📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Rugby feminino à procura do seu lugar ao Sol

- Advertisement -

cab Rugby

Reflectir sobre a situação actual do Rugby feminino implica tentar compreender o que tem funcionado e o que ainda está errado. No entanto, quando este assunto é discutido surgem, geralmente, apenas duas conclusões básicas e opostas: para uns, o Rugby feminino está em grande evolução. Para outros, o lugar que ocupa é ainda insignificante.

E não poderemos retirar alguma verdade nas duas conclusões opostas? O Rugby feminino está em grande evolução, sim. No entanto, se me disserem que este ocupa já o lugar merecido no panorama do Rugby nacional, não poderei concordar.

Após anos de esforço, dedicação e empenho das atletas e equipas técnicas que fazem parte do rugby feminino federado, esta vertente conseguiu finalmente obter mais respeito e valorização.

No entanto, após vários anos a disputar o Campeonato Nacional, a Taça de Portugal, a Super Taça e o campeonato nacional de Sevens, sabe-se que tem sido difícil manter estas competições. E esta dificuldade em competir nesta vertente tem levado à desistência de várias atletas para outros desportos.

No entanto, tem sido também discutido o projecto da Academia de Sevens, que tem como objectivo preparar uma equipa para um possível apuramento para os Jogos Olímpicos de 2016. Não será isto uma prova de que se continua a lutar e a acreditar no Rugby feminino?

Fotografia tirada no estágio da Selecção de Sevens  Fonte: Facebook.com/fpr.pt
Fotografia tirada no estágio da Selecção de Sevens
Fonte: Facebook.com/fpr.pt

A questão é que quem acredita nesta vertente são as pessoas que a praticam ou que estão já envolvidas na modalidade. Se depender apenas dessas pessoas, o Rugby estará realmente em grande evolução. Porque têm sido essas pessoas a lutar por ele e a não desistir, mesmo sem recursos.

No entanto, se o Rugby feminino não tem ainda o valor merecido não será por culpa de quem o pratica, dos clubes ou das suas equipas técnicas. Será apenas porque um desporto realmente já não depende apenas de quem o pratica. Depende também de apoios e investimentos. E depende também de se acabar com o preconceito que ainda existe que faz com que as empresas ainda não queiram apoiar a vertente feminina da modalidade.

Sara Rodrigues da Costa
Sara Rodrigues da Costa
A Sara é apaixonada pela escrita e ligada ao desporto desde sempre. Já praticou futsal. Mais tarde, cruzou-se com o Rugby na sua vida profissional e o bichinho ficou. Gosta de assistir a um bom jogo mas tem especial queda por torneios de Sevens                                                                                                                                                 A Sara não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico..

Subscreve!

Artigos Populares

João Cancelo vai deixar o Al Hilal em janeiro e já dois principais candidatos a acolher o internacional português

O Inter Milão e o Barcelona são os principais interessados em João Cancelo. O lateral internacional português vai deixar o Al Hilal já no mercado de janeiro.

Chelsea pondera sobre o futuro de Enzo Maresca: mudança de treinador pode acontecer em breve

O lugar de Enzo Maresca está a ser colocado em dúvida. O técnico italiano tem acumulado maus resultados e o Chelsea pode afastar o treinador.

Al Ittihad de Sérgio Conceição volta a vencer com ajuda de avançado português

O Al Ittihad de Sérgio Conceição foi ao terreno do Neom vencer por 3-1, na jornada 12 da Liga da Arábia Saudita. Roger Fernandes fez um dos golos.

Pablo Felipe fechado no West Ham: eis os detalhes e o dinheiro que recebe o Gil Vicente… e o Famalicão

Pablo Felipe vai ser reforço do West Ham. O avançado de 21 anos deixa o Gil Vicente a troco de 20 milhões de euros. O Famalicão recebe metade do valor.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca garante: Benfica oferece 25 milhões de euros por alvo

O Benfica avança por Arseniy Batagov. Imprensa turca garante ter havido proposta de 25 milhões de euros ao Trabzonspor pelo defesa.

O 11 do Ano de 2025 do Futebol Nacional Feminino para a redação do Bola na Rede

A redação do Bola na Rede escolheu o melhor onze do ano do Futebol Nacional Feminino. Olhamos para as escolhas finais para a equipa de 2025.

FC Porto mais perto de segurar jovem promessa após interesse de clubes italianos

Gustavo Guerra deve continuar e renovar com o FC Porto. Conversações positivas decorrem entre as partes envolvidas.