Olheiro BnR: Du’Plessis Kirifi

- Advertisement -

Du’Plessis. Um nome que nos remete para o antigo capitão Springbok Morné du Plessis. Este último é, precisamente, a razão que levou Jack Kirifi, ex-jogador do Auckland Ponsoby Rugby Club, a chamar ao filho Du’Plessis, que, aos 23 anos, se vai exibindo a um excelente nível pelos Hurricanes.

Depois de ter praticado Futebol, Du’Plessis descobriu a sua paixão pelo desporto nacional neozelandês, o Rugby. Começou por representar a sua escola (Francis Douglas Memorial College), onde, no início, era médio de formação, mas rapidamente percebeu que a sua habilidade era a disputa de bola no breakdown. Como tal, passou a atuar na posição de flanqueador, lugar no qual se mantém até hoje.

Tornou-se capitão e acabou por se mudar para outra região da Nova Zelândia, mais precisamente, Waikato. Vestiu a camisola dos sub-19 do Waikato em 2016, equipa que também capitaneou e pela qual ganhou o Jock Hobbs Memorial National Title, e dos Chiefs, em 2017, participando nos jogos do plantel de desenvolvimento (o equivalente à equipa “B”).

A mudança não se revelou fácil para o jogador natural de New Plymouth. Afastou-se da família e sentiu muitas dificuldades em adaptar-se à nova realidade. Passou por um período de depressão e ansiedade, tendo, esta fase, culminado no consumo de álcool.

Conseguiu ultrapassar o seu problema psíquico e seguiu-se o Wellington, clube que disputa o campeonato nacional, a Mitre 10 Cup. Mais uma vez, assumiu o papel de capitão e, na época passada, chegou à final da competição, que acabou por perder frente ao Tasman Rugby. Apesar da sua tenra idade, mostrou-se um jogador muito preparado e completo, conseguindo, assim, captar a atenção de uma franquia do Super Rugby (competição de topo, a nível de clubes, no hemisfério sul), neste caso, os Hurricanes.

Du’Plessis Kirifi está em grande forma ao serviço dos Hurricanes
Fonte: Super Rugby/The Rugby Championship

Em fevereiro do ano transato, estreou-se na deslocação a Sidney, em que os Canes acabariam por vencer a equipa local, os Waratahs, por 20-19, num jogo que ficou decidido com um ensaio de Kirifi. Desde então tem sido aposta frequente de Jason Holland. Esta época, em seis jogos realizados, foi titular em cinco.

Du’Plessis é um típico jogador do Pacífico. Em termos defensivos, destaca-se por ser um placador exímio (está na 12.ª posição no que diz respeito ao número de placagens realizadas com um total de 64, em seis jogos) e por ser muito rápido sobre a bola no breakdown. A sua forte posição corporal no ataque à bola no jogo no chão faz, deste último, um grande recuperador de bolas, totalizando oito turnovers em seis partidas. É o sexto atleta com mais recuperações de bola na competição. Kirifi é, também, o terceiro jogador com mais penalidades forçadas, somando quatro.

No que toca ao aspeto ofensivo, é muito forte a transportar a bola e agressivo no ataque à linha da vantagem. Na presente temporada, já quebrou a linha por duas vezes e bateu seis defensores. Soma, ainda, um total de 164 metros percorridos com a bola nas mãos.

Com a lesão de Ardie Savea, Kirifi tem assumido o lugar de flanqueador do lado aberto nos Hurricanes, realizando exibições de grande qualidade, que lhe poderão valer uma convocatória para os All Blacks, agora treinados por Ian Foster.

Foto de Capa: Hurricanes

 

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Futebol Feminino: Camarões de Michaely Bihina fazem história e conquistam a CAN pela primeira vez

Michaely Bihina, guarda-redes do Benfica, foi titular na vitória dos Camarões por 3-0 frente ao Malawi, na final da CAN 2026.

Sporting empata com London City Lionesses no Algarve

O Sporting empatou com as London City Lionesses de Alexias Putellas. O encontro foi de carácter particular e terminou com empate a uma bola.

Jamie Vardy no Brasil? Eis o clube que está interessado e o abordou

O São Paulo está interessado em contratar Jamie Vardy a custo zero. Avançado inglês de 39 anos encontra-se livre no mercado.

Fafe vence no terreno do S. João Ver e Varzim derrota o Marco 09: Eis os resultados do dia na Liga 3

O Fafe viajou até casa do S. João Ver para vencer por 3-1 e o Varzim superou o Marco 09 por 2-1, em jogos da segunda jornada da Liga 3.

PUB

Mais Artigos Populares

Grémio de Luís Castro e Vasco da Gama de Pedro Emanuel sofrem derrotas pesadas: Eis os resultados do dia no Brasileirão

Na 23.ª jornada do Brasileirão, o Grémio foi derrotado por 3-0 frente ao Atlético Mineiro, assim como Vasco da Gama diante do Santos.

Braga a fechar médio do Barcelona por um valor superior aos 10 milhões de euros

O Braga aproxima-se da contratação de Tommy Marqués, jovem médio defensivo do Barcelona. Eis o ponto de situação.

Besiktas e Basaksehir iniciam campanha 2026/27 com vitórias caseiras: Eis os resultados do dia na Liga Turca

O Besiktas venceu o Eyuspor pela margem mínima e o Basaksehir bateu o Kocaelispor por 2-0, na primeira jornada da Liga Turca.