Tóquio 2020, Triatlo #1: Ponta final de Blummenfelt vale ouro

- Advertisement -

CORRER OU MORRER

Os 29.ºC da água do Odaiba Marine Park entusiasmaram tanto os 51 atletas de Triatlo que estes deram o mergulho inicial antes do tempo. Com a prova a ter o início marcado para as 6h30 de Tóquio, não foi só da cama que os participantes saltaram mais cedo. Foi assim necessário realizar uma nova partida que, à segunda, aconteceu dentro da normalidade.

O chileno Diego Moya tomou desde logo a dianteira da corrida. No entanto, no fim do segmento de natação, Vincent Luis, campeão do mundo em 2019 e 2020, já liderava após cumprir o primeiro quilómetro e meio em 17 minutos e 39 segundos. João Silva e João Pereira saíram da água em 14.º e 18.º, respetivamente.

A mudança da natação para o ciclismo dividiu o pelotão que até ali vinha estando bastante compacto. A primeira transição criou pequenos grupos, onde a cooperação era um fator necessário. Com o pesar das pedaladas, os conjuntos acabaram por se fundir.

Deste modo, 37 triatletas, encabeçado por nomes como Hayden Wilde, Vincent Luis, Jacob Birtwhistle, Marten van Riel Tyler Mislawchuk, Gustav Iden, Kristian Blummenfelt, Henri Schoeman, Jonathan Brownlee, Alex Yee, Mario Mola, Javier Gomez Noya, Fernando Alarza e os dois portugueses, tomaram a dianteira. Stefan Zachaus não estava para grandes ajuntamentos e abriu fuga. A movimentação do luxemburguês ficou marcada pelo insucesso. Andrea Salvisberg, a representar a Suíça, ousou também tentar escapar e foi mesmo ele que inaugurou a última modalidade, mas não tardou a ser alcançado.

A corrida foi o segmento que mais diferenciou os atletas. Com os pés em terra, mas com o sonho de atingir uma medalha, Alex Yee impôs um ritmo muito forte que reduziu o número de candidatos ao título olímpico.

Em termos de nomes mais conceituados no Triatlo, o britânico teve a companhia do seu compatriota Jonathan Brownlee, de Hayden Wilde e de Kristian Blummenfelt. Foi mesmo este último que nos metros finais se acabou por superiorizar. Blummenfelt acelerou e, ao olhar por cima do ombro, viu os seus adversários diretos ficaram longe o suficiente para não importunarem o abraçar da fita que consagrou a vitória.

Sem Alistair Brownlee, bicampeão olímpico de Triatlo em prova, o norueguês, número dois do mundo, conseguiu um tempo de 1:45:04 e arrecadou o ouro. Os restantes lugares do pódio ficaram guardados para Alex Yee, segundo classificado (+11 segundos), e Hayden Wilde, o terceiro a cruzar a meta (+20 segundos).

O primeiro português a terminar, ocupando a 23.ª posição, foi João Silva (+2:26). João Pereira ficou com o 27.º lugar (+2:59). Portugal continua sem conquistar medalhas nos Jogos Olímpicos na vertente masculina do triatlo.

Foto de Capa: World Triathlon

Francisco Grácio Martins
Francisco Grácio Martinshttp://www.bolanarede.pt
Em criança, recreava-se com a bola nos pés. Hoje, escreve sobre quem realmente faz magia com ela. Detém um incessante gosto por ouvir os protagonistas e uma grande curiosidade pelas histórias que contam. É licenciado em Jornalismo e Comunicação pela Faculdade de Letras da Universidade de Coimbra e frequenta o Mestrado em Jornalismo da Escola Superior de Comunicação Social.

Subscreve!

Artigos Populares

Rio Ave ao ataque contra Gustavo Correia e Luís Ferreira depois da derrota contra o Gil Vicente: «Difícil compreender a dualidade de critérios e...

O Rio Ave perdeu contra o Gil Vicente na estreia na Primeira Liga. Jogo ficou pautado por polémica e vilacondenses criticaram arbitragem.

Ainda não é oficial e Darwin Núñez ‘confirma’ futuro reforço do Liverpool

Ronald Araújo vai ser emprestado pelo Barcelona ao Liverpool, mas ainda não é oficial. Darwin Núñez deixou mensagem.

FC Porto e AS Roma a chegar a consenso quanto a Rodrigo Mora: eis os valores

O FC Porto e a AS Roma estão em negociações por Rodrigo Mora, que pode ter mudança neste verão. Eis as últimas novidades.

Barcelona revela lesão de Kika Nazareth e tempo de paragem estimado

Kika Nazareth está lesionada e tem um tempo de paragem estimado de quatro semanas. Blaugrana publicam comunicado oficial.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Benfica autoriza Franjo Ivanovic a viajar para França

Franjo Ivanovic vai ser emprestado pelo Benfica ao Lens sem opção de compra. Águias autorizam avançado croata a viajar.

AC Milan de Ruben Amorim empresta lateral a Lyon de Paulo Fonseca

O AC Milan vai emprestar Zachary Athekame ao Lyon, num negócio sem cláusula de opção de compra. Nova experiência para o lateral.

Samuel Portugal diz adeus ao FC Porto mas mantém-se na Primeira Liga: eis o destino

Samuel Portugal vai deixar o FC Porto e rumar ao Gil Vicente. Guarda-redes de 32 anos realiza os exames médicos nesta segunda-feira.