📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Darnold há de sorrir

- Advertisement -

Terceira escolha do Draft 2018, Sam Darnold não teve dificuldades em afirmar-se como o quarterback titular dos New York Jets, mas, aos olhos de muitos, continua sem mostrar qualidade suficiente para justificar uma seleção tão madrugadora. Seria pouco sensato tentar argumentar que Darnold já demonstrou que vai ser uma estrela, mas também não faz sentido dar eco a visões de que a sua terceira época será de ‘tudo ou nada’.

Darnold tem progredido e, mesmo com lesões, as suas exibições vão ficando mais sólidas. Quem quer um quarterback já feito não o pode querer ir buscar ao Draft. Darnold é um projeto em desenvolvimento, tal como os Jets. E, o mais importante é que o crescimento, de jogador e equipa, seja sustentável e de longo prazo.

Obviamente que Darnold tem aspectos em que precisa de melhorar o quanto antes. Os dois principais aspectos em que tal se dá são as interceções e a corrida. No total das suas duas épocas na NFL, Darnold tem uma média de mais de uma interceção por jogo. Apesar de, no geral, os seus passes até serem bastante sólidos, com demasiada regularidade saem-lhe bolas que são verdadeiras ofertas ao adversário. Quanto à corrida, é uma arma que Darnold é muito relutante em usar, acabando por recorrer ao passe mesmo em situações em que se vê com via aberta para subir ele mesmo no terreno com a bola. Mesmo que esta não seja uma epecialidade sua, na NFL de hoje é fulcral que o QB não tenha receio de assumir essa responsabilidade de quando em vez e Darnold não o tem feito.

Contudo, Darnold ficaria certamente bem melhor na fotografia se a equipa em seu redor fosse de outro calibre, o que não tem sido o caso. A sua linha ofensiva é terrível e Darnold sofreu, respetivamente, 30 e 33 sacks nestes dois anos nos Jets e que até poderiam ser bem mais, mas Darnold resiste muito bem à pressão adversária, aliás, uma das suas melhores características. Por esse mesmo motivo, os Jets gastaram a sua escolha de primeira ronda no Draft deste ano num homem para o proteger, Mekhi Becton. Com este e mais um ou outro ajuste, esperemos que Darnold passe a ter maior tempo para definir jogadas.

Claro que o tempo para definir também é mais útil quando se tem opções para receber a bola e, nesse campo, os Jets fizeram uma revolução este ano, que poderá bem dar frutos. Para as jogadas de corrida, Bell tem agora a companhia de Gore e do versátil Perine, dando uma bem necessária profundidade de opções a RB.

Darnold terá, esta época, melhores opções para passar a bola
Fonte: New York Jets

E, para receber passes, os Jets também fizeram aquisições de qualidade. Escolhido na segunda ronda do Draft, Denzel Mims é a grande esperança para o futuro e há bastante entusiasmo com o que poderá dar aos Jets nos próximos anos. Mais experientes, Breshad Perriman e o duas vezes vencedor do Superbowl Chris Hogan, são contratações mais sonantes e que podem ter um impacto imediato. Nenhum dos dois é uma estrela, ainda que Hogan seja um jogador de grande calibre quando está num dia bom, mas em conjunto com Jamison Crowder dão a Darnold uma leque de opções de qualidade superior aquelas que tem tido até agora.

E não esqueçamos que Darnold é ainda bastante jovem, mais jovem, por exemplo, que a primeira escolha dos Drafts de 2020. Aos 23 anos, o QB dos Jets vai acumulando experiência, tem uma longa carreira pela frente e, acima de tudo, tem sempre mostrado progresso. Vivemos num tempo de imediatismo, mas, por vezes, as boas escolhas só se veem no longo prazo.

Com tempo, Darnold sorrirá. E, com ele, os fans dos Jets.

Foto de Capa: New York Jets

José Baptista
José Baptista
O José tem um amor eclético pelo desporto, em que o Ciclismo e o Futebol Americano são os amores maiores. É licenciado em Direito (U. Minho) e em Psicologia (U. Porto).

Subscreve!

Artigos Populares

Antigo candidato à presidência do Sporting pede saída dos leões da Taça de Portugal: «Tem o presidente Frederico Varandas a oportunidade clara de brilhar...

Pedro Pinto de Souto assumiu que o Sporting deveria retirar-se da Taça de Portugal, depois do ocorrido na partida frente ao Santa Clara.

Atenção: Benfica pode viver semana ‘infernal’ em janeiro

O Benfica vai realizar alguns jogos para várias competições durante o mês de janeiro. A equipa ainda está em todas as provas.

Estará o Braga arrependido? Roberto Fernández em grande pelo Espanyol

Roberto Fernández é um dos jogadores em destaque no Espanyol, o emblema revelação da presente edição da La Liga.

Real Madrid bate recordes em relação a vendas de camisolas

O Real Madrid vendeu pela primeira vez na sua história mais de três milhões de camisolas, levando a melhor sobre o Barcelona e o PSG.

PUB

Mais Artigos Populares

Rafa Silva integrou o último treino do Besiktas e pode estar na convocatória do próximo jogo frente ao Caykur Rizespor

Rafa Silva está em vias de voltar à ação pelo Besiktas. O avançado internacional português esteve integrado no último treino e pode ser convocado para o jogo frente ao Caykur Rizespor.

Jogou contra o Benfica para a Champions League e quer sair em janeiro

Antonio Vergara pode deixar o Nápoles no próximo mercado de transferências. O jogador quer sair do clube no mercado de inverno.

Lesionou-se frente no jogo frente ao Manchester United de Ruben Amorim e vai desfalcar o Bournemouth durante vários meses

O Bournemouth recebeu uma péssima notícia nesta sexta-feira. Tyler Adams sofreu uma lesão no ligamento da perna e vai falhar dois a três meses de competição.