Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho aborda corrida pela Primeira Liga e recorda qualificação na Champions League: «Tive muita responsabilidade»

José Mourinho já fez a antevisão ao Benfica x Nacional. Técnico das águias falou sobre as contas na Primeira Liga e recordou o apuramento na Chanpions League.

Mikel Arteta reage à derrota do Arsenal na véspera de receber o Sporting: «Os jogadores têm de aceitar, ou se levantam e vão à...

Mikel Arteta reagiu ao desaire surpreendente do Arsenal frente ao Bournemouth, em jogo da Premier League.

Jogou no FC Porto e Estoril Praia e deixa aviso aos dragões: «Ganhar este jogo é ‘sim ou sim’»

Em declarações ao Record, Eliaquim Mangala relembrou as difíceis visitas à Amoreira enquanto jogador do FC Porto.

José Mourinho comenta declarações após o empate com o Casa Pia: «Só há 5 treinadores no mundo que não mudariam nada no seu plantel»

José Mourinho faz a antevisão ao Benfica x Nacional. Águias recebem emblema da Madeira para a jornada 29 da Primeira Liga.

PUB

Mais Artigos Populares

Vítor Matos elogiado por jogador do Swansea: «A energia dele é contagiante, cada dia é uma alegria»

Cameron Burgess deixou rasgados elogios a Vítor Matos e destacou a energia do técnico português desde a chegada ao clube do Championship.

Estádio do Dragão mais cheio que nunca: FC Porto prepara-se para bater recorde de lotação

Depois de ultrapassar a fasquia do milhão de espectadores, o FC Porto tem a melhor média de lotação de sempre e pode bater mais recordes.

Treinador do Borussia Dortmund destaca evolução de Fábio Silva: «Está a ter cada vez mais tempo de jogo porque vejo que evoluiu muito»

Niko Kovac destacou a evolução de Fábio Silva desde que chegou ao Borussia Dorrmund no início da temporada.