Tóquio 2020, Ténis: O materializar de uma estrela

- Advertisement -

Ao contrário do que é habitual no Ténis, nos Jogos Olímpicos há mais do que um jogador que acaba o torneio com uma vitória e há, também, um jogador que acaba o torneio com duas derrotas. Estou, obviamente, a falar do jogo de atribuição da medalha de bronze que opôs Djokovic e Carreño Busta, um encontro que, no papel, parecia bastante desequilibrado face ao nível dos jogadores e à sua qualidade em piso rápido.

No entanto, Carreño Busta fez questão de provar que se ganhassem sempre aqueles que são favoritos no papel, o desporto não tinha graça nenhuma e conseguiu trazer para Espanha a medalha de bronze, com os parciais de 6-4, 6-7 e 6-3.

A final opunha dois jogadores cuja superfície favorita era o piso rápido, mas que no início do torneio não era nada óbvio que chegassem a esta fase. No derradeiro jogo, Zverev decidido a afastar os fantasmas das grandes finais, jogou a um nível muito superior ao de Khachanov e a vitória nunca pareceu posta em causa tendo, inclusive, fechado o encontro com um parcial esclarecedor de 6-1, depois de ter vencido o primeiro por 6-3. A chave para este desfecho foi, sobretudo, o modo como o alemão respondeu ao serviço que impôs sempre muitas dificuldades na abordagem aos pontos por parte de Khachanov.

Assim sendo, Zverev conquistou a medalha de ouro aos 24 anos e tornou-se no primeiro alemão a conquistar esta medalha na vertente masculina.

Algo sempre a destacar, ainda mais nos Jogos Olímpicos onde os atletas participam com as cores da sua nação, é a presença portuguesa. Os sorteios ditaram sortes diferentes para Pedro Sousa e João Sousa. O primeiro teve a muito difícil tarefa de tentar ultrapassar Alejandro Davidovich Fokina, número 35 do mundo, ao passo que João Sousa teria pela frente um atleta bastante menos cotado e rotinado com o circuito e com os grandes palcos, Tomas Machac, atleta checo de apenas 20 anos que, antes desta prova, havia disputado apenas quatro jogos ao nível ATP onde triunfou apenas uma vez.

Apesar da diferença de sorte no sorteio, o resultado final foi, infelizmente, o mesmo, nenhum deles conseguiu marcar presença na segunda ronda da competição. Pedro Sousa perdeu em sets diretos, 6-3 e 6-0, e João Sousa ainda conseguiu vencer o primeiro set mas permitiu a reviravolta, 6-7, 6-4 e 6-4.

Na vertente de pares, que é onde João Sousa até tem tido os melhores resultados nos últimos tempos, os tenistas lusos tiveram de enfrentar uma dupla nipónica que acabou por se revelar um desafio demasiado difícil. Assim sendo, a prestação portuguesa em ténis ficou circunscrita à primeira ronda do torneio, tanto de singulares, como de pares.

José Maria Reis
José Maria Reishttp://www.bolanarede.pt
O Zé Maria é neste momento estudante daquele que ele espera ser o último ano de Economia no ISCTE. Desde muito cedo que começou a praticar vários desportos exceto, ao contrário da regra geral, futebol porque chamar pé esquerdo ao seu pé direito é um elogio. Mais tarde percebeu que era com uma raquete de ténis na mão que mais gostava de passar o tempo e foi aí que começou a crescer a grande paixão que tem pelo ténis. Vê e acompanha muito desporto, mas o ténis e o futebol, sobretudo o seu Sporting, são a sua perdição.                                                                                                                                                 O José escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Miguel Ribeiro alerta para a necessidade urgente da remodelação do estádio: «O Famalicão corre o risco de atrofiar»

Miguel Ribeiro, presidente da SAD do Famalicão, falou da questão do estádio. Declarações durante o Portuga Football Summit.

Javier Saviola elogia Ruben Amorim e admite: «Nunca teria imaginado que se tornaria o treinador que conhecemos hoje»

Javier Saviola elogiou Ruben Amorim, com quem jogou no Benfica, confessando surpresa pelo sucesso do técnico português na sua carreira de treinador.

Roberto Fernández estreia-se na seleção de Espanha depois de passagem sem sucesso por Portugal: «O Espanyol deu-me confiança quando estava a passar um momento...

Roberto Fernández pode fazer a estreia pela Espanha. Em conferência de imprensa, o avançado falou da primeira convocatória.

Eis os 2 convocados que Jorge Jesus deixa de fora do Portugal x País de Gales

Gonçalo Inácio e Fábio Silva não vão a jogo no Portugal x País de Gales. Dos 25 convocados, apenas 23 podem ir para a ficha de jogo.

PUB

Mais Artigos Populares

Alerta no FC Porto: Santiago Giménez treina à parte no México

Santiago Giménez está a contas com problemas musculares. Avançado do FC Porto integra a convocatória do México.

Portugal volta a Alvalade onde venceu todos os jogos disputados na história da Liga das Nações

Portugal venceu todos os jogos da Liga das Nações disputados em Alvalade. Esta noite, há mais um encontro neste estádio.

Marco Silva vai aproveitar pausa para seleções para dar atenção a 2 jogadores do Benfica

A pausa internacional permitirá a Marco Silva fazer um trabalho diferente. Técnico deverá fazer trabalho especial com Soufffian El Karouani e Claudio Echeverri.