Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Real Madrid quer 6 reforços e define a primeira contratação

O Real Madrid quer contratar seis reforços durante o próximo mercado de transferências. Nico Paz é um dos eleitos dos merengues.

Bayern Munique afasta rumores de interesse por Mohamed Salah

O diretor desportivo do Bayern Munique, Max Eberl, rejeitou a possibilidade de o emblema alemão avançar por Mohamed Salah.

FC Porto renova contrato de jovem de 18 anos até 2031

Depois de ser convocado pela primeira vez para a equipa principal, Tiago Silva renovou contrato com o FC Porto até 2031.

Matteo Maric anunciado como reforço para o futuro do Bayern Munique

Matteo Maric é reforço do Bayern Munique. O jovem austríaco chegou proveniente do RB Salzburgo e vai representar os escalões de formação do clube alemão.

PUB

Mais Artigos Populares

Freddy Adu relembra experiência no Benfica: «Os cânticos, as bandeiras a agitar, a paixão… foi fantástico»

Freddy Adu, que vestiu a camisola do Benfica na temporada 2007/08, relembrou com alegria a passagem pelos encarnados.

Dirigente do Bayern Munique fala sobre o futuro de Vinícius Júnior: «Há clube sauditas a bater à porta do Real Madrid»

Karl-Heinz Rummenigge, dirigente do Bayern Munique, deixou fortes elogios ao talento de Vinícius Júnior, referindo que «joga no clube ideal para ele».

Luís Freire confiante para o embate com a Escócia: «A equipa está pronta para novos desafios»

Luís Freire e Diego Rodrigues realizaram a antevisão ao jogo da Seleção Nacional Sub-21 diante da Escócia, na qualificação para o Europeu.