Paris 2024, Triatlo #1: Triatlo nacional de luxo!

modalidades cabeçalho

Portugal já conseguiu uma medalha de prata no triatlo. Em 2008, Vanessa Fernandes, uma das atletas nacionais mais talentosas de sempre, conquistou a medalha de prata em Pequim. Por questões de saúde mental, a triatleta afastou-se dos holofotes e a modalidade acabou por cair para segundo ou terceiro plano, mesmo nas poucas alturas, em que a comunicação social vira as atenções para o Triatlo, como nos Jogos Olímpicos.

Em 2024, Vasco Vilaça, sexto do ranking mundial, e vice campeão europeu em 2020, com 20 anos, na altura, era a maior das esperanças nacionais, em, pelo menos, a obtenção de um diploma olímpico.

Ricardo Batista era o outro atleta nacional, na prova, e também não era desprovido de currículo. O título de campeão da europa em triatlo sprint, em 2023, era a prova mais recente.

Depois de uma solitária batalha nas águas do Sena, Vilaça e Batista sentiram maiores dificuldade e estavam abaixo da vigésima posição. No entanto, os dois portugueses beneficiaram posteriormente de terem integrado o grupo da frente, no segmento de ciclismo.

No fim dos 40 quilómetros de bicicleta, surgiram os 10 km de corrida. Ricardo e Vasco já estavam no top 20 e foram inteligentes, pelo conhecimento que têm um do outro, ao se juntarem e trabalharem em equipa para galgarem em posições.

O quinto e sexto lugares, de Vilaça e de Batista, respetivamente, e os respetivos diplomas olímpicos constituem o fruto de uma boa gestão de energia de ambos os portugueses e de um trabalho em equipa inolvidável. Trata-se do maior feito no triatlo masculino nacional nos Jogos Olímpicos, a par do quinto lugar de João Pereira, na edição de 2016, no Rio de Janeiro.

Um exemplo para os atletas que ainda vão estar em ação, especialmente em que há vários atletas a competirem em simultâneo.

Pedro Filipe Silva
Pedro Filipe Silvahttp://www.bolanarede.pt
Curioso em múltiplas áreas, o desporto não podia escapar do seu campo de interesses. O seu desporto favorito é o futebol, mas desde miúdo, passava as tardes de domingo a ver jogos de basquetebol, andebol, futsal e hóquei nacionais.

Subscreve!

Artigos Populares

Manchester City dá nega a 70 milhões de euros por brasileiro

O Manchester City rejeitou uma proposta do Tottenham de 70 milhões de euros por Savinho, extremo brasileiro. O jogador tem um contrato com os ingleses válido até junho de 2029.

O arrepiante minuto de silêncio no Liverpool x Bournemouth para Diogo Jota e André Silva na abertura da Premier League

O primeiro jogo do Liverpool na Premier League ficou marcado por um minuto de silêncio arrepiante dedicado a Diogo Jota e André Silva.

Quanto recebe o Sporting pela transferência de Tiago Tomás?

Tiago Tomás está perto de mudar-se do Wolfsburgo para o Estugarda, numa mudança avaliada em 13 milhões de euros. O Sporting vai receber parte da verba, já que tem direito a 15% de uma mais-valia.

Feirense faz reviravolta e goleia Portimonense na abertura da segunda jornada da Segunda Liga

O Feirense recebeu e bateu o Portimonense por 4-1, no jogo de abertura da segunda jornada da Segunda Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe de José Mourinho garante acordo verbal com jovem avançado

O Fenerbahçe de José Mourinho já tem um entendimento verbal com Nene Dorgeles. O jovem avançado de 22 anos está ao serviço do RB Salzburgo.

Nottingham Forest de Nuno Espírito Santo garante avançado por 43 milhões de euros

O Nottingham Forest fechou a contratação de Omari Hutchinson. O avançado vai deixar o Ipswich Town por 43 milhões de euros.

Ana Maria Markovic ruma aos EUA depois de ter deixado o Damaiense

Ana Maria Markovic tem novo clube na carreira. A avançada croata de 25 anos trocou o Damaiense pelos Brooklyn FC.