Paris 2024, Ténis #2: Zheng fez história e conquista o ouro

modalidades cabeçalho

Chegou ao fim o torneio olímpico de singulares feminino e as medalhas já têm o seu destino. A medalha de ouro, foi discutida entre a chinesa Qinwen Zheng (7ª no ranking) e a croata Donna Vekic (21ª no ranking) e a medalha de bronze foi disputada entre Karolina Schmiedlova e Iga Swiatek.

Zheng era a favorita à vitória e não desiludiu, esteve sempre com os olhos postos no ouro e triunfou em mais um jogo. Venceu Vekic por 2-0 e consolidou a sua excelente forma nestes Jogos Olímpicos. Fechou o primeiro parcial em 6/2, dominando, por completo, o encontro e concretizou a sua conquista de ouro com um segundo parcial de 6/3. Não restou margem para dúvidas relativamente à superioridade da tenista de 21 anos e é justo afirmar que teve uma semana, praticamente, perfeita.

O seu desempenho nesta competição não podia ter sido melhor, principalmente, depois de se tornar na primeira jogadora a vencer Iga Swiatek desde Roland-Garros de 2021 e a primeira jogadora chinesa a marcar presença numa final olímpica de singulares.

Donna Vekic chegou à final com mérito, talvez tenha tido um ténis mais discreto do que Zheng, mas fez um percurso consistente até à prata. Eliminou Coco Gauff – num jogo polémico – nos oitavos de final e parece atravessar um bom momento na sua carreira. Depois de já ter pensado em desistir da modalidade, aos 28 anos, tem tido o melhor ano da sua carreira e pode estar a entrar numa era vitoriosa.

Iga Swiatek conquistou a medalha de bronze para o seu país, Polónia, depois de vencer Karolina Schmiedlova, 67ª WTA. Swiatek não deu hipóteses à eslovaca e venceu por dois sets a zero, com parciais de 6/2 e 6/1, durante 59 minutos.

Foi na quadra onde venceu as últimas três edições do Roland-Garros que dominou, por completo, o jogo, forçando os erros da sua adversária. A tenista líder do ranking mundial, a grande favorita ao ouro, já tinha sido, surpreendentemente, eliminada, na meia-final, pela chinesa Qinwen Zheng, e, apesar de ter saído de Paris com uma medalha, não correspondeu ao seu favoritismo.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Tondela confirma venda de Miro para o Dynamo Makhachkala por 2 milhões de euros

O Tondela confirmou a saída de Miro. O avançado angolano de 22 anos rumou ao Dynamo Makhachkala, da Rússia.

Steve Mandanda anuncia retirada do futebol profissional

Steve Mandanda terminou a carreira como guarda-redes profissional. O guardião de 40 anos fechou o ciclo após várias épocas ao mais alto nível.

O caso do Girona: Manual de como ir do Céu ao Inferno

O Girona conseguiu ser a grande surpresa da la Liga em 2023/24, mas não o projeto não alcançou o sucesso esperado nos últimos anos.

Barcelona já procura sucessor de Robert Lewandowski

Barcelona identifica possível sucessor de Robert Lewandowski, que termina contrato no final da época.

PUB

Mais Artigos Populares

Médio mais perto de ficar no FC Porto: «Afastámo-nos»

Domingos Andrade está mais perto de se manter no FC Porto. O médio estava a ser cobiçado pelo Konyaspor, mas a mudança não deve ocorrer.

Novela perto de se repetir: jogador deve trocar Liverpool pelo Real Madrid no mercado de verão de 2026

Ibrahima Konaté é visto como o grande alvo do Real Madrid para reforçar o centro da defesa no mercado de transferências de verão.

Federico Coletta não é o único: os médios do Benfica B a analisar por Bruno Lage

Federico Coletta foi o último reforço a chegar ao Benfica. O jogador italiano vai ser integrado nos trabalhos da equipa B.