem de ser uma vida dedicada a este objetivo.

BnR: O facto de a competição se realizar no Rio é um motivo extra de motivação?

JG: De motivação não acredito que seja, de superação penso que sim, porque serão com certeza os portugueses de Portugal, os portugueses residentes no Brasil e os que têm dupla nacionalidade todos a torcer por Portugal. Em relação a esta matéria, estive no Rio em agosto num seminário e em cada brasileiro, em cada carioca que encontrei, era raro o que não tinha ligações a Portugal, e eu cheguei-me a confrontar com jovens emocionados a falar dos seus antepassados de Vila Verde, Castro Marim, e a verdade é que a relação é muito forte; serão mais portugueses a gritar bem alto o nome de Portugal.

A sala de reuniões do COP recorda todos os seus presidentes
A sala de reuniões do COP recorda todos os seus presidentes

BnR: Os brasileiros podem fazer parecer que estamos em casa?

JG: Sim, a língua será também um elemento facilitador e aglutinador de vontade e superação.

BnR: Como é que surgiu o convite para ser chefe da missão olímpica?

JG: Primeiro, quero dizer que estou muito grato por este convite. Desde muito cedo que o olimpismo me diz muito. Já o fiz na Canoagem e este é um trabalho que faria gratuitamente. O meu passado enquanto atleta, treinador e dirigente de clubes e da Federação (de Canoagem) contribuíram para que as pessoas tenham apontado o meu nome para este cargo.

BnR: Qual é o trabalho que um chefe de missão olímpica tem de desempenhar?

JG: Um chefe de missão olímpica procura criar as melhores condições para os atletas enquanto participam nas missões. O Comité Olímpico não organiza só a missão olímpica. Desde que cá estou já realizámos a missão dos Jogos da Juventude, a missão dos Jogos Europeus e também o Festival Olímpico da Juventude Europeia. O COP não organiza só os JO, organiza também uma série de missões em que os nossos jovens atletas se unem e fomentam a ligação a Portugal.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Patinagem de velocidade no gelo: Jéssica Rodrigues volta a fazer história e bate recorde nacional dos 500 metros

Jéssica Rodrigues brilhou na Taça do Mundo em Calgary e estabeleceu um novo recorde nacional nos 500 metros. Ficou, porém, a 54 centésimos dos mínimos olímpicos para Milão-Cortina 2026.

Paul Pogba voltou aos relvados e até Bruno Fernandes reagiu: «O futebol não acabou para mim»

Paul Pogba voltou aos relvados neste sábado. O médio internacional francês alinhou na partida do AS Mónaco e até Bruno Fernandes reagiu ao retorno do jogador nas redes sociais.

João Palhinha responde a lenda do Liverpool: «Algumas pessoas precisam de falar mal sobre as outras para aparecerem nos ecrãs de televisão»

João Palhinha não deixou passar em claro as críticas de Jamie Carragher e garantiu que está a viver um bom momento na temporada.

Nuno Espírito Santo lamenta empate do West Ham frente ao Bournemouth: «A oportunidade escapou das nossas mãos»

Nuno Espírito Santo analisou o empate do West Ham frente ao Bournemouth na Premier League. O técnico lamentou que a equipa não tenha conseguido vencer o encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Francesco Farioli rendido a jogador do FC Porto: «Hoje ele provou a sua atitude, não só tecnicamente como também com a sua liderança»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Sintrense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.

Marco Silva rendido a ex-Benfica após a vitória do Fulham: «Ele é um grande exemplo»

Marco Silva deixou muitos elogios para Raúl Jiménez, após a vitória do Fulham. O técnico português enalteceu as qualidades humanas do avançado internacional mexicano.

Francesco Farioli e o triunfo do FC Porto : «A nossa exibição foi sólida, realmente profissional, com boa intensidade»

Francesco Farioli fez a análise à vitória do FC Porto frente ao Sintrense, a contar para a quarta eliminatória da Taça de Portugal.