Jogos Olímpicos: Fazer ou não fazer? Eis a questão…

- Advertisement -

Não estarei a ser demasiado duro se disser que estamos perante uma combinação de estupidez humana de se querer ainda realizar os Jogos Olímpicos e de puro pensamento nas receitas que estes podem dar, pois não? Poder-me-á dizer, caro leitor, que terei de ter em conta todo um trabalho de quatro anos para preparar uma competição destas e direi: a atual situação que vivemos no Mundo não é razão suficiente para adiar? Digo-lhe já a resposta: é mais do que óbvio que sim!

Adoro os Jogos Olímpicos e acompanho religiosamente todos os eventos mesmo que não perceba a modalidade em questão. De quatro em quatro anos, estamos mais do que preparados para subir ao Olimpo e participar com os deuses em tudo “aquilo que criaram para nós”. Mas a posição do Comité Olímpico Internacional (COI), juntamente com o governo japonês e o Comité Olímpico Japonês (COJ), não está(ão) a ter em conta o erro que pode(m) estar a cometer.

Ao ler o comunicado do COI, a 17 de março, só me veio uma palavra à cabeça: dinheiro. Passo a citar aquilo que foi a frase principal do órgão máximo dos Jogos Olímpicos: «O COI mantém-se totalmente comprometido com os Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, e, com ainda quatro meses para o início, não há necessidade de tomar medidas drásticas; e qualquer especulação neste momento seria contraproducente».

Este foi o ato de continuidade da preparação dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, em Olímpia, a 12 de março (Fonte: Tokyo 2020)

Portanto, para o COI um vírus que em muitos países do globo ainda não se sabe quando poderá ser o pico do mesmo e que está a matar imensas pessoas não é motivo suficiente para tomar medidas drásticas. Mas, felizmente, tomaram finalmente a decisão de proceder ao possível adiamento dos Jogos Olímpicos de Tóquio 2020, que será mais à frente discutida. Não é para mais, visto que no Japão existe 1101 casos de COVID-19 e já morreram 41 pessoas [dados do dia 23 de março do worldometers].

Olhemos, agora, para uma visão ainda mais alargada do problema. Para além da vinda de muitos atletas de outros países para Tóquio, tínhamos também vários adeptos a fazer o mesmo caminho. Estará o governo japonês preparado para receber tantas pessoas com um inimigo invisível entre nós? É preciso perceber que é um evento que junta milhões de indivíduos em menos de um mês! Certamente, esta foi uma das situações que levaram à nova posição do COI adotada no dia de ontem.

Não é uma questão de dinheiro. Não, não é, meus senhores. É uma questão de saúde mundial, de preservação da saúde de todos os atletas e adeptos e, para além disso, uma questão de não propagar ainda mais este vírus que é altamente contagioso. E, finalmente, perceberam-no!

João Pedro Barbosa
João Pedro Barbosahttp://www.bolanarede.pt
É aluno de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social, tem 20 anos e é de Queluz. É um apaixonado pelo desporto. Praticou futebol, futsal e atletismo, mas sem grande sucesso. Prefere apreciar o desporto do lado de fora. O seu sonho é conciliar as duas coisas de que gosta, a escrita e o desporto.

Subscreve!

Artigos Populares

Michael Carrick estreia-se no dérbi: Onde ver o Manchester United x Manchester City da Premier League?

Manchester United e Manchester City jogo neste sábado, dia 17 de janeiro, para a jornada 22 da Premier League. Vai ser a estreia da Michael Carrick no comando dos red devils.

Vale a pena dar estar de olho no mercado? As opções do Sporting para o lugar de Rodrigo Ribeiro

O Sporting emprestou Rodrigo Ribeiro ao Augsburgo. O acordo entre as duas partes contempla uma opção de compra.

Onde ver o Rio Ave x Benfica da jornada 18 da Primeira Liga?

O Benfica desloca-se a Vila do Conde neste sábado para mais um jogo de campeonato. As águias enfrentam o Rio Ave na jornada 18.

José Mourinho faz a antevisão do Rio Ave x Benfica em exclusivo na BTV e já há hora para a conferência

José Mourinho vai fazer a conferência de imprensa do Rio Ave x Benfica, da jornada 18, em exclusivo para a BTV nesta sexta-feira, às 14h.

PUB

Mais Artigos Populares

Gabriel Costa é apresentado no CD Lugo e revela que já conhecia o clube… do FIFA

Gabriel Costa revelou a forma curiosa como descobriu o CD Lugo. O médio português referiu já ter realizado um 'modo carreira' com o clube no FIFA.

Aston Villa procura novo reforço para o ataque e vira atenções para Tammy Abraham

O Aston Villa está interessado no avançado inglês atualmente ao serviço do Besiktas, Tammy Abraham. O inglês leva 12 golos esta temporada.

Diretor do AS Mónaco admite desilusão com Paul Pogba: «O plano não está a funcionar como esperávamos»

Paul Pogba chegou este verão ao AS Mónaco após uma suspensão de 18 por doping. Desde então, jogou um total de 30 minutos em três jogos.