Sonho do Olimpo #9: Telma Monteiro salvou a honra portuguesa no Brasil!

- Advertisement -

PELA PRIMEIRA VEZ, JOGOS FALAM A LÍNGUA PORTUGUESA

A última edição dos Jogos, em 2016, foi histórica e memorável por várias razões. Primeiro, porque foi a primeira vez que uma cidade de um país cuja língua oficial é o português acolheu o maior evento desportivo do planeta, um grande motivo de orgulho e satisfação para toda a comunidade lusófona. Foi também a estreia absoluta da América do Sul nestas andanças e o regresso à América Latina, que não organizava as Olimpíadas desde 1968, quando estes foram disputados na Cidade do México.

Continuando com as curiosidades, foi o regresso ao Hemisfério Sul, depois de 16 anos passados desde a edição de 2000, na cidade Australiana de Sydney. A escolha da cidade-sede era uma incógnita, pois não havia nenhum favorito declarado no início da votação, que se restringiu a quatro finalistas: Chicago, Tóquio, Madrid e Rio de Janeiro.

Na primeira ronda de votações, que eliminou a cidade de Chicago, havia um relativo equilíbrio entre as outras três, mas a partir da segunda ronda começou-se a desenhar um tal domínio nas votações que não deixava muitas dúvidas que a cidade maravilhosa ia albergar os jogos no ano de 2016. Como habitual e como a logística na preparação de um evento desta magnitude exige, o vencedor foi conhecido em 2009, no dia 2 de Outubro, em Copenhaga, capital da Dinamarca.

Mas não se pense que esta edição não teve qualquer polémica, antes pelo contrário. Desde logo, o problema com o estado das águas onde iriam decorrer as provas de canoagem, remo e vela, devido à concentração de diversos agentes poluentes que colocavam em risco a integridade física e, no limite, a própria saúde dos atletas, mas este problema foi identificado e conseguiu-se resolver sem grande alarido e com eficácia.

Depois, surgiu um outro que colocou em causa a realização dos Jogos na data prevista, o surgimento da epidemia do vírus Zika, causada pela mordidela de um mosquito em tudo semelhante ao bicho responsável pela Dengue, com o pico de casos a acontecer no ano de 2015, mas o COI e as autoridades de saúde locais entenderam, e bem, que não haveria problema ao deixar entrar pessoas vindas de países estrangeiros e o certame avançou, decorrendo dentro da normalidade.

Eduardo Nunes
Eduardo Nuneshttp://www.bolanarede.pt
Estuda economia em Coimbra, mas não deixa de prestar especial atenção ao que se passa no universo do desporto. O desporto preferido é Ténis, mas não perde uma oportunidade de acompanhar a Académica e o Benfica nas mais variadas modalidades.

Subscreve!

Artigos Populares

Inter Milão contrata Yanis Massolin ao Modena

O Inter Milão chegou a acordo para a contratação de Yanis Massolin. Num acordo avaliado em 4,5 milhões de euros, ficando o jogador no Modela até ao final da temporada.

AS Roma garante Bryan Zaragoza por empréstimo do Bayern Munique

A AS Roma anunciou a contratação de Bryan Zaragoza, que chega por empréstimo do Bayern Munique, num acordo que inclui uma opção de compra.

Tondela anuncia rescisão do contrato com Ivan Cavaleiro

Ivan Cavaleiro já não é jogador do Tondela. O avançado internacional português chegou a acordo com o clube beirão para a rescisão do contrato.

O regresso da estrelinha | Sporting 2-1 CD Nacional

Pelo quarto jogo seguido, o Sporting conseguiu a vitória para lá dos 90 minutos. Depois de PSG, Arouca e Athletic, foi agora o CD Nacional

PUB

Mais Artigos Populares

West Ham de Nuno Espírito Santo garante empréstimo de Axel Disasi ao Chelsea

O West Ham fechou a contratação de Axel Disasi. O defesa-central francês foi emprestado pelo Chelsea até ao final da temporada.

Trubin após Tondela x Benfica: «O empate nunca é um bom resultado para mim ou para a equipa»

Trubin deixa mensagem nas redes sociais após o empate do Benfica frente ao Tondela na jornada 20 da Primeira Liga.

David Jurásek já recebe elogios após a estreia pelo Slavia de Praga: «Melhor do que eu esperava»

David Jurásek estreou-se no Slavia de Praga neste domingo. O jogo do antigo lateral do Benfica mereceu elogios do treinador da equipa.