JO: Brasil x Alemanha. Depois do Knockout!

    Neymar terá a oportunidade que não teve em 2014 Fonte: Rio 2016
    Neymar terá a oportunidade que não teve em 2014
    Fonte: Rio 2016

    Assim se espera um jogo intenso, tanto do lado da bancada ou dos prognósticos, como também do jogo. Acredito que se a pressão não existir nos jogadores brasileiros um bom espetáculo estará para surgir! Desse fatídico jogo só Neymar é sobrevivente. Não têm razão para se sentir pressionados. Uma história em cenário semelhante nunca se escreve da mesma forma. O Brasil convocou praticamente os melhores jogadores da nova geração, destacando: Marquinhos (PSG), Douglas Santos (Atl. Mineiro), Wallace (Grémio), Luan (Grémio), Gabriel Barbosa (Santos), Gabriel Jesus (Man. City) e, claro, Neymar (Barcelona). Desde a entrada de Luan e Wallace no onze titular que a equipa ganhou, por um lado, criatividade, com o primeiro, e por outro lado equilíbrio com o segundo. A partir daqui se deu espaço para que Renato Augusto não ficasse com tanta responsabilidade e Neymar com muita cobrança. Se Neymar tiver espaço para pensar um jogo coletivo e não quiser resolver tudo sozinho, o Brasil fica muito próximo de vencer. Com Luan e Wallace o jogo passou a ser mais fluido e permitiu que a dinâmica entre Gabigol, Neymar e G. Jesus se revelasse. Inclusive o lateral esquerdo Douglas Santos mostrou que é um lateral moderno! O Brasil só ganhou, e bem, a partir do jogo que realizou com maior pressão. Com a Dinamarca, na fase de grupos, foi equipa unida.

    Do lado alemão, viu-se uma equipa bastante europeia. As quatro fases de jogo bem definidas. Princípios de jogo articulados, com momentos de posse de bola e outros de exploração de espaços vazios. A Alemanha é letal nas transições defesa/ataque. Assim que recupera a bola sabe explorar bem a profundidade e tem nos irmãos gémeos Bender (Leverkusen e Dortmund) o compasso certo do futebol alemão e principalmente em Max Meyer (Schalke04), Julian Brandt (Leverkusen) e Sèrge Gnabry (Arsenal) a eficácia de que tanto falo. Selke (Leipzig) e Petersen (Freiburg) são só um complemento da dinâmica organizada desta equipa. São uma máquina de fazer golos, mas vale lembrar que também consentiram alguns com seleções de menor expressão (três com a Coreia e dois com o México). São um elenco de respeito, desconhecido para muitos dos brasileiros, mas certamente o futuro da seleção alemã. Ainda assim, vale lembrar que ficaram em casa Joshua Kimmich (Bayern), Emre Can (Liverpool), Julian Draxler e Mario Götze (Dortmund). Todos poderiam estar neste elenco pela idade – falando só dos que foram titulares da Alemanha neste último Europeu – mas os clubes não os libertaram e a seleção não fez força para os trazer. O propósito é outro! Para se ter uma ideia, a Alemanha investe bem mais – em dinheiro – na qualidade de formação dos técnicos, nas condições e nas infra-estruturas do futebol jovem do que aquilo que o Brasil, com todos os clubes juntos, investe no futebol profissional do Brasileirão. Importa também dizer que, embora a Alemanha tenha 80 milhões de habitantes para os 200 milhões de brasileiros, é a confederação com mais jogadores federados do mundo. É lógico que se colham os frutos no futuro!

    Por fim, acredito que as palavras certas para esta final são respeito e humildade. Ambiciosos devem ser os dois. São potências mundiais do futebol. O Brasil tem aqui a sua grande aposta de futuro e está em condições de dar uma bofetada de luva branca a quem não acreditou. Mas precisa de ter respeito pelo adversário, independentemente de conhecer ou não os nomes dos jogadores adversários, pois o que jogam são os pés, o coração e o cérebro. No caso da Alemanha acredito que, se der a iniciativa do jogo ao Brasil e o deixar empolgar-se com a torcida, poderá transformar o sonho brasileiro em pesadelo. Querem muito vencer, mas vão depender da falta de inspiração brasileira e do facto de apresentarem humildade na forma como abordam o jogo. Terá de ser aquele lutador que aposta no erro do adversário e na baixa da mão que guarda o rosto.

