País de Gales 16-19 África do Sul: Springboks chegam à final pela 3.º vez na história

- Advertisement -

No segundo jogo das meias finais, País de Gales e África do Sul ficaram a conhecer o seu futuro na competição. Aos galeses restará o jogo frente à Nova Zelândia, aquele que definirá o terceiro e o quarto classificado da competição. Já os Springboks continuam na luta pela conquista do título mundial, ao enfrentar, na final, a Inglaterra, tal como aconteceu em 2007.

À entrada para o jogo, ambas as equipas apresentaram alterações no 15 titular. Warren Gatland optou por colocar Leigh Halfpenny no lugar do lesionado Liam Williams e fez voltar Jonathan Davies para o lugar de segundo centro. Do lado sul africano, destaque para a ausência do cotado ponta Cheslin Kolbe, substituído por S’busiso Nkosi, jogador dos Sharks de Durban.

A primeira parte ficou marcada pelo excessivo jogo ao pé. Este tipo de jogo revelou-se infrutífero, pois raras foram as vezes em que a equipa pontapeadora conseguiu tirar partido tático ou territorial.

A África do Sul apresentou uma linha defensiva muito forte. O seu jogo de contacto fez com que o portador da bola galês fosse projetado para trás, tirando partido territorial desta característica do seu jogo e fazendo com que os galeses não progredissem com a bola.

Os únicos pontos da primeira parte foram conseguidos através de pontapés aos postes. Dan Biggar e Handre Pollard estiveram à altura e converteram todos as penalidades em pontos. Venciam os Springboks por 9-6 ao intervalo.

O primeiro ensaio só apareceu nos segundos 40 minutos. Uma arrancada em que Damian de Allende conseguiu quebrar a linha da vantagem e só parou na área de validação galesa. A defesa do País de Gales mostrou-se muito passiva ao abrir o caminho do ensaio ao centro dos Stormers, que, ao bater três placadores adversários, dilatou a vantagem sul africana.

O ensaio de Damian de Allende
Fonte: Springboks

Os galeses não tardaram muito a responder. Com uma formação ordenada nos cinco metros adversários, o Pais de Gales apenas teve de fazer chegar a bola à ponta, onde estava Josh Adams. Mérito para as linhas atrasadas galesas que foram capazes de criar superioridade numérica no lado fechado. Estava feito o empate (16-16).

Tudo apontava para o empate, até que o jovem pilar Rhys Carre cometeu a penalidade que decidiu o jogo. Ao derrubar um maul, Handre Pollard aproveitou para somar mais três pontos com um pontapé aos postes. Mais um pontapé certeiro que valeu a passagem à final e a vitória por 19-16.

Rassie Erasmus terá agora a difícil tarefa de derrubar a Inglaterra, que vem de uma vitória histórica frente à poderosíssima Nova Zelândia. A final está marcada para sábado em Yokohama, às 9h (hora portuguesa).

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Árbitro inglês sobre Vinícius Júnior: «Não se ajudou a si próprio»

Mark Clattenburg, famoso antigo árbitro inglês, deixou críticas ao comportamento de Vinícius Júnior durante o Benfica x Real Madrid.

Vinícius Júnior coloca vídeo no TikTok com o golo marcado ao Benfica: «Os pretos no devido lugar»

Vinícius Júnior reagiu novamente ao encontro entre o Real Madrid e o Benfica, publicando o vídeo com o seu golo na partida.

Jamie Carragher ‘ataca’ José Mourinho: «Vindo de Mourinho, soa um pouco hipócrita»

Jamie Carragher deixou críticas à postura de José Mourinho, que não gostou do festejo de Vinícius Júnior do Benfica 0-1 Real Madrid.

Thierry Henry sai em defesa de Vinícius Júnior: «O Prestianni foi muito ‘corajoso’ ao colocar a camisa na boca»

Thierry Henry foi uma das vozes que saiu em defesa de Vinícius Júnior, O jogador do Real Madrid está a acusar Gianluca Prestianni de um ato racista.

PUB

Mais Artigos Populares

Nicolás Otamendi reage à derrota do Benfica e mantém silêncio sobre Gianluca Prestianni

Nicolás Otamendi já reagiu à derrota do Benfica contra o Real Madrid, assumindo que as águias vão em busca da reviravolta.

Álvaro Carreras reage à polémica do Benfica x Real Madrid: «Estamos juntos, irmão»

Álvaro Carreras saiu em defesa de Vinícius Júnior, que acusou Gianluca Prestianni de um ato racista durante o Benfica x Real Madrid.

Benfica qualificou-se apenas uma vez nas oito ocasiões que perdeu a primeira mão em casa

Após a derrota caseira por 1-0 frente ao Real Madrid, o Benfica tentará dar a volta à eliminatória, algo que conseguiu fazer apenas uma vez, em 1999.