Sonho do Olimpo #1: A primeira não se esquece

- Advertisement -

A MODALIDADE: HIPISMO

É impossível contornar esta modalidade olímpica depois de a primeira medalha portuguesa ter sido conquistada precisamente nesta modalidade. Por isso, damos-lhe a conhecer o Hipismo.

Tal como em todas as modalidades dos Jogos Olímpicos existe uma Federação que lidera e coordena, em conjunto com o Comité Olímpico Internacional (COI), todas as ações das mais diversas modalidades. O Hipismo é regulado pela Federação Equestre Internacional (FEI) e em Portugal temos a Federação Equestre Portuguesa (FEP) é quem está responsável pela modalidade.

Esta é uma das duas modalidades nos Jogos Olímpicos que têm a participação de animais, neste caso em específico, um cavalo. A outra modalidade com quem partilha esta característica é o Pentatlo Moderno – onde é necessário o atleta participar no concurso de Saltos -, prova que tem ainda mais três modalidades.

O Hipismo estreou-se como modalidade olímpica em 1900 nos Jogos Olímpicos de Paris. Depois teve uma paragem de oito anos, ou seja, duas Olimpíadas, só voltou novamente à agenda do COI nos Jogos Olímpicos de Estocolmo em 1912. Inicialmente, o Hipismo era exclusivamente dedicado a atletas do sexo masculino e que pertencessem aos quadros militares. Por isso, não estranhe que os primeiros medalhados sejam apenas homens e militares. O fim desta exclusividade chegou nos Jogos Olímpicos de Helsínquia de 1952 onde a modalidade abriu as portas a todos os civis – deixando que apenas participassem militares – e também a entrada de atletas do sexo feminino.

Vamos a medalhas: a nação com maior número de medalhas de ouro é a Alemanha (25) seguida pela Suécia (17) e pela França (14). Curiosamente esta é uma modalidade que não é dominada pelos Estados Unidos da América, que, apesar de ter 52 medalhas no total, apenas tem 11 medalhas de ouro. A atleta mais medalhada no que diz respeito ao Hipismo é a alemã Isabell Werth com seis medalhas de ouro e quatro de prata.

Portugal venceu três medalhas de bronze nesta modalidade em Paris 1924 (António Borges d’Almeida, Hélder de Souza Martins, Luís Cardoso Meneses e José Mouzinho d’Albuquerque), em Berlim 1936 (Luís Mena Silva, Domingos Coutinho e José Beltrão) e Londres 1948 (Fernando Paes, Francisco Valadas e Luís Mena Silva).

Há três modalidades (individuais e coletivas) no Hipismo: Dressage, Curso Completo de Equitação (CCE) e Prova de Saltos de Obstáculos.

Dressage de um cavaleiro Português, Gonçalo Carvalho, nos Jogos Olímpicos de Londres 2012

Talvez a modalidade menos conhecida é o Curso Completo de Equitação, que é a combinação das outras duas modalidades e mais o Cross-Country, que tem quatro fases. No Cross-Country, o cavaleiro, juntamente com o seu cavalo, tem de passar por um percurso iniciado com “estradas e trilhos”, de seguida terá um teste de velocidade com vista a mais uma fase como a primeira. Haverá uma paragem para uma inspeção veterinária e, por fim, o cavaleiro enfrentará o circuito todo-o-terreno onde terá de ultrapassar obstáculos naturais e construídos num terreno irregular.

Isto tudo em apenas três dias de competição. O primeiro dia é ocupado pelo Dressage, o seguinte pelo Cross-Country e no terceiro, e último dia, temos a prova de Saltos de Obstáculos. Isto tudo envolto de três testes veterinários aos cavalos de cada um dos cavaleiros participantes.

Estamos ainda longe para que a Chama Olímpica se acenda em Tóquio, a capital do Japão e próxima sede dos Jogos Olímpicos. Por isso, resta-nos continuar a surpreender-lhe com histórias olímpicas e não se aflija, caro leitor, a próxima chegará em breve.

Foto de Capa: Olympic

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

FC Porto: há novidades em relação a possível saída de extremo

Ángel Alarcón tem sido apontado a uma saída do FC Porto. O jogador foi recentemente relegado para a equipa B.

Manchester United prepara-se para fazer pedido a Bruno Fernandes

O Manchester United vai pedir a Bruno Fernandes que se mantenha mais uma temporada ao serviço do clube do Old Trafford.

Há novo concorrente por Lorenzo Lucca: histórico da La Liga entra em campo pelo alvo do Benfica

Lorenzo Lucca está a ser um dos nomes mais falados neste mercado. O italiano interessa ao Sevilha e já foi associado ao Benfica.

Benfica pode ter recebido outra má notícia no encontro frente à Juventus

O Benfica pode não contar com Gianluca Prestianni durante algumas partidas. O argentino saiu com queixas do jogo contra a Juventus.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis o Ranking UEFA depois da derrota do Benfica contra a Juventus na Champions League

O Benfica perdeu com a Juventus e não somou qualquer ponto para Portugal no Ranking UEFA. Conhece as contas depois deste dia.

Eis as contas do Sporting para ficar no top-8 e seguir diretamente para os oitavos de final da Champions League

O Sporting está na luta pelos oito primeiros lugares da Champions League. Leões não dependem só de si.

Eis as contas do Benfica para garantir um lugar no playoff da Champions League

O Benfica tem a situação complicada para seguir em frente na Champions League. Ainda assim, as contas mostram que é possível.