📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Linces perdem jogos mas ganham experiência

- Advertisement -

cab Rugby

A primeira etapa do Sevens World Rugby Series decorreu no passado fim-de-semana, no Dubai. Portugal partiu para os Emirados Árabes Unidos com António Aguilar ao comando (substituiu Pedro Netto como seleccionador nacional) e com uma jovem selecção, repleta de caras novas. Manteve-se o capitão Pedro Leal e a ele juntaram-se Tiago Fernandes, David Wallis, Francisco Vieira, Vasco Baptista, João Bello, Carl Murray, Pedro Silvério, João Antunes, Vasco Ribeiro, António Vidinha e Michael Andrade na convocatória lusa, deixando nomes como Nuno Sousa Guedes, Adérito Esteves e Gonçalo Foro, habitualmente presentes, de fora das principais escolhas.

O grupo dos Linces não se afigurava fácil, para além de Portugal constavam Nova Zelândia, Estados Unidos e França no grupo C da competição.

Logo a abrir a fase-de-grupos, a selecção nacional defrontou os Estados Unidos, vindo a perder por 45-14, com os ensaios portugueses a serem marcados por Carl Murray e Pedro Silvério e convertidos por Pedro Leal. Seguiu-se a poderosa selecção dos All Blacks, à qual apenas João Antunes conseguiu marcar pontos, através de um solitário ensaio. Os nova-zelandeses levaram os Linces por vencidos com um pesado 47-5. No último jogo desta fase encarámos a França, o adversário teoricamente mais acessível do nosso grupo. Carl Murray marcou – e converteu – um ensaio, mas os franceses venceram facilmente a selecção das quinas, com o resultado final a fixar-se nos 35-7.

Com três derrotas nos três jogos da fase-de-grupos, os jogadores lusos viram-se relegados para os quartos-de-final da Bowl, onde enfrentaram a Escócia. Os escoceses tiveram que suar para vencer os portugueses, que marcaram dois ensaios por João Bello e João Antunes (ambos convertidos por Pedro Leal), conquistando a vitória apenas no minuto final. 21-14 para a selecção da Escócia e Portugal mostrava uma grande evolução em relação aos primeiros jogos no torneio.

O capitão Pedro Leal comandou uma renovada selecção no Dubai. Fonte: Sevens World Rugby Series
O capitão Pedro Leal comandou uma renovada selecção no Dubai
Fonte: Sevens World Rugby Series

Uma vez chegados às meias-finais da Shield, seguia-se o confronto com o Canadá. Após uma boa primeira parte, Portugal sairia para os balneários a vencer por 12-14, com o primeiro ensaio a ser marcado e convertido por Carl Murray e o segundo a ser alcançado por Pedro Silvério e transformado por João Bello, no entanto não houve pernas para estancar a boa reacção canadense após o intervalo, com a selecção nacional a deixar-se vencer por 31-14.

Cinco jogos, cinco derrotas, o saldo final da primeira etapa do Circuito Mundial de Sevens. Um resultado que não agrada a Portugal, que, desta forma, apenas conquistou um ponto, mas facilmente explicado com a grande renovação na convocatória lusa. Durante o torneio conseguimos assistir a boas jogadas de envolvimento entre os Linces, a uma notória capacidade de evolução e a performances bastante agradáveis de atletas menos habituados a este nível, como é o caso de Pedro Silvério e João Antunes. Os mais experientes Pedro Leal e Carl Murray foram, no entanto, os jogadores-chave da prestação nacional.

Em relação à Cup, a principal taça, as ilhas Fiji foram as grandes vencedoras da primeira etapa do circuito, depois de derrotarem a selecção inglesa na final, por convincentes 28-17. Os fijianos até entraram na partida a perder, mas rapidamente foram em busca da vitória e marcaram os 28 pontos ainda na primeira parte. Na etapa complementar apenas tiveram que gerir o resultado, com os ingleses a esbarrar, inevitavelmente, na muralha defensiva imposta pelos oceânicos.

Foto de Capa: Portugal Rugby Sevens

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Triunfar para sonhar | Sporting x Club Brugge

Pouco mais de três semanas depois do empate do Sporting em Turim (1-1), diante da Juventus, os verdes e brancos preparam os seus motores para novo embate da Liga dos Campeões, desta vez no Estádio José Alvalade, diante do Club Brugge.

José Mourinho mantém números e continua 100% vitorioso contra o Ajax na carreira

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Emblema neerlandês é uma das vítimas prediletas de José Mourinho.

Amar Dedic vence na Champions League ao fim de 12 derrotas e manda para longe recorde negativo de ex-Sporting

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Amar Dedic venceu na prova ao final de 12 derrotas consecutivas.

PUB

Mais Artigos Populares

Ajax entra nos livros negros dos Países Baixos na Champions League depois da derrota com o Benfica

O Benfica venceu o Ajax por 2-0 na Champions League. Neerlandeses perderam os cinco primeiros jogos na prova.

Chelsea pode vir ‘pescar’ ao Dragão e levar 2 craques do FC Porto

O Chelsea pode avançar para as contratações de Samu Aghehowa e Victor Froholdt na janela de transferências de verão.

Vangelis Pavlidis com confiança em Franjo Ivanovic: «Pode mudar a negatividade que surge e não percebo porquê»

Vangelis Pavlidis analisou o duelo entre o Ajax e o Benfica, ganho pelas águias. Jogo da quinta jornada da Champions League.