Paris 2024, Ténis #2: Zheng fez história e conquista o ouro

modalidades cabeçalho

Chegou ao fim o torneio olímpico de singulares feminino e as medalhas já têm o seu destino. A medalha de ouro, foi discutida entre a chinesa Qinwen Zheng (7ª no ranking) e a croata Donna Vekic (21ª no ranking) e a medalha de bronze foi disputada entre Karolina Schmiedlova e Iga Swiatek.

Zheng era a favorita à vitória e não desiludiu, esteve sempre com os olhos postos no ouro e triunfou em mais um jogo. Venceu Vekic por 2-0 e consolidou a sua excelente forma nestes Jogos Olímpicos. Fechou o primeiro parcial em 6/2, dominando, por completo, o encontro e concretizou a sua conquista de ouro com um segundo parcial de 6/3. Não restou margem para dúvidas relativamente à superioridade da tenista de 21 anos e é justo afirmar que teve uma semana, praticamente, perfeita.

O seu desempenho nesta competição não podia ter sido melhor, principalmente, depois de se tornar na primeira jogadora a vencer Iga Swiatek desde Roland-Garros de 2021 e a primeira jogadora chinesa a marcar presença numa final olímpica de singulares.

Donna Vekic chegou à final com mérito, talvez tenha tido um ténis mais discreto do que Zheng, mas fez um percurso consistente até à prata. Eliminou Coco Gauff – num jogo polémico – nos oitavos de final e parece atravessar um bom momento na sua carreira. Depois de já ter pensado em desistir da modalidade, aos 28 anos, tem tido o melhor ano da sua carreira e pode estar a entrar numa era vitoriosa.

Iga Swiatek conquistou a medalha de bronze para o seu país, Polónia, depois de vencer Karolina Schmiedlova, 67ª WTA. Swiatek não deu hipóteses à eslovaca e venceu por dois sets a zero, com parciais de 6/2 e 6/1, durante 59 minutos.

Foi na quadra onde venceu as últimas três edições do Roland-Garros que dominou, por completo, o jogo, forçando os erros da sua adversária. A tenista líder do ranking mundial, a grande favorita ao ouro, já tinha sido, surpreendentemente, eliminada, na meia-final, pela chinesa Qinwen Zheng, e, apesar de ter saído de Paris com uma medalha, não correspondeu ao seu favoritismo.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Maurizio Sarri pensa em deixar a Lazio apenas 25 dias depois de chegar ao clube

Maurizio Sarri está a ponderar abandonar o comando técnico da Lazio. Em causa a ausência de movimentos no mercado de transferências.

FC Porto quer contratar jogador do Estrela da Amadora e inclui 2 jovens no negócio

O FC Porto está próximo de fechar a contratação de João Costa. Marcus Abraham e Jorge Meireles podem fazer sentido inverso.

António Silva recorda duelo com o Bayern Munique: «Foi um jogo difícil para mim e para a equipa»

António Silva concedeu uma entrevista à DAZN. O defesa central abordou Mundial de Clubes 2025 e recuperou jogo com o Bayern Munique.

Keith Andrews dá o salto na equipa técnica e é oficializado como novo treinador do Brentford

Keith Andrews foi oficializado como novo treinador do Brentford. Antigo adjunto de Thomas Frank assume a equipa.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting interessado em Tiago Palacios

O Sporting é um dos clubes que monitoriza a situação de Tiago Palacios. Extremo uruguaio representa o Estudiantes.

Roberto Fernández oficializado como reforço do Espanyol em definitivo e deixa o Braga

Roberto Fernández foi oficializado como novo jogador do Espanyol. Jogador deixa o Braga em definitivo e regressa aos catalães.

FC Porto define preço exigido para vender Pepê

O futuro de Pepê não passa pelo FC Porto, pelo menos na intenção dos dragões. Extremo tem interessados na Premier League.