Vitória frente ao Brasil e pouco mais

- Advertisement -

cab Rugby

Sem qualquer alteração em relação à convocatória de Las Vegas, os Linces partiram para Vancouver com a tarefa de limpar a fraca prestação da etapa anterior.

Com Quénia, Fiji e Samoa como adversários da fase-de-grupos, os portugueses sofreram um autêntico ”atropelo”, tal o desnível demonstrado em campo. Por partes: no primeiro jogo, Portugal enfrentou o Quénia e entrou bem na partida. No entanto, sem armas para derrubar o favoritismo queniano – selecção que tem crescido muito ao longo das etapas do circuito –, apenas João Bello protagonizou um toque de meta, contra sete dos africanos. O resultado foi de 43-5, e o pesadelo estava apenas a começar… No jogo seguinte, frente às Fiji, o insólito aconteceu: a falta de rigor defensivo e a incapacidade de reinvenção foram o tónico ideal para os fijianos fazerem o que quisessem da partida, e estes não se fizeram rogados: marcaram dez ensaios sem um único esboço de resposta. O jogo terminou com uma derrota duríssima para a selecção nacional (62-0), e os atletas saíram do relvado tão ou mais atónitos quanto os portugueses presentes a assistir ao descalabro. Por último, e frente à Samoa, começámos com um bom ensaio de Pedro Silvério, mas depressa colocámos o controlo do jogo nas mãos dos samoanos, que jogaram a seu bel-prazer até ao 43-7 final.

Saídos de um autêntico pesadelo – com muitas culpas no capítulo defensivo – enfrentámos a Inglaterra, que também infligiu uma pesada derrota aos Linces – 31-0. Garantimos uma das nossas piores prestações defensivas deste circuito. Foi então que o Brasil se intrometeu no caminho da armada lusitana e, finalmente, os Linces realizaram um jogo positivo. Mais concentração, mais garra, mais objectividade e uma linha defensiva mais coordenada deram o mote; a vitória chegou por acréscimo. Pedro Silvério, por duas vezes (com uma transformação de João Bello), e Tiago Fernandes fizeram os ensaios portugueses, contra um dos brasileiros. O jogo terminou a 17-7; Portugal conquistava, assim, o seu lugar na final da Taça Shield.

Os Linces não tiveram pedalada para contrariar o poderio queniano Fonte: World Rugby Sevens Series
Os Linces não tiveram pedalada para contrariar o poderio queniano
Fonte: World Rugby Sevens Series

Chegados à final e com uma oportunidade de ouro para marcar pontos face à Rússia, a equipa portuguesa correu sempre atrás do prejuízo, e os ensaios de Vasco Ribeiro e Fábio Conceição não foram suficientes para levantar a Taça – os russos venceram a partida por 17-10.

Quanto à Taça Cup, houve um duelo de titãs na final, com Nova Zelândia e África do Sul a realizarem uma excelente partida de Rugby. Os sul-africanos entraram melhor em campo, com um ensaio logo a abrir, mas a reacção neo-zelandesa não se fez esperar e os All Blacks responderam pouco depois com dois ensaios. A partir daí, ambas as formações ocuparam todos os espaços de forma exemplar, e só na recta final da partida houve mais mexidas no marcador, com um ensaio para cada lado. No final, a vitória sorriu, uma vez mais, à selecção da Nova Zelândia.

Foto de capa: Portugal Rugby 7s

Ana Cristina Silvério
Ana Cristina Silvériohttp://www.bolanarede.pt
A Ana Cristina é uma apaixonada pelo mundo do desporto. Do futebol ao Rugby, passando pelo ténis e pelo surf, gosta de assistir a quase todo o tipo de desportos, mas confessa que lhe dá um prazer especial que os atletas enverguem um leão rampante na camisola.                                                                                                                                                 A Ana não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Três anos depois, Erick Mendonça regressa ao Sporting: «Queria muito que o meu filho me visse de verde e branco»

O Sporting anunciou a contratação de Erick Mendonça. O universal português regressa ao clube após três temporadas ao serviço do Barcelona.

Jorge Jesus aponta ao topo: «Está na altura do mundo descobrir Portugal»

Esta quarta-feira, o novo selecionador nacional, Jorge Jesus, deixou uma mensagem para os adeptos portugueses nas redes sociais.

Didier Deschamps: «Ficámos aquém, mas pergunto-vos se o árbitro tem o nível necessário para uma semifinal»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Didier Deschamps assumiu a má exibição, mas questionou a arbitragem. 

Sporting: não aproveitou a segunda oportunidade e tem ordem de saída

Souleymane Faye prepara-se para abandonar o plantel do Sporting. O jogador não convenceu na posição de lateral direito.

PUB

Mais Artigos Populares

Mercado: Santos pode acelerar João Palhinha no Benfica

João Palhinha interessa ao Benfica e pode deixar o Bayern Munique. O conjunto alemão quer realizar algumas vendas.

Para serem aposta no futuro? Rui Borges estreou duas jovens promessas pelo Sporting

Rui Borges estreou duas jovens promessas na equipa principal do Sporting contra o Celtic: Rodrigo Dias e Gabriel Silva.

Luis de la Fuente e a passagem à final: «Era uma das melhores seleções do mundo contra a melhor equipa do mundo»

Espanha venceu França por 2-0 e está na final do Mundial 2026. Luis De la Fuente mostrou-se orgulhoso e deixou elogios a Dani Olmo e Rodri.