📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tóquio 2020, Atletismo #1: O tiro de partida no Estádio Olímpico

- Advertisement -

Ao sétimo dia, depois de acendida a Chama Olímpica, começaram as provas de Atletismo. Tendo em conta que é a modalidade com maior quantidade de atletas portugueses (20), existe uma grande expectativa de bons resultados. Além disso, também temos a oportunidade de ver atletas mais conhecidos e outros que se dão a conhecer ao mundo.

Na estreia dos atletas lusos em pista esteve Lorene Bazolo. A competir nas eliminatórias dos 100 metros, a velocista ficou no 25.º lugar da geral e foi eliminada. De seguida, na qualificação para a final do triplo salto, Patrícia Mamona garantiu a passagem no primeiro salto, mas pior sorte teve Evelise Veiga, que terminou no 19.º lugar e ficou fora do palco das grandes decisões.

Auriol Dongmo, campeã europeia de pista coberta, obteve, logo na primeira tentativa (18,80m), o bilhete de passagem à final de lançamento do peso. No dia seguinte, Irina Rodrigues terminou a participação nos Jogos Olímpicos depois de acabar a qualificação do lançamento do disco em 25.º lugar. Por outro lado, Liliana Cá conseguiu o apuramento e vai estar na final da especialidade.

A fechar o segundo dia, terminou o sonho do estreante Carlos Nascimento na prova dos 100 metros masculinos, uma das categorias mais aguardadas. Os 10.37 segundos não foram suficientes para seguir em frente na competição, que foi encabeçada pelo velocista canadiano Andre De Grasse.

Nos dois primeiros serões de competição, já houve espaço para vitórias e muitas surpresas. O pódio do Estádio Olímpico foi inaugurado com a prova dos 10.000 metros, que foi vencida por Selemon Barega, atleta da Etiópia, seguido de dois corredores do Uganda, Joshua Cheptegei e Jacob Kiplimo, prata e bronze, respetivamente.

Já no dia 31 de julho, Daniel Stahl, da Suécia, sagrou-se campeão olímpico do lançamento do disco. A fechar o top 3, esteve o também sueco Simon Pettersson, com a medalha de prata, e Lukas Weisshaindinger, da Áustria, que colocou o bronze ao peito.

A maior surpresa até agora, no Atletismo, veio nos 100 metros femininos. Elaine Thompson-Herah venceu a prova e bateu o recorde Olímpico de Florence Griffith Joyner, que subsistia desde Seul 1988. Na segunda posição, ficou a grande favorita, Shelly-Ann Fraser-Pryce e, com o bronze e a completar um pódio 100% jamaicano, ficou Shericka Jackson.

Nos primeiros dias de agosto, a competição de Atletismo continua. No dia 1, Auriol Dongmo será a representante portuguesa na final do lançamento do peso – a prova começa às 02h35 de Portugal continental. Mais tarde, às 12h20, Patrícia Mamona vai, também ela, tentar dar uma alegria na final do triplo salto.

No dia 2, será a vez de Liliana Cá entrar em pista para a final do lançamento do disco feminino – competição prevista para começar às 12h. Durante os intervalos das provas lusas, existe muito desporto para ver e esperam-se mais surpresas e boas prestações dos atletas.

Artigo revisto por Gonçalo Tristão Santos

Clara Maria Oliveira
Clara Maria Oliveirahttp://www.bolanarede.pt
A Clara percebeu que gostava muito de Desporto quando a família lhe dizia que estava há muito tempo no sofá a ver Curling. Para isso não se tornar uma prática sedentária, pegava na caneta e escrevia sobre o que via e agora continua a fazê-lo.                              A Clara escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Crystal Palace prepara revolução e aponta treinador espanhol ao lugar de Oliver Glasner

Oliver Glasner recusou a renovação de contrato e o Crystal Palace e o clube vira-se agora para Espanha. José Bordalás é o eleito para a próxima época.

Nuno Campos recupera desvantagem e alcança o melhor registo do Zalaegerszeg em 15 anos

Nuno Campos soma e segue e ao fim de cinco jogos sem perder, o Zalaegerszeg vive o seu melhor momento da última década e meia.

Mais uma baixa de peso no Arsenal: Ben White falha o Boxing Day e aumenta lista de desfalques

Ben White lesionou-se na semana passada e só deve regressar em meados de janeiro, desfalcando o Arsenal numa fase importante da época.

Jovem do Manchester United responde a críticas de Ruben Amorim… e apaga a publicação

Harry Amass não gostou que o português dissesse que ele estava a sentir dificuldades no empréstimo e postou uma foto com o prémio de melhor jogador do mês. O arrependimento veio logo a seguir.

PUB

Mais Artigos Populares

Gary Neville compara polémica de Mohamed Salah à saída de Cristiano Ronaldo do Manchester United: «Cristiano Ronaldo fez isso e eu não gostei nada»

Gary Neville comentou a atitude de Mohamed Salah, admitindo que os melhores do mundo têm uma mentalidade diferente, mas criticou o comportamento.

Basquetebol: Ex-NBA deixa o FC Porto ao fim de quatro meses

Axel Toupane chegou com estatuto de estrela, mas a ligação termina de forma repentina. O extremo francês fez apenas 10 jogos pelo FC Porto.

Philadelphia Union vende Jakob Glesnes ao LA Galaxy

Jakob Glesnes, figura histórica do clube, ruma a Los Angeles num acordo que pode render até 2 milhões de euros aos cofres do Philadelphia Union.