📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Tóquio 2020, Triatlo #1: Ponta final de Blummenfelt vale ouro

- Advertisement -

CORRER OU MORRER

Os 29.ºC da água do Odaiba Marine Park entusiasmaram tanto os 51 atletas de Triatlo que estes deram o mergulho inicial antes do tempo. Com a prova a ter o início marcado para as 6h30 de Tóquio, não foi só da cama que os participantes saltaram mais cedo. Foi assim necessário realizar uma nova partida que, à segunda, aconteceu dentro da normalidade.

O chileno Diego Moya tomou desde logo a dianteira da corrida. No entanto, no fim do segmento de natação, Vincent Luis, campeão do mundo em 2019 e 2020, já liderava após cumprir o primeiro quilómetro e meio em 17 minutos e 39 segundos. João Silva e João Pereira saíram da água em 14.º e 18.º, respetivamente.

A mudança da natação para o ciclismo dividiu o pelotão que até ali vinha estando bastante compacto. A primeira transição criou pequenos grupos, onde a cooperação era um fator necessário. Com o pesar das pedaladas, os conjuntos acabaram por se fundir.

Deste modo, 37 triatletas, encabeçado por nomes como Hayden Wilde, Vincent Luis, Jacob Birtwhistle, Marten van Riel Tyler Mislawchuk, Gustav Iden, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Jonathan Brownlee, Alex Yee, Mario Mola, Javier Gomez Noya, Fernando Alarza e os dois portugueses, tomaram a dianteira. Stefan Zachaus não estava para grandes ajuntamentos e abriu fuga. A movimentação do luxemburguês ficou marcada pelo insucesso. Andrea Salvisberg, a representar a Suíça, ousou também tentar escapar e foi mesmo ele que inaugurou a última modalidade, mas não tardou a ser alcançado.

A corrida foi o segmento que mais diferenciou os atletas. Com os pés em terra, mas com o sonho de atingir uma medalha, Alex Yee impôs um ritmo muito forte que reduziu o número de candidatos ao título olímpico.

Em termos de nomes mais conceituados no Triatlo, o britânico teve a companhia do seu compatriota Jonathan Brownlee, de Hayden Wilde e de Kristian Blummenfelt. Foi mesmo este último que nos metros finais se acabou por superiorizar. Blummenfelt acelerou e, ao olhar por cima do ombro, viu os seus adversários diretos ficaram longe o suficiente para não importunarem o abraçar da fita que consagrou a vitória.

Sem Alistair Brownlee, bicampeão olímpico de Triatlo em prova, o norueguês, número dois do mundo, conseguiu um tempo de 1:45:04 e arrecadou o ouro. Os restantes lugares do pódio ficaram guardados para Alex Yee, segundo classificado (+11 segundos), e Hayden Wilde, o terceiro a cruzar a meta (+20 segundos).

O primeiro português a terminar, ocupando a 23.ª posição, foi João Silva (+2:26). João Pereira ficou com o 27.º lugar (+2:59). Portugal continua sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos na vertente masculina do triatlo.

Foto de Capa: World Triathlon

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis o 3.º golo de Pavlidis e o momento de classe de Fredrik Aursnes no Moreirense x Benfica

O Benfica venceu o Moreirense por 4-0 na jornada 14 da Primeira Liga. Vangelis Pavlidis completou o hat-trick e Fredrik Aursnes apontou o 4-0.

Olheiro BnR | Mousa Al-Taamari

Mousa Al-Taamari é o jogador jordaniano no ativo com mais internacionalizações (85) e faz parte do período de ouro da sua nação.

José Mourinho após nova vitória do Benfica: «Temos tido a capacidade de esconder algumas limitações que temos, de evoluir nas coisas boas»

José Mourinho analisou o desfecho do Moreirense x Benfica. Águias ganharam fora de casa por 4-0 na Primeira Liga.

Objetivos diferentes, a mesma missão | FC Porto x Estrela da Amadora

Tendo em conta a capacidade do FC Porto em pressionar alto, o Estrela não pode voltar a cometer os erros que ocorreram frente ao Sporting.

PUB

Mais Artigos Populares

Vangelis Pavlidis após marcar 3 golos pelo Benfica: «É uma boa noite para nós e queremos continuar»

Vengelis Pavlidis analisou o resultado final do Moreirense 0-4 Benfica. Avançado grego marcou três golos na vitória encarnada.

Dinis Pinto e a derrota frente ao Benfica: «O jogo ficou marcado por alguns erros individuais, mas acima de tudo a equipa até teve...

Dinis Pinto analisou o resultado final do Moreirense x Benfica. Encontro referente à 14.ª jornada da Primeira Liga.

Eis os 4 destaques do Moreirense x Benfica

O Moreirense recebeu o Benfica no jogo da 14.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os principais destaques do encontro.