📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tóquio 2020, Natação #3: Cumpriu-se momento histórico para os nacionais nas Águas Abertas

- Advertisement -
ESTREIA DE TIAGO CAMPOS GARANTE 23º LUGAR
 
Fonte: COP

Depois da grande prova proporcionada pelo setor feminino no dia anterior, foi pela mesma hora e com condições igualmente duras e difíceis de suportar que 26 atletas, em representação de 23 países, se faziam às águas, na marina de Odaiba.

Entre estes havia um representante luso, o estreante, de apenas 22 anos, Tiago Campos, atualmente em representação do Clube de Natação de Rio Maior.

Refira-se que esta era a primeira vez que tínhamos assegurada representação tanto no feminino, quanto no masculino, na mesma edição de uns Jogos nesta especialidade.

Com vários candidatos às medalhas, os mais salientes eram: Ferry Weertman, dos Países Baixos, campeão olímpico no Rio 2016, bem como o bávaro Florian Wellbrock, que não queria ver o ouro escapar-lhe novamente.

A fechar a primeira linha de favoritos ao trono olímpico estava talvez o melhor nadador de piscina de entre os presentes, o transalpino Gregório Paltrinieri.

Logo após o “tiro” de partida, Wellbrock parecia imprimir uma toada demasiado forte e complicada de manter ao longo de 10 exigentes e trabalhosos quilómetros.

Quanto ao luso, ia-se mantendo nos postos cimeiros, tendo passado no primeiro abastecimento na 8ª posição, integrando o grupo da dianteira que ia tentando perseguir Wellbrock, anotando uma vantagem de mais de três corpos e 20 segundos, com esse segundo grupo a ser comandado por Paltrinieri.

A meio da prova, o húngaro Kristof Rasovszky assumia a segunda posição, com o italiano a quebrar de modo ligeiro, ele que é frequentemente um dos nadadores que efetua maior número de braçadas por minuto.

Tiago, esse, ia vendo o cansaço apoderar-se, navegando por esses momentos no 14º posto a cerca de um minuto do líder.

A ousadia, própria de um jovem, patenteada por Tiago passaria fatura na segunda metade da disputa, com este a quebrar de forma abrupta e bastante saliente, perdendo muito tempo nesse tramo final, comprometendo, assim, as chances de um bom resultado na estreia.

No entanto, conseguiria concluir na 23ª posição, sendo que, dos 26 à partida, dois não resistiram às condições, acabando por serem forçados à desistência. Um destes, o representante gaulês, era forte candidato a conseguir um diploma olímpico.

Quanto aos lugares de medalhas, não sofreriam mais alterações até à derradeira braçada.

O germânico Wellbrock, que esteve praticamente toda a competição na liderança, concluiu com o tempo de 1.48.37h, deixando o húngaro a 25 segundos de diferença, enquanto que Paltrinieri ficaria a 27, no bronze.

Tiago Campos concluiria a distância em 1.59.42h, deixando boas indicações para o futuro.

Desta forma, fica tudo contado sobre as competições de Natação em Águas Abertas, que foram um dos pontos altos da presente edição dos Jogos.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Al Ahli anuncia renovação de Merih Demiral até 2029

Na passada quinta-feira, o Al Ahli anunciou a renovação de contrato do defesa-central turco, Merih Demiral, até ao ano de 2029.

Rui Borges e registo nos jogos grandes: «Não me importo de perder este tipo de jogos e vencer os outros. Assim seremos campeões»

Rui Borges esteve presente na sala de imprensa do Estádio da Luz, para reagir ao jogo entre o Benfica e o Sporting.

Sotiris Silaidopoulos antevê o encontro com o AVS SAD após série de despedimentos no Rio Ave

O técnico do Rio Ave, Sotiris Silaidopoulos, pediu consistência à sua equipa na antevisão ao jogo da Primeira Liga frente ao AVS SAD.

José Mourinho chateado com golo do Sporting: «Na construção do guarda-redes havia regras do que não fazer e foi o que fizemos no golo...

José Mourinho analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Águias empataram com os leões por 1-1 no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Richard Ríos: «Falaram que o Sporting era favorito e isso motivou-nos»

Richard Ríos analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.

Gonçalo Inácio e o empate no dérbi: «O resultado acaba por ser justo»

Gonçalo Inácio analisou o desfecho do Benfica x Sporting. Empate no Dérbi de Lisboa por 1-1 na Primeira Liga.

Eis os 5 destaques do Benfica x Sporting para a Primeira Liga

O Benfica e o Sporting empataram 1-1 na jornada 13 da Primeira Liga. Fica com os principais destaques da partida.