Paris 2024, Natação #1: Quem são os cinco destaques da natação nos primeiros quatro dias de competição?

    modalidades cabeçalho

    A natação é dos desportos mais tradicionais nos Jogos Olímpicos modernos. Esta modalidade está presente desde a primeira edição além de ser a segunda que mais distribui medalhas, apenas atrás do atletismo.

    Neste início de competição, já se realizaram diversas finais com vários medalhistas diferentes. Contudo, o Bola na Rede selecionou os cinco maiores destaques da natação nestes primeiros quatro dias de Jogos Olímpicos .

    Mollie O’Callaghan

    A atleta australiana, de apenas 20 anos, é, até ao momento, o grande destaque da modalidade, ao ser a única nadadora a ter duas medalhas de ouro conquistadas.

    Depois de ter vencido também duas medalhas de ouro nos Jogos Olímpicos de Tóquio, nas provas de 4×100 m livre e de 4×100 m estilos, Mollie O’Callaghan voltou a repetir o feito nos 4×100 livre. Contudo, a sua grande vitória foi nos 200 m livres, conquistando pela primeira vez a medalha de ouro numa prova individual.

    Nestas duas vitórias, a nadadora não só bateu a concorrência como também quebrou o recorde olímpico de ambas as provas. A australiana mostrou-se superior às adversárias, principalmente nos 200 m livre, onde dominou a segunda metade da prova.

    Ariarne Titmus

    Mollie O’Callaghan não foi a única nadadora australiana a destacar-se nestes primeiros quatro dias, já que Ariarne Titmus voltou a conquistar a medalha de ouro nos 400 m livre, prova que já tinha vencido há três anos, em Tóquio.

    Titmus bateu as suas grandes rivais McIntosh e Ledecky, permanecendo lado a lado com o tempo de recorde do mundo até aos últimos 50 metros. Excelente exibição da nadadora de 23 anos, que triunfou numa das provas mais aguardadas dos Jogos Olímpicos.

    Além desta grande vitória, a australiana conseguiu a medalha de prata nos 200 m livres, perdendo justamente para a sua compatriota Mollie O’Callaghan, que quebrou o seu recorde olímpico nesta categoria.

    David Popovici

    O romeno, conhecido pela sua falta de emoção facial antes e depois das provas, mostrou-se em grande forma na prova de 200 m livre, onde triunfou por apenas dois centésimos.

    Com 19 anos, David Popovici já um dos nadadores mais rápidos do mundo, principalmente no estilo livre.

    O atleta romeno entra em ação hoje à noite, onde é um dos favoritos a conquistar uma medalha na final dos 100 m livres, tendo feito o quinto melhor tempo da meia-final.

    Summer McIntosh

    Summer McIntosh é um verdadeiro fenómeno nas provas de 400 metros, estreando-se nos Jogos Olímpicos, em Tóquio, com apenas 14 anos. Agora com 17, a jovem nadadora canadiana já tem no seu currículo duas medalhas, uma de ouro e uma de prata.

    Logo no primeiro dia, McIntosh conseguiu o segundo lugar no pódio na prova de 400 m livre, ficando atrás de Titmus. A medalha de ouro chegou dois dias depois, nos 400 m estilos.

    A prova  foi totalmente dominada pela canadiana, que deixou a sua concorrente mais próxima a mais de cinco segundos de distância, liderando do início ao fim.

    Leon Marchand

    O nadador do país anfitrião não desapontou os adeptos franceses, ao quebrar o recorde olímpico do lendário Michael Phelps nos 400 m estilos. O atual recordista do mundo não deu hipóteses aos seus adversários na final, vencendo por uma margem mais que confortável.

    O francês vai ter hoje à noite a oportunidade de conquistar mais uma medalha em casa, sendo o grande favorito da prova de 200 m bruços, após ter feito o melhor tempo da meia-final.

    A natação tem sido alvo de diversas polémicas, principalmente pela queixa de vários nadadores em relação à piscina, que não cumpre os regulamentos por ter uma baixa profundidade, diminuindo a velocidade dos atletas.

    As expetativas para as próximas provas estão elevadas, com ainda várias finais a serem disputadas nos próximos dias. De salientar que a natação termina no dia 4 de agosto, com as finais de 4×100 m estilos.

    - Advertisement - Betclic Advertisement

    Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

    Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

    Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

    • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
    • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
    • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
    • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

    Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

    Subscreve!

    PUB

    Artigos Populares

    Jules Koundé junta-se a Rodri na ideia de uma greve de jogadores: «Andamos a dizer isto há três ou quatro anos, mas ninguém nos...

    Jules Koundé concordou com Rodri quanto à ideia de uma greve dos jogadores. O defesa do Barcelona alertou para excesso de jogos.

    Não só de Benfica se fez o dia: todos os resultados do playoff da Champions League Feminina

    Realizaram-se nesta quarta-feira os primeiros jogos da 1ª mão do playoff da Champions League Feminina. Benfica foi destaque.

    Tottenham garante reviravolta nos descontos, junta-se ao Brighton e segue em frente na Taça da Liga Inglesa

    O Tottenham sofreu para vencer o Coventry City na Taça da Liga Inglesa. O Brighton superou o Wolverhampton e também segue em frente.

    Giovani Lo Celso bisa no regresso ao Real Bétis que escala na tabela da La Liga

    Giovani Lo Celso foi o grande destaque da vitória do Real Bétis sobre o Getafe. O emblema de Sevilha venceu o encontro por 2-1.
    Redação BnR
    Redação BnRhttp://www.bolanarede.pt
    O Bola na Rede é um órgão de comunicação social desportivo. Foi fundado a 28 de outubro de 2010 e hoje é um dos sites de referência em Portugal.