Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica: Marco Silva com regresso certo para a segunda partida contra o St. Gallen

Gianluca Prestianni pode voltar a ser utilizado pelo Benfica nas competições europeias, depois de ter cumprido uma suspensão.

Anderlecht de Vítor Bruno empata e Pafos de Ricardo Sá Pinto perde: eis os resultados do dia na Europa League

Dia de muitos jogos na qualificação para a Europa League. O Anderlecht de Vítor Bruno empatou e o Pafos de Ricardo Sá Pinto perdeu.

Jakub Kaminski estreia-se pelo Benfica e atinge marca

Jakub Kaminski foi titular na derrota do Benfica contra o St. Gallen. É o primeiro polaco a vestir a camisola encarnada.

Marco Silva e a utilização de Miguel Figueiredo: «Com a lesão do Leandro, havia duas decisões»

Miguel Figueiredo foi titular na derrota do Benfica contra o St. Gallen por 2-1, num encontro de acesso à Europa League.

PUB

Mais Artigos Populares

Marco Silva confirma ausência no Benfica para o segundo encontro frente ao St. Gallen: «Precisa de mais tempo para ganhar condição»

Marco Silva afirmou que Jhon Durán não deve entrar nos planos da partida entre o Benfica e o St. Gallen, jogo que se realiza no dia 30 de julho.

Marco Silva faz o rescaldo da derrota do Benfica: «Não jogámos suficientemente bem, nem perto disso»

Marco Silva fez o rescaldo da derrota do Benfica diante do St. Gallen na estreia na nova época. Técnico analisou o jogo em conferência de imprensa.

Suíça é terreno complicado para o Benfica e derrota contra o St. Gallen acentua histórico negativo

O Benfica perdeu com o St. Gallen no primeiro jogo da época 2026/27. Derrota acentua mau registo encarnado em solo suíço.