Paris 2024, Ténis #2: Zheng fez história e conquista o ouro

modalidades cabeçalho

Chegou ao fim o torneio olímpico de singulares feminino e as medalhas já têm o seu destino. A medalha de ouro, foi discutida entre a chinesa Qinwen Zheng (7ª no ranking) e a croata Donna Vekic (21ª no ranking) e a medalha de bronze foi disputada entre Karolina Schmiedlova e Iga Swiatek.

Zheng era a favorita à vitória e não desiludiu, esteve sempre com os olhos postos no ouro e triunfou em mais um jogo. Venceu Vekic por 2-0 e consolidou a sua excelente forma nestes Jogos Olímpicos. Fechou o primeiro parcial em 6/2, dominando, por completo, o encontro e concretizou a sua conquista de ouro com um segundo parcial de 6/3. Não restou margem para dúvidas relativamente à superioridade da tenista de 21 anos e é justo afirmar que teve uma semana, praticamente, perfeita.

O seu desempenho nesta competição não podia ter sido melhor, principalmente, depois de se tornar na primeira jogadora a vencer Iga Swiatek desde Roland-Garros de 2021 e a primeira jogadora chinesa a marcar presença numa final olímpica de singulares.

Donna Vekic chegou à final com mérito, talvez tenha tido um ténis mais discreto do que Zheng, mas fez um percurso consistente até à prata. Eliminou Coco Gauff – num jogo polémico – nos oitavos de final e parece atravessar um bom momento na sua carreira. Depois de já ter pensado em desistir da modalidade, aos 28 anos, tem tido o melhor ano da sua carreira e pode estar a entrar numa era vitoriosa.

Iga Swiatek conquistou a medalha de bronze para o seu país, Polónia, depois de vencer Karolina Schmiedlova, 67ª WTA. Swiatek não deu hipóteses à eslovaca e venceu por dois sets a zero, com parciais de 6/2 e 6/1, durante 59 minutos.

Foi na quadra onde venceu as últimas três edições do Roland-Garros que dominou, por completo, o jogo, forçando os erros da sua adversária. A tenista líder do ranking mundial, a grande favorita ao ouro, já tinha sido, surpreendentemente, eliminada, na meia-final, pela chinesa Qinwen Zheng, e, apesar de ter saído de Paris com uma medalha, não correspondeu ao seu favoritismo.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Newcastle rejeita oferta de 138 milhões de euros do Liverpool por Alexander Isak

O Liverpool oferece 138 milhões de euros ao Newcastle por Alexander Isak. Magpies recusam, apesar de o avançado querer a mudança.

Douglas Luiz foi associado ao Sporting e pode regressar à Premier League

Douglas Luis aceita mudança para o Notttingham Forest de Nuno Espírito Santo. Internacional brasileiro já foi apontado ao Sporting.

Barcelona assegura renovação de craque: «Sim, vou assinar um novo contrato»

Frenkie De Jong vai mesmo renovar contrato com o Barcelona. Médio neerlandês confirma que assinará novo vínculo com o clube.

Lembras-te de Franculino Djú do Benfica: «Quero jogar no Barcelona e ganhar a Champions League»

Franculino Djú passou pela formação do Benfica e joga no Midtylland. Jovem avançado admite desejo de jogar no Barcelona.

PUB

Mais Artigos Populares

João Félix é o 4.º jogador que mais dinheiro movimentou na história: Eis o top-10

João Félix já fez movimentar cerca de 225,7 milhões de euros. Cristiano Ronaldo está no pódio e Neymar Júnior lidera a lista.

Pedro Proença comenta ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota: «Foi das pessoas que mais sentiu»

Pedro Proença deu uma entrevista ao Expresso. Presidente da FPF falou sobre ausência de Cristiano Ronaldo no funeral de Diogo Jota.

Alejandro Garnacho quer trocar Manchester United por outro gigante da Premier League

Alejandro Garnacho está na porta de saída do Manchester United. Extremo argentino quer mudança para o Chelsea.