Tóquio 2020, Atletismo #1: O tiro de partida no Estádio Olímpico

- Advertisement -

Ao sétimo dia, depois de acendida a Chama Olímpica, começaram as provas de Atletismo. Tendo em conta que é a modalidade com maior quantidade de atletas portugueses (20), existe uma grande expectativa de bons resultados. Além disso, também temos a oportunidade de ver atletas mais conhecidos e outros que se dão a conhecer ao mundo.

Na estreia dos atletas lusos em pista esteve Lorene Bazolo. A competir nas eliminatórias dos 100 metros, a velocista ficou no 25.º lugar da geral e foi eliminada. De seguida, na qualificação para a final do triplo salto, Patrícia Mamona garantiu a passagem no primeiro salto, mas pior sorte teve Evelise Veiga, que terminou no 19.º lugar e ficou fora do palco das grandes decisões.

Auriol Dongmo, campeã europeia de pista coberta, obteve, logo na primeira tentativa (18,80m), o bilhete de passagem à final de lançamento do peso. No dia seguinte, Irina Rodrigues terminou a participação nos Jogos Olímpicos depois de acabar a qualificação do lançamento do disco em 25.º lugar. Por outro lado, Liliana Cá conseguiu o apuramento e vai estar na final da especialidade.

A fechar o segundo dia, terminou o sonho do estreante Carlos Nascimento na prova dos 100 metros masculinos, uma das categorias mais aguardadas. Os 10.37 segundos não foram suficientes para seguir em frente na competição, que foi encabeçada pelo velocista canadiano Andre De Grasse.

Nos dois primeiros serões de competição, já houve espaço para vitórias e muitas surpresas. O pódio do Estádio Olímpico foi inaugurado com a prova dos 10.000 metros, que foi vencida por Selemon Barega, atleta da Etiópia, seguido de dois corredores do Uganda, Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo, prata e bronze, respetivamente.

Já no dia 31 de julho, Daniel Stahl, da Suécia, sagrou-se campeão olímpico do lançamento do disco. A fechar o top 3, esteve o também sueco Simon Pettersson, com a medalha de prata, e Lukas Weisshaindinger, da Áustria, que colocou o bronze ao peito.

A maior surpresa até agora, no Atletismo, veio nos 100 metros femininos. Elaine Thompson-Herah venceu a prova e bateu o recorde Olímpico de Florence Griffith Joyner, que subsistia desde Seul 1988. Na segunda posição, ficou a grande favorita, Shelly-Ann Fraser-Pryce e, com o bronze e a completar um pódio 100% jamaicano, ficou Shericka Jackson.

Nos primeiros dias de agosto, a competição de Atletismo continua. No dia 1, Auriol Dongmo será a representante portuguesa na final do lançamento do peso – a prova começa às 02h35 de Portugal continental. Mais tarde, às 12h20, Patrícia Mamona vai, também ela, tentar dar uma alegria na final do triplo salto.

No dia 2, será a vez de Liliana Cá entrar em pista para a final do lançamento do disco feminino – competição prevista para começar às 12h. Durante os intervalos das provas lusas, existe muito desporto para ver e esperam-se mais surpresas e boas prestações dos atletas.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Águia aponta às estrelas | Benfica x Estrela da Amadora

De regresso de Turim, o Benfica continua a sua ‘caça aos rivais’ e, mesmo voando baixo, aponta às estrelas, ou melhor, à estrela solitária da Amadora.

Matheus Reis volta a desperta cobiça no Brasil e há 2 equipas interessadas no defesa do Sporting

O Corinthians e o Santos estão interessados na contratação de Matheus Pereira. Os dois clubes do Brasileirão pretendem o defesa do Sporting a custo zero.

Josué Souza deixa o CD Nacional está de regresso ao Brasil para representar o Democrata

Josué Souza é o novo reforço do Democrata. O médio de 20 anos não entra nas contas de Tiago Margarido e seguiu para o Brasil.

Kotaro Nagata está de regresso ao Oliveirense

Kotaro Nagata é o mais recente reforço do Oliveirense. O médio japonês chega por empréstimo até ao final da temporada, proveniente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Genoa anuncia contratações de Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom

Esta sexta feira, o Genoa apresentou Tommaso Baldanzi e Nils Zatterstrom como novos reforços. Os dois jogadores foram emprestados até ao final da época.

Hansi Flick aborda mercado de transferências do Barcelona em janeiro: «Tomámos as decisões certas»

Esta sexta feira, na antevisão do jogo do Barcelona frente ao Real Oviedo, Hansi Flick abordou as eleições presidências dos culés e elogiou as decisões tomadas pela direção do clube no último ano e meio.

Barcelona está de olho na contratação de prodígio neerlandês

Juwensley Onstein pode ser reforço do Barcelona. As qualidades do defesa central neerlandês agradam à estrutra blaugrana que está à procura de fechar o negócio.