Tóquio 2020, Triatlo #1: Ponta final de Blummenfelt vale ouro

- Advertisement -

CORRER OU MORRER

Os 29.ºC da água do Odaiba Marine Park entusiasmaram tanto os 51 atletas de Triatlo que estes deram o mergulho inicial antes do tempo. Com a prova a ter o início marcado para as 6h30 de Tóquio, não foi só da cama que os participantes saltaram mais cedo. Foi assim necessário realizar uma nova partida que, à segunda, aconteceu dentro da normalidade.

O chileno Diego Moya tomou desde logo a dianteira da corrida. No entanto, no fim do segmento de natação, Vincent Luis, campeão do mundo em 2019 e 2020, já liderava após cumprir o primeiro quilómetro e meio em 17 minutos e 39 segundos. João Silva e João Pereira saíram da água em 14.º e 18.º, respetivamente.

A mudança da natação para o ciclismo dividiu o pelotão que até ali vinha estando bastante compacto. A primeira transição criou pequenos grupos, onde a cooperação era um fator necessário. Com o pesar das pedaladas, os conjuntos acabaram por se fundir.

Deste modo, 37 triatletas, encabeçado por nomes como Hayden Wilde, Vincent Luis, Jacob Birtwhistle, Marten van Riel Tyler Mislawchuk, Gustav Iden, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Jonathan Brownlee, Alex Yee, Mario Mola, Javier Gomez Noya, Fernando Alarza e os dois portugueses, tomaram a dianteira. Stefan Zachaus não estava para grandes ajuntamentos e abriu fuga. A movimentação do luxemburguês ficou marcada pelo insucesso. Andrea Salvisberg, a representar a Suíça, ousou também tentar escapar e foi mesmo ele que inaugurou a última modalidade, mas não tardou a ser alcançado.

A corrida foi o segmento que mais diferenciou os atletas. Com os pés em terra, mas com o sonho de atingir uma medalha, Alex Yee impôs um ritmo muito forte que reduziu o número de candidatos ao título olímpico.

Em termos de nomes mais conceituados no Triatlo, o britânico teve a companhia do seu compatriota Jonathan Brownlee, de Hayden Wilde e de Kristian Blummenfelt. Foi mesmo este último que nos metros finais se acabou por superiorizar. Blummenfelt acelerou e, ao olhar por cima do ombro, viu os seus adversários diretos ficaram longe o suficiente para não importunarem o abraçar da fita que consagrou a vitória.

Sem Alistair Brownlee, bicampeão olímpico de Triatlo em prova, o norueguês, número dois do mundo, conseguiu um tempo de 1:45:04 e arrecadou o ouro. Os restantes lugares do pódio ficaram guardados para Alex Yee, segundo classificado (+11 segundos), e Hayden Wilde, o terceiro a cruzar a meta (+20 segundos).

O primeiro português a terminar, ocupando a 23.ª posição, foi João Silva (+2:26). João Pereira ficou com o 27.º lugar (+2:59). Portugal continua sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos na vertente masculina do triatlo.

Foto de Capa: World Triathlon

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Diogo Dalot reflete sobre a carreira: «Nem de longe acharia que ia jogar no FC Porto e no Manchester United»

Em declarações à DAZN, Diogo Dalot mostrou-se orgulhoso da sua carreira, referindo que nunca imaginou ser o segundo jogador com mais tempo no Manchester United.

Presidente da MAG do Sporting faz primeiro ponto de situação do ato eleitoral: «Cerca de mil sócios já votaram»

João Palma, presidente da Mesa da Assembleia Geral do Sporting, fez o primeiro ponto de situação do ato eleitoral.

Imprensa turca avança que foram encontradas irregularidades nos contratos de José Mourinho e Kerem Akturkoglu com o Fenerbahçe

O Comité de Fair Play Financeiro da UEFA encontrou irregularidades nos contratos do Fenerbahçe com José Mourinho e o ex-Benfica Kerem Akturkoglu.

Avançado espanhol rendido a Vinícius Júnior: «Tem uma forma de jogar muito própria e não tem de agradar a toda a gente»

Rafa Mir, avançado do Elche, deixou rasgados elogios a Vinícius Júnior na antevisão ao encontro frente ao Real Madrid.

PUB

Mais Artigos Populares

Pep Guardiola responde às críticas após derrota frente ao Real Madrid: «Sempre que perco, boom»

Pep Guardiola recordou a pesada derrota por 3-0 frente ao Real Madrid e comentou as críticas de que foi alvo.

Arouca x Benfica: eis os onzes prováveis para a 26.ª jornada da Primeira Liga

O Arouca recebe o Benfica este sábado, na 25.ª jornada da Primeira Liga. Fica com os onzes prováveis das duas equipas.

André Silva quer voltar à Seleção para o Mundial 2026: «Está sempre na minha cabeça a ambição de voltar e contribuir»

Numa entrevista à Marca, André Silva analisou analisou a temporada no Elche e falou na ambição de regressar à Seleção Nacional para o Mundial 2026.