Seis Nações ao som da velha rivalidade do Canal da Mancha

- Advertisement -

O Rugby internacional está de regresso, desta feita, com o Torneio das Seis Nações. À semelhança do sucedido na temporada transata, França e Inglaterra são os favoritos no que diz respeito à conquista do título.

De um lado, a Inglaterra de Eddie Jones tem dominado o rugby europeu, ao conquistar três das últimas cinco edições, além da recente vitória na Autumn Nations Cup. Apesar de ter um plantel de luxo à sua disposição, o selecionador australiano teve de fazer diversas mexidas na convocatória devido a lesões contraídas por jogadores como Joe Launchbury, Sam Underhill, Kyle Sinclair e Mako Vunipola.

Não obstante, a seleção da rosa parte, na minha opinião, como favorita à conquista do Torneio das Seis Nações. Os ingleses não prescindirão, certamente, do seu jogo pressionante (principalmente ao pé), largo e dominante no pack avançado.

Do outro lado, a França, desde o período em que Fabien Galthié assumiu o comando técnico dos gauleses, tem sido uma surpresa, não só pelos resultados alcançados, mas também pela mudança de paradigma que o ex-treinador do Toulon está a operar no Rugby francês.

A verdade é que a liderança do antigo médio de formação se tem revelado frutífera, na medida em que conseguiu construir um plantel mais profundo (em número e em qualidade). Além do mais, o estilo de jogo mudou profundamente, sobretudo no que toca ao aspeto defensivo. A chegada de Shaun Edwards teve um papel primordial, visto que foi capaz de montar uma defesa dominante e veloz. Aliada a esta qualidade, está a versatilidade e a imprevisibilidade da linha de três quartos. Ainda assim, Galthié não poderá contar com duas peças fundamentais no seu quinze: Romain Ntamack e Virimi Vakatawa (a linha de três quartos perderá fisicalidade sem o centro franco fijiano) falharão o Torneio das Seis Nações devido a lesão.

Se a França está numa fase de crescimento, País de Gales e Irlanda fazem o percurso inverso. Depois de conquistarem um grand slam em 2019, os galeses têm perdido muito crédito no seio do rugby europeu, tendo resultados muito aquém do esperado, quer no Torneio das Seis Nações, quer na Autumn Nations Cup. Ainda para mais, a qualidade do jogo diminuiu radicalmente. Ao rigor técnico e tático de Warren Gatland sucedeu-se um modelo impercetível de Wayne Pivac, que tem conduzido o País de Gales a resultados desastrosos.

Já a Escócia será, a meu ver, a surpresa da competição. Gregor Townsend prescindiu de Sam Johnson para dar lugar a Cameron Redpath na posição de centro. O jogador do Bath, que preferiu jogar pela Escócia em vez de representar Inglaterra, tem feito uma grande temporada ao serviço do Bath, seja a primeiro ou a segundo centro, sendo que também pode ser uma solução para médio de abertura.

O pontapé de saída dar-se-á sábado, com um Itália – França seguido da Calcutta Cup entre Inglaterra e Escócia.

Foto de Capa: Six Nations Rugby

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Benfica já ‘batizou’ Jakub Kaminski

O Benfica realizou durante esta quinta-feira um novo treino de pré-temporada. Jakub Kaminski integrou os trabalhos.

Mundial 2026: João Pinheiro nomeado para o Argentina x Suíça nos quartos-de-final

A FIFA nomeou João Pinheiro e os assistentes Bruno Jesus e Luciano Maia para o encontro dos quartos-de-final do Mundial 2026 entre Argentina e Suíça.

Sporting: Rui Borges surpreende com o posicionamento de Souleymane Faye

Souleymane Faye foi titular na partida entre o Sporting e o Torreense, jogo particular realizado durante esta quinta-feira.

Jonas recorda Jorge Jesus: «Tivemos um ano maravilhoso, mas depois ele vai para o rival e aí começa a guerra»

Jonas recordou a polémica saída de Jorge Jesus do Benfica para o Sporting numa entrevista à revista Sábado.

PUB

Mais Artigos Populares

Romário arrasa Carlo Ancelotti e exige a demissão: «Se fosse um treinador brasileiro, já o tinham destruído»

Romário exige a demissão de Carlo Ancelotti após a eliminação do Brasil frente à Noruega no Mundial 2026.

Paolo Di Canio deixa aviso a Ruben Amorim: «Não acredito que consiga conviver com Rafael Leão»

Paolo Di Canio voltou a deixar fortes críticas a Rafael Leão, duvidando que Ruben Amorim consiga lidar com o internacional português.

Central formado no FC Porto muito perto de se juntar a Bruno Lage no Al Diriyah

Diogo Leite vai deixar o Union Berlin após quatro épocas e assinar pelo Al Diriyah de Bruno Lage.