📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rugby feminino à procura do seu lugar ao Sol

- Advertisement -

cab Rugby

Reflectir sobre a situação actual do Rugby feminino implica tentar compreender o que tem funcionado e o que ainda está errado. No entanto, quando este assunto é discutido surgem, geralmente, apenas duas conclusões básicas e opostas: para uns, o Rugby feminino está em grande evolução. Para outros, o lugar que ocupa é ainda insignificante.

E não poderemos retirar alguma verdade nas duas conclusões opostas? O Rugby feminino está em grande evolução, sim. No entanto, se me disserem que este ocupa já o lugar merecido no panorama do Rugby nacional, não poderei concordar.

Após anos de esforço, dedicação e empenho das atletas e equipas técnicas que fazem parte do rugby feminino federado, esta vertente conseguiu finalmente obter mais respeito e valorização.

No entanto, após vários anos a disputar o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Super Taça e o campeonato nacional de Sevens, sabe-se que tem sido difícil manter estas competições. E esta dificuldade em competir nesta vertente tem levado à desistência de várias atletas para outros desportos.

No entanto, tem sido também discutido o projecto da Academia de Sevens, que tem como objectivo preparar uma equipa para um possível apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016. Não será isto uma prova de que se continua a lutar e a acreditar no Rugby feminino?

Fotografia tirada no estágio da Selecção de Sevens  Fonte: Facebook.com/fpr.pt
Fotografia tirada no estágio da Selecção de Sevens
Fonte: Facebook.com/fpr.pt

A questão é que quem acredita nesta vertente são as pessoas que a praticam ou que estão já envolvidas na modalidade. Se depender apenas dessas pessoas, o Rugby estará realmente em grande evolução. Porque têm sido essas pessoas a lutar por ele e a não desistir, mesmo sem recursos.

No entanto, se o Rugby feminino não tem ainda o valor merecido não será por culpa de quem o pratica, dos clubes ou das suas equipas técnicas. Será apenas porque um desporto realmente já não depende apenas de quem o pratica. Depende também de apoios e investimentos. E depende também de se acabar com o preconceito que ainda existe que faz com que as empresas ainda não queiram apoiar a vertente feminina da modalidade.

Sara Rodrigues da Costa
Sara Rodrigues da Costa
A Sara é apaixonada pela escrita e ligada ao desporto desde sempre. Já praticou futsal. Mais tarde, cruzou-se com o Rugby na sua vida profissional e o bichinho ficou. Gosta de assistir a um bom jogo mas tem especial queda por torneios de Sevens                                                                                                                                                 A Sara não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico..

Subscreve!

Artigos Populares

Estrela da Amadora rejeita 4 milhões de euros por médio

O Estrela da Amadora rejeitou nos últimos dias uma proposta por Oumar Ngom. A oferta era de quatro milhões de euros.

FC Porto entre os clubes interessados por jovem que atua no Brasil

O FC Porto é um dos clubes atentos a Gustavo Zabarelli. Barcelona mostra forte interesse no jovem do São Paulo.

Geny Catamo após qualificação de Moçambique na CAN 2025: «Vamos continuar a fazer história»

Geny Catamo deixou mensagem nas redes sociais. Moçambique está qualificado para os oitavos de final da CAN 2025.

Benfica: Já é conhecida a lesão de João Veloso

João Veloso sofreu uma luxação anterior do ombro direito. Médio de 20 anos lesionou-se durante o Académico de Viseu x Benfica B.

PUB

Mais Artigos Populares

Matheus Nunes aborda tempos depois da saída do Sporting e diz: «Este é o momento mais feliz desde que cheguei a Inglaterra»

Matheus Nunes conta como está a ser experiência em Inglaterra: desde o tempo no Wolverhampton ao presente no Manchester City.

O plano estratégico do AVS SAD para tentar condicionar o FC Porto no Estádio do Dragão

O AVS SAD apresentou um plano estratégico estruturado no Estádio do Dragão, mas o início da segunda parte comprometeu os planos de João Henriques.

Manchester City muito perto de fechar alvo de Ruben Amorim: eis a situação

O Manchester City está a fechar a contratação de Antoine Semenyo. Avançado do Bournemouth tem estado em destaque na Premier League.