Super Rugby Aotearoa: Highlanders brilham no retorno da pandemia

- Advertisement -

Depois de mais de cem dias sem registar contágio local de coronavírus, a Nova Zelândia voltou a sentir os efeitos da pandemia. Assim sendo, o desporto também se viu afetado, na medida em que tiveram de ser implementadas diversas medidas para combater o surto da doença, tal como proibir a presença de adeptos nos estádios.

A cidade de Auckland tem sido a mais afetada, levando, deste modo, ao cancelamento do grande jogo da última jornada, aquele que colocaria frente a frente Blues e Crusaders. Para este embate, estavam vendidos 50000 ingressos, que esgotariam por completo o Eden Park. Por outro lado, o encontro entre Highlanders e Hurricanes foi realizado à porta fechada.

Já sob o silêncio do Forsyth Barr Stadium, os Highlanders venceram a franquia de Wellington por expressivos 38-21. Para tal, foi essencial a disciplina dos Landers no processo defensivo, ao conceder poucas penalidades e ao conquistar dez turnovers, número claramente superior à única recuperação de bola conseguida pelo conjunto da capital.

Como tem sido recorrente nesta competição, a equipa de Jason Holland não foi capaz de tirar partido de muitas das oportunidades criadas, ao contrário dos Highlanders, que foram pragmáticos nas suas visitas à área de 22 metros adversária.

Além do mais, a indisciplina e o desfasamento da line speed dos Hurricanes custou muitos pontos e perda de território.

Num jogo jogado a um ritmo elevado, foram muitas as quebras de linha e os offloads, sendo que Mitch Hunt foi umas das grandes figuras, não só nestes aspetos referidos, mas também na capacidade de interpretar a linha defensiva contrária e na tomada de decisão.

Além do defesa, Sio Tomkinson também realizou um jogo de grande qualidade. Tática e defensivamente, tem sido uma das peças mais importantes no 15 de Aaron Mauger, sendo um jogador muito seguro, seja com bola, seja sem a oval em seu poder.

A meu ver, Mitch Hunt foi o jogador da jornada, ao ser capaz de quebrar a linha por três vezes, de bater dois defensores, de percorrer 103 metros com a bola nas mãos e de marcar um ensaio. Ainda para mais, a sua explosão no ataque à linha da vantagem fez do próprio uma constante ameaça para a defesa dos Hurricanes.

Depois de dez semanas recheadas de jogos de grande nível e de estádios cheios, o Super Rugby Aotearoa foi a prova de que o Rugby neozelandês é o melhor do mundo, seja pela velocidade e pela qualidade do jogo, seja pelo ambiente criado em torno do desporto da bola oval.

Foto de Capa: Highlanders

Artigo revisto por Joana Mendes

Marco Minelli
Marco Minellihttp://www.bolanarede.pt
Natural de Lisboa, mas de origem italiana, a sua paixão é o Rugby. Está inserido na modalidade enquanto jogador e árbitro.                                                                                                                                                 O Marco escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

FIFA chama 1 árbitro português para o Mundial 2026

João Pinheiro é o único árbitro português que vai ao Mundial 2026. Já é conhecida a lista de árbitros europeias chamados para o torneio.

Harry Maguire quer mais investimento do Manchester United e aponta: «Este verão vai ser grande, mesmo muito grande»

Harry Maguire comentou a necessidade do Manchester United em investir no plantel. «Precisamos de mais jogadores, de mais qualidade».

Onde ver o Estrela da Amadora x Sporting que marca a 29ª jornada da Primeira Liga?

O Estrela da Amadora recebe o Sporting na 29.ª jornada da Primeira Liga. Jogo tem transmissão televisiva.

Qual foi o motivo para deixar Mohamed Salah fora do PSG x Liverpool? Arne Slot explicou

Arne Slot não utilizou Mohamed Salah no PSG x Liverpool. Técnico neerlandês dos Reds explicou a sua decisão.

PUB

Mais Artigos Populares

Luciano Spalletti e Juventus chegam a acordo para a renovação de contrato: eis os detalhes

Luciano Spalletti chegou a acordo para a renovação de contrato com a Juventus. Técnico continuará no clube.

Dominik Szoboszlai acredita na reviravolta do Liverpool: «Acho que posso falar em nome de todos»

Dominik Szoboszlai acredita na reviravolta do Liverpool frente ao PSG na Champions League. Reds perderam por 2-0.

Benfica lança novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros e propõe troca a investidores de 2023: eis os detalhes

A SAD do Benfica lançou um novo empréstimo obrigacionista de 40 milhões de euros, oferece uma taxa de juro de 4,65% para novos investidores e propõe uma troca com uma taxa de 5,75% a quem investiu em 2023.