Tóquio 2020, Triatlo #1: Ponta final de Blummenfelt vale ouro

- Advertisement -

CORRER OU MORRER

Os 29.ºC da água do Odaiba Marine Park entusiasmaram tanto os 51 atletas de Triatlo que estes deram o mergulho inicial antes do tempo. Com a prova a ter o início marcado para as 6h30 de Tóquio, não foi só da cama que os participantes saltaram mais cedo. Foi assim necessário realizar uma nova partida que, à segunda, aconteceu dentro da normalidade.

O chileno Diego Moya tomou desde logo a dianteira da corrida. No entanto, no fim do segmento de natação, Vincent Luis, campeão do mundo em 2019 e 2020, já liderava após cumprir o primeiro quilómetro e meio em 17 minutos e 39 segundos. João Silva e João Pereira saíram da água em 14.º e 18.º, respetivamente.

A mudança da natação para o ciclismo dividiu o pelotão que até ali vinha estando bastante compacto. A primeira transição criou pequenos grupos, onde a cooperação era um fator necessário. Com o pesar das pedaladas, os conjuntos acabaram por se fundir.

Deste modo, 37 triatletas, encabeçado por nomes como Hayden Wilde, Vincent Luis, Jacob Birtwhistle, Marten van Riel Tyler Mislawchuk, Gustav Iden, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Jonathan Brownlee, Alex Yee, Mario Mola, Javier Gomez Noya, Fernando Alarza e os dois portugueses, tomaram a dianteira. Stefan Zachaus não estava para grandes ajuntamentos e abriu fuga. A movimentação do luxemburguês ficou marcada pelo insucesso. Andrea Salvisberg, a representar a Suíça, ousou também tentar escapar e foi mesmo ele que inaugurou a última modalidade, mas não tardou a ser alcançado.

A corrida foi o segmento que mais diferenciou os atletas. Com os pés em terra, mas com o sonho de atingir uma medalha, Alex Yee impôs um ritmo muito forte que reduziu o número de candidatos ao título olímpico.

Em termos de nomes mais conceituados no Triatlo, o britânico teve a companhia do seu compatriota Jonathan Brownlee, de Hayden Wilde e de Kristian Blummenfelt. Foi mesmo este último que nos metros finais se acabou por superiorizar. Blummenfelt acelerou e, ao olhar por cima do ombro, viu os seus adversários diretos ficaram longe o suficiente para não importunarem o abraçar da fita que consagrou a vitória.

Sem Alistair Brownlee, bicampeão olímpico de Triatlo em prova, o norueguês, número dois do mundo, conseguiu um tempo de 1:45:04 e arrecadou o ouro. Os restantes lugares do pódio ficaram guardados para Alex Yee, segundo classificado (+11 segundos), e Hayden Wilde, o terceiro a cruzar a meta (+20 segundos).

O primeiro português a terminar, ocupando a 23.ª posição, foi João Silva (+2:26). João Pereira ficou com o 27.º lugar (+2:59). Portugal continua sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos na vertente masculina do triatlo.

Foto de Capa: World Triathlon

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Fecho das inscrições para a Europa: FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem fazer alterações

FC Porto, Sporting, Benfica, Braga e Torreense já não podem inscrever mais jogadores nas suas listas para as competições europeias.

Athletic empresta Adama Boiro ao West Ham de Nuno Espírito Santo

O Athletic Club anunciou a cedência de Adama Boiro ao West Ham. O defesa espanhol vai ser orientado por Nuno Espírito Santo na atual temporada.

Estrela da Amadora garante contratação de Rodrigo Dudok

Rodrigo Dudok foi anunciado no Estrela da Amadora. O extremo chega por empréstimo do Racing Montevideo até ao final da temporada.

Dínamo Bucareste de Nuno Campos vence o Sporting Liesti para a Taça da Roménia

O Dínamo Bucareste, de Nuno Campos, venceu o Sporting Liesti por 4-1, na 1.ª jornada da fase de grupos da Taça da Roménia.

PUB

Mais Artigos Populares

Estrasburgo de Hugo Oliveira empresta Andrew Omobamidele ao Anderlecht de Vítor Bruno

O Anderlecht de Vitor Bruno garantiu o empréstimo de Andrew Omobamidele. O internacional irlandês deixou o Estrasburgo de Hugo Oliveira, num acordo sem opção de compra.

Francisco Conceição recebe o prémio de Golo do Ano da Serie A

Francisco Conceição venceu o prémio de Golo do Ano da Serie A 2025/26, graças ao remate apontado frente à Roma, no Estádio Olímpico.

Al Ittihad anuncia chegada de Richard Ríos por empréstimo do Benfica

O Al Ittihad já oficializou a chegada de Richard Ríos. Médio deixa Benfica por empréstimo sem opção de compra.