     

    Foto de Capa: Brasilpost

    Sabe Mais!

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para geral@bolanarede.pt. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Paulo Sousa
    Paulo Sousahttp://www.bolanarede.pt
    Um português residente no Brasil. Vive com intensidade e aprendeu a não ter medo de escolher. Ama e trabalha com o Futebol, que colide com alguns dos seus valores morais. Futebolísticamente interessa-se por assuntos polémicos e desmistificar ideias não sustentadas em fatos. Inconformado, contagia-se pelos porquês que o levam a amadurecer.                                                                                                                                                 O Paulo escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

    Subscreve!

    Artigos Populares

    4 equipas ainda sonham com o 5º lugar da Primeira Liga e o acesso à Conference League

    A três jornadas do fim, há ainda quatro equipas que ambicionam chegar ao quinto lugar da Primeira Liga. Esta posição dá acesso à Conference League.

    Eis os árbitros da 32ª e antepenúltima jornada da Primeira Liga

    O Conselho de Disciplina da FPF já divulgou os árbitros e equipas de arbitragem da próxima jornada. 32ª semana de Primeira Liga.

    Estoril Praia perde 2 jogadores para o jogo contra o Benfica na Primeira Liga

    O Estoril Praia ficou sem dois nomes importantes para o duelo diante do Benfica. Jogo da 32ª jornada joga-se no sábado.

    Estoril Praia vence Casa Pia e regressa aos triunfos após 2 derrotas na Primeira Liga

    O Estoril Praia regressou aos caminhos das vitórias após dois desaires consecutivos. Canarinhos vencem Casa Pia na 31ª jornada.

    PUB

    Mais Artigos Populares

    Alverca vence Chaves por 2-0 e abre margem de 4 pontos no 3º lugar da Segunda Liga

    O Alverca ganhou uma importante vantagem na corrida pela promoção à Primeira Liga. Triunfo por 2-0 sobre o Chaves.

    FC Porto volta a perder com o Montpellier e está fora da Liga Europeia de Andebol

    O FC Porto foi eliminado da Liga Europeia de Andebol nos quartos de final. Nova derrota com o Montpellier fechou contas.

    PSG muito português vence Arsenal em Londres e está mais perto da final da Champions League

    O PSG venceu o Arsenal na primeira mão das meias finais da Champions League. Franceses com vantagem a defender em Paris.

    Gastão Elias brilha e segue para a segunda ronda do Estoril Open 2025

    Gastão Elias conseguiu apurar-se para a segunda ronda do...

    Antonio Rudiger e Lucas Vázquez já conhecem as punições, Jude Bellingham com cartão vermelho retirado: as consequências da final da Taça do Rei para...

    O Real Madrid já conhece as sanções após a final da Taça do Rei. Antonio Rudiger, Lucas Vázquez e Jude Bellingham viram vermelho.

    Chelsea quer 3 jogadores do Borussia Dortmund e pode chegar para lá dos 100 milhões de euros

    O Chelsea quer reforçar o plantel e pensa em três nomes do Borussia Dortmund. Negócio total pode ascender aos três dígitos.

    Henrique Calisto apresenta candidatura à liderança da ANTF no Porto

    Henrique Calisto é candidato à presidência da ANTF, Associação Nacional de Treinadores de Futebol. Porto foi a cidade escolhida para o lançamento.

    Cleber Xavier é o sucessor de Pedro Caixinha no Santos

    Cleber Xavier foi oficializado como o novo treinador do Santos. Antigo adjunto de Tite rende Pedro Caixinha no clube.

    Lucas Bergvall renova contrato com o Tottenham até 2031

    Lucas Bergvall prolongou a ligação com o Tottenham por mais dois anos. O médio sueco foi contratado pelos spurs no verão.

    Real Madrid confirma mais uma lesão até ao final da época

    Ferland Mendy está lesionado até ao final da época. Real Madrid deu mais novidades quanto aos problemas físicos do lateral.