Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

João Palhinha dá nega ao Newcastle United: internacional português indeciso entre Benfica e outro clube

João Palhinha rejeitou a oferta do Newcastle United. O médio dá preferência em assinar pelo Benfica ou pelo Aston Villa.

AS Roma empresta Marash Kumbulla ao Rayo Vallecano

Marash Kumbulla foi anunciado no Rayo Vallecano. O defesa-central chega da AS Roma por empréstimo até ao final da temporada 2026/27.

Petit lança embate com o Académico de Viseu: «Sabemos que vamos agora defrontar um adversário difícil e moralizado»

O Santa Clara vai enfrentar o Académico de Viseu na segunda jornada da Primeira Liga. Fica com a antevisão de Petit.

Rio Ave x FC Porto: onde ver o jogo da 2.ª jornada da Primeira Liga?

O FC Porto desloca-se a Vila do Conde para defrontar o Rio Ave na 2.ª jornada da Primeira Liga. O encontro terá transmissão na Sport TV 1.

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham de Nuno Espírito Santo fecha reforço de 25,7 milhões e pode perder médio francês

O West Ham de Nuno Espírito Santo está perto de contratar Arne Engels ao Celtic e de ver sair Soungoutou Magassa.

Moreirense assegura pérola da formação do Sporting

Manuel Mendonça está muito perto de reforçar Moreirense. Médio de 21 anos formado em Alcochete deixará o Sporting a título definitivo.

Xavi Hernandez já fala como selecionador dos Países Baixos: «Sou, de certa forma, um filho do futebol neerlandês»

Xavi Hernandez foi apresentado oficialmente como selecionador neerlandês. O técnico espanhol sucedeu a Ronald Koeman.