Publicidade

Tóquio 2020, Natação #1: A luta entre a expectativa e a força da água

Andreia Araújo · 2 min

Tóquio
Foto: Federação Portuguesa de Natação

Vê mais Bola na Rede no teu Discover Seguir no Google

A ESPERANÇA DEBAIXO DE ÁGUA

A participação portuguesa na Natação, em Tóquio, começou logo no dia inicial da competição, com José Paulo Lopes a ser o mais rápido na primeira série da eliminatória dos 400 metros Estilos. Com o tempo de 4:16.52, o atleta do SC Braga impôs um novo recorde pessoal, mas não conseguiu fazer o suficiente para alcançar a próxima fase, tendo arrecadado o 20.º lugar na classificação geral das eliminatórias da prova.

Os 400 metros Estilos foram vencidos por Chase Kalisz, que conseguiu a primeira medalha dos Estados Unidos da América na competição e logo a de ouro. No feminino, a japonesa Yui Ohashi levou a prova de vencida, mas os olhos ficaram postos na recordista mundial húngara Katinka Hosszu que, com muito espanto, ficou de fora das medalhas e terminou a prova no quinto lugar.

Portugal voltou a descer à água através de Francisco Santos nos 100 metros Costas e, infelizmente, o melhor do português não chegou para avançar na prova em Tóquio. Francisco concluiu a segunda série de eliminatórias com um tempo de 54.35, onde arrecadou a segunda posição. Na classificação geral, ocupou a 28.ª posição, por isso, a sua participação ficou por ali. A final da prova foi vencida por Evgeny Rylov, do Comité Olímpico Russo. No que toca aos 100 metros Costas femininos, não existiu participação portuguesa, mas Kaylee McKeown foi a vencedora da prova.

O começo traiu a expectativa portuguesa na estreia dos 1500 metros livres femininos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Tamila permaneceu em terceiro lugar nos primeiros 200 metros, mas a perda de ritmo a partir dos 500 metros ditou o restante da participação. Diana Durães nadou no sentido inverso, aumentando o ritmo. Na chegada aos 800 metros, Tamila lutava com Deniz Ertan pelo terceiro posto, enquanto viam Viktoria Mihalyvari-Farkas distanciar-se.

Tudo permaneceu na mesma até ao final, com a Mihalyvari-Farkas a vencer com 16:02.26 e com o recorde nacional português, que pertence a Diana Durães, a não ser batido. Tamila Holub arrecadou o quinto lugar, com 16:25.16, e Diana Durães em sexto, com 16:29.15, melhorando no seu melhor resultado da época.

As portuguesas não avançam para a próxima ronda da prova em Tóquio, cuja final se disputará na madrugada de 28 de julho. Tamila Holub voltará à piscina dia 29 julho para os 800 metros Livres, enquanto Diana Durães, recordista nacional dos 1500 metros, deu por terminada a sua primeira participação olímpica.

Ana Monteiro desceu à piscina para disputar os 200 metros Mariposa e terminou a sua série na quinta posição, conseguindo o 14.º melhor tempo da classificação geral. A portuguesa vai disputar a semi-final da prova na madrugada de 28 de jullho.

Já José Lopes, nos 800 metros Livres, arrecadou a marca de 7:56.15, terminando com o 23.º melhor tempo e não conseguindo chegar à final.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Natação

Artigo revisto por Joana Mendes

Andreia Araújo

Redação Bola na Rede · ver artigos

Continua a ler

as mais recentes
Fórmula 1

Antevisão GP Singapura: Max Verstappen conquista a 50.ª pole position da carreira

A ANTEVISÃO: MAX VERSTAPPEN CONQUISTA A PRIMEIRA POLE EM SINGAPURA, OS FERRARI PROMETEM DAR LUTA E A MERCEDES FICA AQUÉM DAS EXPETATIVAS Está a ser um fim de semana perfeito para Max Verstappen. Depois da vitória na corrida Sprint, o tetracampeão mundial foi o mais rápido no circuito de Marina Bay e conquistou a sua primeira pole position em Singapura e a 50.ª da carreira na Fórmula 1. Será que o Max Verstappen do final de 2025 está de volta?

Gonçalo Carneiro · 3 min de leitura
Ler a crónica
Opinião

Lamber as feridas do Dragão | Benfica x Vitória SC

Quase três semanas depois, e com muita polémica em torno da seleção nacional, as emoções do campeonato estão de volta. O Benfica é o último dos três grandes a apresentar-se nesta jornada. Após os triunfos de Sporting e FC Porto os encarnados estão obrigados a vencer para não se atrasarem ainda mais na corrida pelo título. As águias vão defrontar o Vitória SC, que tem estado a realizar um campeonato aquém das expetativas, e este poderá ser o adversário ideal para sarar as feridas provocadas no Estádio do Dragão. Marco Silva tem algumas dores de cabeça para esta partida, mas nada que não se resolva. O treinador encarnado não vai poder contar com os lesionados Daniel Banjaqui, Alexander Bah, Jaden Umeh, Jakub Kaminski e Enzo Barrenechea. Georgiy Sudakov é o único do departamento médico que está em dúvida. Clément Lenglet também não vai a jogo por estar a cumprir castigo após a expulsão frente ao FC Porto. Oportunidade para Alessandro Circati estrear-se como titular no eixo da defesa.  Com Banjaqui e Bah indisponíveis, Fredrik Aursnes irá ocupar o lado direito da defesa. Nada que o médio norueguês já não esteja habituado, pois recentemente desempenhou essa função ao serviço da sua seleção. Em relação a Sudakov, mesmo que entre na convocatória não será titular. Andreas Schjelderup deverá ocupar novamente a posição 10 atrás de Vangelis Pavlidis.

Rui Alves Maria · 5 min de leitura
Ler a crónica

Newsletter Bola na Rede

Estamos a preparar a newsletter do Bola na Rede. Deixa o teu email e és dos primeiros a recebê-la. Sem spam.

Feito. Ficas na lista e avisamos-te quando arrancar.