Tóquio 2020, Natação #3: Cumpriu-se momento histórico para os nacionais nas Águas Abertas

ESTREIA DE TIAGO CAMPOS GARANTE 23º LUGAR
 
Fonte: COP

Depois da grande prova proporcionada pelo setor feminino no dia anterior, foi pela mesma hora e com condições igualmente duras e difíceis de suportar que 26 atletas, em representação de 23 países, se faziam às águas, na marina de Odaiba.

Entre estes havia um representante luso, o estreante, de apenas 22 anos, Tiago Campos, atualmente em representação do Clube de Natação de Rio Maior.

Refira-se que esta era a primeira vez que tínhamos assegurada representação tanto no feminino, quanto no masculino, na mesma edição de uns Jogos nesta especialidade.

Com vários candidatos às medalhas, os mais salientes eram: Ferry Weertman, dos Países Baixos, campeão olímpico no Rio 2016, bem como o bávaro Florian Wellbrock, que não queria ver o ouro escapar-lhe novamente.

A fechar a primeira linha de favoritos ao trono olímpico estava talvez o melhor nadador de piscina de entre os presentes, o transalpino Gregório Paltrinieri.

Logo após o “tiro” de partida, Wellbrock parecia imprimir uma toada demasiado forte e complicada de manter ao longo de 10 exigentes e trabalhosos quilómetros.

Quanto ao luso, ia-se mantendo nos postos cimeiros, tendo passado no primeiro abastecimento na 8ª posição, integrando o grupo da dianteira que ia tentando perseguir Wellbrock, anotando uma vantagem de mais de três corpos e 20 segundos, com esse segundo grupo a ser comandado por Paltrinieri.

A meio da prova, o húngaro Kristof Rasovszky assumia a segunda posição, com o italiano a quebrar de modo ligeiro, ele que é frequentemente um dos nadadores que efetua maior número de braçadas por minuto.

Tiago, esse, ia vendo o cansaço apoderar-se, navegando por esses momentos no 14º posto a cerca de um minuto do líder.

A ousadia, própria de um jovem, patenteada por Tiago passaria fatura na segunda metade da disputa, com este a quebrar de forma abrupta e bastante saliente, perdendo muito tempo nesse tramo final, comprometendo, assim, as chances de um bom resultado na estreia.

No entanto, conseguiria concluir na 23ª posição, sendo que, dos 26 à partida, dois não resistiram às condições, acabando por serem forçados à desistência. Um destes, o representante gaulês, era forte candidato a conseguir um diploma olímpico.

Quanto aos lugares de medalhas, não sofreriam mais alterações até à derradeira braçada.

O germânico Wellbrock, que esteve praticamente toda a competição na liderança, concluiu com o tempo de 1.48.37h, deixando o húngaro a 25 segundos de diferença, enquanto que Paltrinieri ficaria a 27, no bronze.

Tiago Campos concluiria a distância em 1.59.42h, deixando boas indicações para o futuro.

Desta forma, fica tudo contado sobre as competições de Natação em Águas Abertas, que foram um dos pontos altos da presente edição dos Jogos.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Sabe Mais!

Sabe mais sobre o nosso projeto e segue-nos no Whatsapp!

O Bola na Rede é um órgão de comunicação social de Desporto, vencedor do prémio CNID de 2023 para melhor jornal online do ano. Nasceu há mais de uma década, na Escola Superior de Comunicação Social. Desde então, procura ser uma referência na área do jornalismo desportivo e de dar a melhor informação e opinião sobre desporto nacional e internacional. Queremos também fazer cobertura de jogos e eventos desportivos em Portugal continental, Açores e Madeira.

Podes saber tudo sobre a atualidade desportiva com os nossos artigos de Atualidade e não te esqueças de subscrever as notificações! Além destes conteúdos, avançámos também com introdução da área multimídia BOLA NA REDE TV, no Youtube, e de podcasts. Além destes diretos, temos também muita informação através das nossas redes sociais e outros tipos de conteúdo:

  • Entrevistas BnR - Entrevistas às mais variadas personalidades do Desporto.
  • Futebol - Artigos de opinião sobre Futebol.
  • Modalidades - Artigos de opinião sobre Modalidades.
  • Tribuna VIP - Artigos de opinião especializados escritos por treinadores de futebol e comentadores de desporto.

Se quiseres saber mais sobre o projeto, dar uma sugestão ou até enviar a tua candidatura, envia-nos um e-mail para [email protected]. Desta forma, a bola está do teu lado e nós contamos contigo!

Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Luis Henrique oficializado como reforço do Inter Milão

O Inter Milão confirmou Luis Henrique como reforço. O avançado brasileiro deixou o Olympique Marselha.

Roberto Martínez: «Se tivermos o mesmo desempenho da meia final, acredito muito que podemos vencer»

Roberto Martínez realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Tottenham já recebeu uma primeira nega para assumir a equipa em 2025/26

O Tottenham recebeu uma primeira rejeição para assumir a equipa. Roberto De Zerbi não aceitou a sondagem do emblema londrino.

Kylian Mbappé escolhe o seu vencedor para a Bola de Ouro: «Preciso mesmo de o explicar?»

Kylian Mbappé escolheu Ousmane Dembélé como o seu vencedor para a Bola de Ouro. O avançado falou em conferência de imprensa.

PUB

Mais Artigos Populares

Ricardo Costa confirmado como treinador do Feirense

Ricardo Costa foi oficializado como treinador do Feirense. O técnico português estava ao serviço do Dila Gori.

Cristiano Ronaldo desvaloriza Bola de Ouro: «Não vou mudar a minha opinião»

Cristiano Ronaldo realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.

Cristiano Ronaldo defende Roberto Martínez: «É uma falta de noção muito grande»

Jogador realizou durante a manhã deste sábado a antevisão da partida entre Portugal e Espanha, relativo à final da Liga das Nações.