Tóquio 2020, Natação #3: Cumpriu-se momento histórico para os nacionais nas Águas Abertas

ESTREIA DE TIAGO CAMPOS GARANTE 23º LUGAR
 
Fonte: COP

Depois da grande prova proporcionada pelo setor feminino no dia anterior, foi pela mesma hora e com condições igualmente duras e difíceis de suportar que 26 atletas, em representação de 23 países, se faziam às águas, na marina de Odaiba.

Entre estes havia um representante luso, o estreante, de apenas 22 anos, Tiago Campos, atualmente em representação do Clube de Natação de Rio Maior.

Refira-se que esta era a primeira vez que tínhamos assegurada representação tanto no feminino, quanto no masculino, na mesma edição de uns Jogos nesta especialidade.

Com vários candidatos às medalhas, os mais salientes eram: Ferry Weertman, dos Países Baixos, campeão olímpico no Rio 2016, bem como o bávaro Florian Wellbrock, que não queria ver o ouro escapar-lhe novamente.

A fechar a primeira linha de favoritos ao trono olímpico estava talvez o melhor nadador de piscina de entre os presentes, o transalpino Gregório Paltrinieri.

Logo após o “tiro” de partida, Wellbrock parecia imprimir uma toada demasiado forte e complicada de manter ao longo de 10 exigentes e trabalhosos quilómetros.

Quanto ao luso, ia-se mantendo nos postos cimeiros, tendo passado no primeiro abastecimento na 8ª posição, integrando o grupo da dianteira que ia tentando perseguir Wellbrock, anotando uma vantagem de mais de três corpos e 20 segundos, com esse segundo grupo a ser comandado por Paltrinieri.

A meio da prova, o húngaro Kristof Rasovszky assumia a segunda posição, com o italiano a quebrar de modo ligeiro, ele que é frequentemente um dos nadadores que efetua maior número de braçadas por minuto.

Tiago, esse, ia vendo o cansaço apoderar-se, navegando por esses momentos no 14º posto a cerca de um minuto do líder.

A ousadia, própria de um jovem, patenteada por Tiago passaria fatura na segunda metade da disputa, com este a quebrar de forma abrupta e bastante saliente, perdendo muito tempo nesse tramo final, comprometendo, assim, as chances de um bom resultado na estreia.

No entanto, conseguiria concluir na 23ª posição, sendo que, dos 26 à partida, dois não resistiram às condições, acabando por serem forçados à desistência. Um destes, o representante gaulês, era forte candidato a conseguir um diploma olímpico.

Quanto aos lugares de medalhas, não sofreriam mais alterações até à derradeira braçada.

O germânico Wellbrock, que esteve praticamente toda a competição na liderança, concluiu com o tempo de 1.48.37h, deixando o húngaro a 25 segundos de diferença, enquanto que Paltrinieri ficaria a 27, no bronze.

Tiago Campos concluiria a distância em 1.59.42h, deixando boas indicações para o futuro.

Desta forma, fica tudo contado sobre as competições de Natação em Águas Abertas, que foram um dos pontos altos da presente edição dos Jogos.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Cristiano Ronaldo: «Foi melhor para o Félix ir para a Arábia Saudita do que jogar na Liga Portuguesa»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo recusa ‘roubo’ de João Félix pelo Al Nassr: «Roubar é feio. Essa palavra é feia»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo e saída de Viktor Gyokeres do Sporting: «Só faz falta quem está»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo tem desejo para 2025/26: «Que o Sporting possa ser campeão outra vez

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

PUB

Mais Artigos Populares

Cristiano Ronaldo elogia Jorge Jesus: «Traz uma energia diferente e tem outros conceitos»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Cristiano Ronaldo e atualidade do Al Nassr depois do hat-trick: «Marcar golos é sempre bom, mas era bom que já valessem»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Cristiano Ronaldo falou aos jornalistas.

Jorge Jesus confirma 2 abordagens que recusou da seleção do Brasil… para ser despedido do Al Hilal: «Que remédio»

O Al Nassr venceu o Rio Ave no Estádio do Algarve por 4-0. No final do jogo, Jorge Jesus concedeu uma pequena entrevista.