📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Southampton dá confiança a Tonda Eckert e fecha contrato até 2027

O Southampton comunicou a nomeação de Tonda Eckert como novo treinador principal. O técnico assinou um contrato válido até 2027.

Léo Pereira quer representar o Brasil no Mundial 2026: «Creio que mereço uma chance»

Léo Pereira assumiu o desejo de representar o Brasil e revelou acreditar estar no melhor momento da carreira para receber uma convocatória.

Tottenham tenta aproveitar queda de forma de Carlos Baleba para desafiar o Manchester United

O Tottenham segue atento Carlos Baleba e prepara-se para entrar na corrida com o Manchester United, acreditando que o momento menos positivo do jogador pode abrir uma porta no negócio.

Defesa do RB Leipzig ganha destaque para o mercado de verão com cláusula de 80 milhões

Castello Lukeba, jogador do RB Leipzig, está no radar de vários gigantes europeus e poderá ser um dos nomes mais falados da próxima janela devido à cláusula de rescisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Manchester City vai oferecer 80 milhões de euros por avançado que está a ser muito criticado

O Manchester City quer garantir mais profundidade no plantel. Cityzens preparam uma proposta por Rodrygo, avançado do Real Madrid.

O que é a LiveModeTV, que vai transmitir jogos do Mundial 2026 grátis?

A LiveModeTV já chegou a Portugal e prepara novidades na transmissão do Mundial 2026. Sabe mais sobre o canal de Youtube.

Tondela x FC Porto também é Cristiano Bacci x Francesco Farioli, o 1º jogo de sempre entre treinadores italianos na Primeira Liga

Nunca dois treinadores italianos se defrontaram na Primeira Liga. O registo será quebrado com o Tondela x FC Porto entre Cristiano Bacci e Francesco Farioli.