Tóquio 2020, Natação #1: A luta entre a expectativa e a força da água

- Advertisement -

A ESPERANÇA DEBAIXO DE ÁGUA

A participação portuguesa na Natação, em Tóquio, começou logo no dia inicial da competição, com José Paulo Lopes a ser o mais rápido na primeira série da eliminatória dos 400 metros Estilos. Com o tempo de 4:16.52, o atleta do SC Braga impôs um novo recorde pessoal, mas não conseguiu fazer o suficiente para alcançar a próxima fase, tendo arrecadado o 20.º lugar na classificação geral das eliminatórias da prova.

Os 400 metros Estilos foram vencidos por Chase Kalisz, que conseguiu a primeira medalha dos Estados Unidos da América na competição e logo a de ouro. No feminino, a japonesa Yui Ohashi levou a prova de vencida, mas os olhos ficaram postos na recordista mundial húngara Katinka Hosszu que, com muito espanto, ficou de fora das medalhas e terminou a prova no quinto lugar.

Portugal voltou a descer à água através de Francisco Santos nos 100 metros Costas e, infelizmente, o melhor do português não chegou para avançar na prova em Tóquio. Francisco concluiu a segunda série de eliminatórias com um tempo de 54.35, onde arrecadou a segunda posição. Na classificação geral, ocupou a 28.ª posição, por isso, a sua participação ficou por ali. A final da prova foi vencida por Evgeny Rylov, do Comité Olímpico Russo. No que toca aos 100 metros Costas femininos, não existiu participação portuguesa, mas Kaylee McKeown foi a vencedora da prova.

O começo traiu a expectativa portuguesa na estreia dos 1500 metros livres femininos nos Jogos Olímpicos de Tóquio. Tamila permaneceu em terceiro lugar nos primeiros 200 metros, mas a perda de ritmo a partir dos 500 metros ditou o restante da participação. Diana Durães nadou no sentido inverso, aumentando o ritmo. Na chegada aos 800 metros, Tamila lutava com Deniz Ertan pelo terceiro posto, enquanto viam Viktoria Mihalyvari-Farkas distanciar-se.

Tudo permaneceu na mesma até ao final, com a Mihalyvari-Farkas a vencer com 16:02.26 e com o recorde nacional português, que pertence a Diana Durães, a não ser batido. Tamila Holub arrecadou o quinto lugar, com 16:25.16, e Diana Durães em sexto, com 16:29.15, melhorando no seu melhor resultado da época.

As portuguesas não avançam para a próxima ronda da prova em Tóquio, cuja final se disputará na madrugada de 28 de julho. Tamila Holub voltará à piscina dia 29 julho para os 800 metros Livres, enquanto Diana Durães, recordista nacional dos 1500 metros, deu por terminada a sua primeira participação olímpica.

Ana Monteiro desceu à piscina para disputar os 200 metros Mariposa e terminou a sua série na quinta posição, conseguindo o 14.º melhor tempo da classificação geral. A portuguesa vai disputar a semi-final da prova na madrugada de 28 de jullho.

Já José Lopes, nos 800 metros Livres, arrecadou a marca de 7:56.15, terminando com o 23.º melhor tempo e não conseguindo chegar à final.

Foto de Capa: Federação Portuguesa de Natação

Artigo revisto por Joana Mendes

Andreia Araújo
Andreia Araújohttp://www.bolanarede.pt
A Andreia é licenciada Ciências da Comunicação, no ramo de Jornalismo. Depois de ter praticado basquetebol durante anos, encontrou no desporto e no jornalismo as suas maiores paixões. Um dos maiores desejos é ser uma das vozes das mulheres no mundo do desporto e ambição para isso mesmo não lhe falta.

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo fala sobre o Benfica após vitória do Barcelona sobre o Feyenoord: «É um clube especial para mim»

O Barcelona venceu o Feyenoord por 5-1 na Champions League. João Cancelo prestou declarações após o encontro.

Geny Catamo rema contra a maré e Sporting empata contra o Galatasaray

O Sporting e o Galatasaray estão a enfrentar-se durante esta quarta-feira, num encontro relativo à Champions League.

Dick Advocaat liderou Curaçau no Mundial 2026 e há novidades sobre o seu futuro

Dick Advocaat tem novo contrato na seleção do Curaçau. Técnico de 78 anos prolonga ligação até 31 de julho de 2027 e reage.

Suspensão provisória: Ministério Público trava processo judicial sobre a transferência de Germán Conti para o Benfica

O Ministério Público determinou a suspensão provisória do processo judicial que envolvia Rui Costa e o Benfica na transferência de Germán Conti.

PUB

Mais Artigos Populares

Entrada em falso na Europa: FC Porto perde na Hungria frente ao Veszprém para a Champions League de andebol

O FC Porto perdeu em casa do Veszprém por 36-28 na Champions League de andebol. O próximo adversário europeu é o Partizan.

Brasil: 1ª convocatória de Carlo Ancelotti após o Mundial 2026 traz várias novidades

Fica com a lista de convocados do Brasil para os próximos jogos particulares: dois duelos contra a Austrália e um contra a Índia.

Moreirense x Benfica: Eis os onzes iniciais do jogo em atraso da 3.ª jornada da Primeira Liga

O Moreirense recebe o Benfica num jogo relativo à terceira jornada da Primeira Liga. Eis os onzes iniciais.