Tóquio 2020, Triatlo #1: Ponta final de Blummenfelt vale ouro

- Advertisement -

CORRER OU MORRER

Os 29.ºC da água do Odaiba Marine Park entusiasmaram tanto os 51 atletas de Triatlo que estes deram o mergulho inicial antes do tempo. Com a prova a ter o início marcado para as 6h30 de Tóquio, não foi só da cama que os participantes saltaram mais cedo. Foi assim necessário realizar uma nova partida que, à segunda, aconteceu dentro da normalidade.

O chileno Diego Moya tomou desde logo a dianteira da corrida. No entanto, no fim do segmento de natação, Vincent Luis, campeão do mundo em 2019 e 2020, já liderava após cumprir o primeiro quilómetro e meio em 17 minutos e 39 segundos. João Silva e João Pereira saíram da água em 14.º e 18.º, respetivamente.

A mudança da natação para o ciclismo dividiu o pelotão que até ali vinha estando bastante compacto. A primeira transição criou pequenos grupos, onde a cooperação era um fator necessário. Com o pesar das pedaladas, os conjuntos acabaram por se fundir.

Deste modo, 37 triatletas, encabeçado por nomes como Hayden Wilde, Vincent Luis, Jacob Birtwhistle, Marten van Riel Tyler Mislawchuk, Gustav Iden, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Jonathan Brownlee, Alex Yee, Mario Mola, Javier Gomez Noya, Fernando Alarza e os dois portugueses, tomaram a dianteira. Stefan Zachaus não estava para grandes ajuntamentos e abriu fuga. A movimentação do luxemburguês ficou marcada pelo insucesso. Andrea Salvisberg, a representar a Suíça, ousou também tentar escapar e foi mesmo ele que inaugurou a última modalidade, mas não tardou a ser alcançado.

A corrida foi o segmento que mais diferenciou os atletas. Com os pés em terra, mas com o sonho de atingir uma medalha, Alex Yee impôs um ritmo muito forte que reduziu o número de candidatos ao título olímpico.

Em termos de nomes mais conceituados no Triatlo, o britânico teve a companhia do seu compatriota Jonathan Brownlee, de Hayden Wilde e de Kristian Blummenfelt. Foi mesmo este último que nos metros finais se acabou por superiorizar. Blummenfelt acelerou e, ao olhar por cima do ombro, viu os seus adversários diretos ficaram longe o suficiente para não importunarem o abraçar da fita que consagrou a vitória.

Sem Alistair Brownlee, bicampeão olímpico de Triatlo em prova, o norueguês, número dois do mundo, conseguiu um tempo de 1:45:04 e arrecadou o ouro. Os restantes lugares do pódio ficaram guardados para Alex Yee, segundo classificado (+11 segundos), e Hayden Wilde, o terceiro a cruzar a meta (+20 segundos).

O primeiro português a terminar, ocupando a 23.ª posição, foi João Silva (+2:26). João Pereira ficou com o 27.º lugar (+2:59). Portugal continua sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos na vertente masculina do triatlo.

Foto de Capa: World Triathlon

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

James Rodríguez anuncia a saída da seleção da Colômbia

Aos 35 anos, James Rodríguez anunciou a retirada da seleção colombiana. O ex-FC Porto contabilizou 32 golos em 132 internacionalizações.

Embate entre históricos europeus | AC Milan x Benfica

Benfica e AC Milan já não têm o poderio de outrora, mas antecipa-se ainda assim um jogo interessante, com dois técnicos portugueses nos bancos.

José Mourinho e a vitória suada do Real Madrid: «Os meus jogadores não matam os jogos quando têm oportunidades»

O Real Madrid venceu o Elche em tempo de compensação, num duelo da 6.ª jornada da La Liga. José Mourinho reagiu ao resultado.

Portugal conquista a primeira vitória no EuroVolley 2026 frente à Macedónia do Norte

Portugal venceu a Macedónia do Norte por 3-0, na quinta jornada do EuroVolley 2026, com parciais de 25-13, 25-20 e 25-20.

PUB

Mais Artigos Populares

Carlos Espí volta a salvar o Real Madrid na visita ao Elche de Martín Anselmi: Eis os resultados do dia na La Liga

O Real Madrid deixou escapar uma vantagem de dois golos, mas Carlos Espí apontou o golo decisivo que garantiu uma vitória sobre o Elche por 3-2.

Ondrej Berka vai apitar o jogo de estreia do Torreense com o Lillestrom na Europa League

O jogo entre Torreense e Lillestrom já tem árbitro definido. Ondrej Berka vai apitar o primeiro encontro europeu na história da comitiva de Torres Vedras.

Flávio Gonçalves eleito o jovem do mês da Primeira Liga

À frente de Gianluca Prestianni e de Taichi Fukui, Flávio Gonçalves foi o jovem do mês da Primeira Liga com 33,33% dos votos.