📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogos Olímpicos: Fazer ou não fazer? Eis a questão…

- Advertisement -

Não estarei a ser demasiado duro se disser que estamos perante uma combinação de estupidez humana de se querer ainda realizar os Jogos Olímpicos e de puro pensamento nas receitas que estes podem dar, pois não? Poder-me-á dizer, caro leitor, que terei de ter em conta todo um trabalho de quatro anos para preparar uma competição destas e direi: a atual situação que vivemos no Mundo não é razão suficiente para adiar? Digo-lhe já a resposta: é mais do que óbvio que sim!

Adoro os Jogos Olímpicos e acompanho religiosamente todos os eventos mesmo que não perceba a modalidade em questão. De quatro em quatro anos, estamos mais do que preparados para subir ao Olimpo e participar com os deuses em tudo “aquilo que criaram para nós”. Mas a posição do Comité Olímpico Internacional (COI), juntamente com o governo japonês e o Comité Olímpico Japonês (COJ), não está(ão) a ter em conta o erro que pode(m) estar a cometer.

Ao ler o comunicado do COI, a 17 de março, só me veio uma palavra à cabeça: dinheiro. Passo a citar aquilo que foi a frase principal do órgão máximo dos Jogos Olímpicos: «O COI mantém-se totalmente comprometido com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e, com ainda quatro meses para o início, não há necessidade de tomar medidas drásticas; e qualquer especulação neste momento seria contraproducente».

Este foi o ato de continuidade da preparação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em Olímpia, a 12 de março (Fonte: Tokyo 2020)

Portanto, para o COI um vírus que em muitos países do globo ainda não se sabe quando poderá ser o pico do mesmo e que está a matar imensas pessoas não é motivo suficiente para tomar medidas drásticas. Mas, felizmente, tomaram finalmente a decisão de proceder ao possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que será mais à frente discutida. Não é para mais, visto que no Japão existe 1101 casos de COVID-19 e já morreram 41 pessoas [dados do dia 23 de março do worldometers].

Olhemos, agora, para uma visão ainda mais alargada do problema. Para além da vinda de muitos atletas de outros países para Tóquio, tínhamos também vários adeptos a fazer o mesmo caminho. Estará o governo japonês preparado para receber tantas pessoas com um inimigo invisível entre nós? É preciso perceber que é um evento que junta milhões de indivíduos em menos de um mês! Certamente, esta foi uma das situações que levaram à nova posição do COI adotada no dia de ontem.

Não é uma questão de dinheiro. Não, não é, meus senhores. É uma questão de saúde mundial, de preservação da saúde de todos os atletas e adeptos e, para além disso, uma questão de não propagar ainda mais este vírus que é altamente contagioso. E, finalmente, perceberam-no!

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

José Mourinho responde ao Bola na Rede: «É difícil para os adversários partirem-nos»

O Benfica venceu o Famalicão por 1-0 no Estádio da Luz. José Mourinho respondeu à questão do Bola na Rede em conferência de imprensa.

Mario Balotelli tem novo interessado e pode regressar em breve aos relvados

Mario Balotelli pode estar de regresso aos relvados. O Al Ittifaq, clube dos Emirados Árabes Unidos, está interessado no avançado italiano.

Miguel Ribeiro e a grande penalidade no Benfica x Famalicão: «Hoje é um caso a ser estudado pelo IPMA, uma réplica do ciclone dos...

Miguel Ribeiro marcou presença na sala de imprensa do Estádio da Luz, depois da derrota do Famalicão frente ao Benfica.

Hugo Oliveira: «Quem definiu melhor o jogo, definiu o resultado»

Hugo Oliveira analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

PUB

Mais Artigos Populares

Gianluca Prestianni: «As pessoas do Benfica que fiquem descansados, vou sempre dar 200%»

Gianluca Prestianni analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Gil Dias: «O jogo ficou decidido por um penálti»

Gil Dias analisou o desfecho do duelo da 15.ª jornada da Primeira Liga. O Benfica recebeu o Famalicão no Estádio da Luz.

Eis os 5 destaques da vitória do Benfica contra o Famalicão na Primeira Liga

O Benfica derrotou por 1-0 Famalicão na 15ª jornada Primeira Liga. Eis os cinco destaques da vitória encarnada.