📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

BnR Olímpico: Entrevista a José Garcia

- Advertisement -

BnR: Quantos anos de preparação um atleta olímpico, em média, precisa de ter para poder chegar a uns JO e ter uma boa prestação?

JG: Não me atrevo a responder a isto porque as modalidades são muito distintas. Eu recordo que, no meu caso, eu pratico desporto desde que me conheço. É verdade que existem atletas que praticam uma modalidade durante muito tempo e depois em três, quatro anos, foram medalhados olímpicos noutra modalidade, mas serão modalidades com características semelhantes de exigência física. Mas é algo que não lhe posso dizer. É óbvio que é muito tempo e que tem de ser uma vida dedicada a este objetivo.

BnR: O facto de a competição se realizar no Rio é um motivo extra de motivação?

JG: De motivação não acredito que seja, de superação penso que sim, porque serão com certeza os portugueses de Portugal, os portugueses residentes no Brasil e os que têm dupla nacionalidade todos a torcer por Portugal. Em relação a esta matéria, estive no Rio em agosto num seminário e em cada brasileiro, em cada carioca que encontrei, era raro o que não tinha ligações a Portugal, e eu cheguei-me a confrontar com jovens emocionados a falar dos seus antepassados de Vila Verde, Castro Marim, e a verdade é que a relação é muito forte; serão mais portugueses a gritar bem alto o nome de Portugal.

A sala de reuniões do COP recorda todos os seus presidentes
A sala de reuniões do COP recorda todos os seus presidentes

BnR: Os brasileiros podem fazer parecer que estamos em casa?

JG: Sim, a língua será também um elemento facilitador e aglutinador de vontade e superação.

BnR: Como é que surgiu o convite para ser chefe da missão olímpica?

JG: Primeiro, quero dizer que estou muito grato por este convite. Desde muito cedo que o olimpismo me diz muito. Já o fiz na Canoagem e este é um trabalho que faria gratuitamente. O meu passado enquanto atleta, treinador e dirigente de clubes e da Federação (de Canoagem) contribuíram para que as pessoas tenham apontado o meu nome para este cargo.

BnR: Qual é o trabalho que um chefe de missão olímpica tem de desempenhar?

JG: Um chefe de missão olímpica procura criar as melhores condições para os atletas enquanto participam nas missões. O Comité Olímpico não organiza só a missão olímpica. Desde que cá estou já realizámos a missão dos Jogos da Juventude, a missão dos Jogos Europeus e também o Festival Olímpico da Juventude Europeia. O COP não organiza só os JO, organiza também uma série de missões em que os nossos jovens atletas se unem e fomentam a ligação a Portugal.

Redação BnR
Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.

Subscreve!

Artigos Populares

Palmeiras de Abel Ferreira vence Juventude e segura liderança do Brasileirão

O Palmeiras foi ao terreno do Juventude vencer por 2-0, na jornada 31 do Brasileirão. A equipa de Abel Ferreira continua na liderança.

Defesa do Tondela na mira do Sporting e do Braga

O Sporting e o Braga estão de olho em Brayan Medina. O defesa-central colombiano tem estado em destaque no Tondela.

Real Betis bate Mallorca com bis de Antony: eis os resultados do dia da La Liga

O Real Betis venceu o Mallorca por 3-0 para a jornada 11 da La Liga. Antony bisou com golos na primeira parte.

Aaron Ramsey dispensado do Pumas por se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido

Aaron Ramsey jogou apenas seis jogos pelo Pumas e foi dispensado após se ausentar para procurar pelo seu cão desaparecido.

PUB

Mais Artigos Populares

Changchun Yatai de Ricardo Soares despromovido na Liga Chinesa

O técnico português, Ricardo Soares, chegou a meio da temporada ao Changchun Yatai e não conseguiu evitar a despromoção.

Venceu o Mundial 2014, reformou-se aos 29 anos e dedica-se ao desportos radicais: «Quero beneficiar destes momentos difíceis»

André Schurrle, campeão mundial pela Alemanha em 2014, retirou-se aos 29 anos, e agora decidiu dedicar-se aos desportos radicais.

Christian Chivu reflete sobre a vitória do Inter Milão e elogia liderança de Lautaro Martínez: «Um exemplo para todos»

O técnico do Inter Milão, Cristian Chivu, falou sobre a vitória deste domingo frente ao Hellas Verona e elogiou Lautaro Martinez.