📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Jogos Paralímpicos Tóquio 2020 #1: Medalheiro inaugurado a “peso” de bronze

- Advertisement -

Foi nesta madrugada e através do atleta de 20 anos natural de Mangualde, Miguel Monteiro, a competir na classe F40 na prova de lançamento do peso que a delegação lusitana, depois dos já cinco diplomas olímpicos conseguidos, somou o seu primeiro «metal» na presente edição do evento. Ele, que em conjunto com Beatriz Monteiro, foi porta-estandarte na cerimónia de abertura dos Jogos Paralímpicos Tóquio 2020.

Miguel partia para a competição recolhendo grandes e fortes hipóteses de angariar uma medalha, tanto quanto é possível vaticinar numa competição de tamanha magnitude! De reforçar que o jovem praticante luso ostentava o recorde mundial da especialidade, fixado na temporada passada e cifrado nos 11.01m. Convém frisar que o mesmo era campeão Europeu em título na variante.

Numa competição em que a anterior melhor marca mundial “caiu” por três ocasiões, Monteiro acabou por ter de se contentar com o bronze obtido através de um lançamento de 10.76m.

A prata seria conquistada pelo atleta iraniano, Garrah Tnaiash, ele que chegou a liderar durante grande parte do concurso, com uma marca de 11.15m. Enquanto que o atleta em representação do ROC (Comité Paralímpico Russo) Denis Gnezdilov lançando a 11.76m garantiu que se escutaria o hino da sua nação, alcançando uma nova melhor marca mundial.

 

Ver esta publicação no Instagram

 

Uma publicação partilhada por Paralímpicos (@paralimpicos)

Apesar do bronze, o português não escondeu a satisfação por obter uma distinção de tamanha valia, e logo num palco de excelência, claro está uma Paraolimpíada! No entanto, a ambição de Miguel é continuar a procurar bater sucessivamente as melhores marcas a nível mundial tendo por meta no futuro alcançar mais alegrias para o seu país. Destaque-se que, não obstante a sua ainda tenra idade, esta foi já a sua 2.ª participação nos Jogos, tendo fechado na 5.ª posição no Rio 2016.

Esta fantástica prestação valeu ao pupilo de João Amaral, que a princípio parecia fadado ao Futsal, um lugar na eternidade do desporto nacional, tornando-se no 93.º medalhado de sempre. Algo que fez com que o nosso pequeno, mas ultra competente país passasse a integrar a tabela dos 40 mais medalhados da história em Paraolimpíadas.

Contada mais uma história de sucesso para as cores de Cabral, resta-nos endereçar as maiores felicidades a todos os que para ela contribuíram, bem como desejar a melhor sorte a todos os nossos representantes.

O BnR continuará a contar-lhe tudo, sobre o certame.
Diogo Rodrigues
Diogo Rodrigueshttp://www.bolanarede.pt
O Diogo é licenciado em Ciências da Comunicação pela Universidade Lusófona do Porto. É desde cedo que descobre a sua vocação para opinar e relatar tudo o que se relaciona com o mundo do desporto. Foram muitas horas a ouvir as emissões desportivas na rádio e serões em família a comentar os últimos acontecimentos/eventos desportivos. Sonha poder um dia realizar comentário desportivo e ser uma lufada de ar fresco no jornalismo. Proatividade, curiosidade e espírito crítico são caraterísticas que o definem pessoal e profissionalmente.

Subscreve!

Artigos Populares

Camarões batem Gabão e abrem a CAN 2025 da melhor maneira

A seleção dos Camarões derrotou o Gabão por 1-0, na jornada de abertura da CAN 2025. Karl Etta Eyong fez o único golo do jogo.

José Faria aprova contratação de Sidny Cabral para o Benfica: «Pode claramente disputar com o Dahl à esquerda pela posição e podendo também jogar...

José Faria deixou elogios para a contratação de Sidny Cabral pelo Benfica. O antigo treinador do Estrela da Amadora falou das qualidades do lateral cabo-verdiano.

Costa do Marfim bate Moçambique com golo de um dos jogadores do Manchester United de Ruben Amorim

A Costa do Marfim derrotou Moçambique por 1-0, na jornada inaugural da CAN 2025. O único golo do jogo foi apontado por Amad Diallo.

Arábia Saudita volta a chamar por Bernardo Silva

Bernardo Silva está novamente a ser apontado à saída do Manchester City. O médio internacional português está na mira do campeonato da Arábia Saudita.

PUB

Mais Artigos Populares

Carta ao Pai Natal das Modalidades 2025

Mundo das Modalidades BnR, 24 de dezembro de 2025 Querido,...

Para a Primeira Liga estar atenta? Avançado não entra nas contas de Diego Simeone no Atlético Madrid

Carlos Martín regressou ao Atlético Madrid no último verão, mas não tem contado para Diego Simeone em 2025/26.

Antigo alvo do Benfica pode mudar-se em janeiro: avançado não deve prosseguir na La Liga

Manor Solomon não deve prosseguir ao serviço do Villarreal. O jogador já foi alvo do Benfica e está cedido ao Tottenham.