Sonho do Olimpo #3: Asfalto americano deu 1.º Ouro Olímpico português

«THE AMERICAN DREAM» BANHADO A OURO (E BRONZE) 

«Em Viseu, nasceu para, a correr, o mundo conquistar». Sim, é verdade que até o Mundo conseguiu conquistar, porém, se recuarmos à antiguidade, temos de dizer que conseguiu mesmo um lugar ao lado dos “Deuses”, tal como os gregos acreditavam que aconteceria.

Carlos Alberto de Sousa Lopes chegou a 1984, e a Los Angeles, com um currículo já invejável (sem contar com as competições nacionais): dois ouros e duas pratas em Mundiais de corta-mato e uma medalha de prata nos Jogos Olímpicos de Montreal em 1976 (10.000 m). O atleta do Sporting CP era especialista nos 10 mil metros e também na Maratona e estava destinado a um caminho: o de fazer história.

O solo americano já conhecia as suas pisadas, o seu ritmo, o seu esforço, as suas conquistas, enfim. A marca das suas sapatilhas já estava cravada neste solo. Seria destino? Talvez. Acreditará nisso, caro leitor? Mesmo que não acredite, a história que se segue tem tudo e mais alguma coisa, por isso, acredite, pois, é a verdade.

O ano de 1984 ficará marcado na memória de Carlos Lopes como na memória dos portugueses e do Desporto português. Em março de 1984, no lado este dos Estados Unidos da América, em East Rutherford (Nova Jérsia), o atleta português tinha já vencido um ouro importante. Desta vez, nova conquista no Mundial de corta-mato.

Em março de 1984, Carlos Lopes já tinha feito das suas em solo americano ao vencer o ouro nos Mundiais de Corta-Mato, em Nova Jérsia (EUA)

Mas o regresso a Lisboa trouxe um valente susto ao atleta. A cerca de 15 dias de viajar para Los Angeles, após um treino, Carlos Lopes foi atropelado por Lobato Faria, candidato à presidência do Sporting CP – clube que representava na altura. Apesar de não ter passado de um susto, o incidente deixou mazelas em Carlos Lopes. Mas nem mesmo isto deixou que o seu caminho se alterasse… Olhe o destino aqui, caro leitor!

De viagem para «a cidade dos Anjos», já se sabia que a Maratona estava marcada para o último dia dos Jogos: 12 de agosto. Marcada para a madrugada de Lisboa e para a tarde quente de Los Angeles. Seria assim que os portugueses do outro lado do Atlântico esperavam ansiosamente o evento e seria assim o clima para os 42 km que Carlos Lopes tinha de correr. Nada que já não estivesse à espera e também preparado, física e psicologicamente.

Carlos Lopes, aos 37 anos, foi o vencedor da Maratona nos Jogos Olímpicos de 1984 e tornou-se no 1.º atleta português a vencer um Ouro Olímpico

Cerca de cinco meses, separou a vitória em Nova Jérsia e o Ouro Olímpico na Califórnia. Nem mesmo os 42 km, que Carlos Lopes acreditava ser o principal inimigo, foram uma distância impeditiva de, primeiro, vencer o PRIMEIRO (!) Ouro Olímpico português e ainda de bater o recorde Olímpico! 2h9m21s foi a marca que o atleta português estabeleceu num estádio repleto de espetadores à espera de presenciar este feito histórico.

Para além de tudo isto, Carlos Lopes, com 37 anos na altura, era o atleta mais velho de todos os 114 que estavam a participar na Maratona. O recorde olímpico só foi quebrado nos Jogos Olímpicos de Pequim, em 2008, por Samuel Wanjiru (Quénia), estabelecendo o novo recorde em 2h06m32s, ou seja, o recorde perdurou por 24 anos (!).

[Spoiler alert] E como se de destino não tenhamos já nós falado… temos mais um destino que germinou na América para em Seul (Coreia do Sul) tornar-se uma bela conquista. Falamos de Rosa Mota, que na primeira vez que a Maratona pôde ser disputada a nível feminino, trouxe uma medalha de bronze para Portugal. Foi só um presságio daquilo que ia ser… Caro leitor, falamos no próximo artigo!

Referência também importante para a medalha de bronze de António Leitão nos 5.000 metros. Os Jogos de 1984 em Los Angeles foi, a par dos Jogos Olímpicos de 2004 em Atenas, a edição onde Portugal arrecadou mais medalhas: um total de três.

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Arsenal oficializa contratação de Kepa Arrizabalaga

Kepa Arrizabalaga é reforço confirmado pelo Arsenal. O guarda-redes espanhol deixou o Chelsea por cerca de seis milhões de euros.

Ansu Fati renova contrato com o Barcelona e é enviado para o AS Mónaco

Ansu Fati foi confirmado como o mais recente reforço do AS Mónaco. O extremo renovou igualmente contrato com o Barcelona.

Já há árbitra definida para o Portugal x Espanha do Euro 2025 Feminino

O Portugal x Espanha do Europeu de 2025 de Futebol Feminino vai ser arbitrado pela romena Iuliana Demetrescu.

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal

Martín Anselmi já não se encontra em Portugal. O treinador argentino rumou a Buenos Aires sem assinar a rescisão com o FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Jogadora saiu lesionada do treino de Portugal

Portugal continuou a preparar o Euro Feminino 2025 durante esta terça-feira. Telma Encarnação sofreu uma lesão.

Médio do Championship novamente associado ao FC Porto

O FC Porto está interessado em contratar Hayden Hackney. O médio pertence aos quadros do Middlesbrough.

Martim Mayer apresenta a candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho

Martim Mayer vai apresentar a sua candidatura à liderança do Benfica no dia 9 de julho, numa cerimónia que se vai realizar no Capitólio.