A continuidade dos Big 3

- Advertisement -

Novak Djokovic, Rafael Nadal e Roger Federer são, sem sombra de dúvida, lendas do ténis e do desporto mundial. Grupo de jogadores designado por Big 3, que tem no seu palmarés um total de 254 títulos (52 Grand Slams, 11 ATP Finals, 6 Davis Cups e 3 medalhas de ouro nos jogos olímpicos).

Porém, os anos vão passando e estes vão envelhecendo, surgindo várias perguntas nas cabeças dos amantes da modalidade: Quando Federer vai parar de jogar? Qual será o jogador com mais títulos de Grand Slam, quando os três se retirarem? Será que o Federer ainda vai ganhar mais algum Grand Slam? Até quando vão conseguir continuar a “dominar” o circuito? Vai existir algum jogador no futuro que poderá atingir os feitos que um dos Big 3 alcançou?

Algumas destas perguntas ninguém sabe responder, mas toda a gente tenta mandar o seu palpite, por isso ouvimos afirmações (boatos), como “O Federer vai-se retirar nos próximos Jogos Olímpicos porque só lhe falta a medalha de ouro na sua carreira” ou “O Djokovic depois de ter ganho o 15º Grand Slam, vai atingir os títulos em majors de Roger Federer”. Não passam de crenças e adivinhas, mas algo é certo, eles ganharam os últimos 9 Grand Slams, ou seja, a hegemonia ainda lhes pertence. Este ano, a final do Australian Open (1º Grand Slam do ano e único, até ao momento) foi entre o Novak Djokovic e o Rafael Nadal, apesar da vitória do sérvio em 3 sets só comprova que a idade para eles ainda não é problema.

Três jogadores com estilos de jogo bastante diferentes, cada um com as suas distintas personalidades e arrisco-me a dizer que Rafa é o melhor atleta, Novak é o mais completo e Roger é o mais perfeito, fazendo dos três juntos o que eu gosto chamar de divindade tenística. Tenistas que nasceram na mesma era defrontaram-se como nunca ninguém havia se defrontado e produziram uma rivalidade que não passaria nos sonhos de qualquer apaixonado pelo ténis, há 20 anos.

Duarte Vieira Silva
Duarte Vieira Silvahttp://www.bolanarede.pt
Jogador de ténis e um apaixonado pela modalidade, jogou todos os escalões do circuito nacional de ténis, tendo figurado em vários clubes do ténis português (Ginásio Clube Santo Tirso, Escola de Ténis da Maia, Clube de Ténis do Porto e Clube de Ténis de Braga). Neste momento, estuda Economia, na Universidade do Minho, mas não deixa de estar, constantemente, ligado ao mundo do ténis.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting continua a preparar próxima época e fecha venda em definitivo por 5 milhões de euros

O Augsburgo acionou a opção de compra por Rodrigo Ribeiro. Avançado deixa Sporting em definitivo e garante cinco milhões de euros aos leões.

Preço exigido afasta FC Porto de Joaquin Seys e leva dragões a olhar para o mercado para reforçar posição

O FC Porto deu mostras de interesse em Joaquin Seys. Ainda assim, Club Brugge pede 30 milhões de euros e leva dragões a olhar para o mercado.

West Ham confirma continuidade de Nuno Espírito Santo após descida ao Championship

Nuno Espírito Santo vai continuar no West Ham. Clube inglês confirmou manutenção do português no comando técnico.

Grupo L fechado: Panamá anuncia a lista de 26 convocados para o Mundial 2026

Já é conhecida a convocatória do Panamá para o Mundial 2026. Seleção orientada por Thomas Christiansen vai enfrentar Inglaterra, Croácia e Gana.

PUB

Mais Artigos Populares

Juventus mete 4 jogadores à venda depois de falhar Champions League e há internacional português em saldos no mercado

O futuro de Francisco Conceição pode não passar pela Juventus. Italianos têm quatro nomes à venda e o português é um deles.

Sporting quer segurar Geny Catamo e define preço do extremo depois do interesse renovado do milionário Como 1907

Geny Catamo é alvo do Como 1907. O extremo do Sporting destacou-se nesta época e o interesse dos italianos surge renovado.

Flamengo de Leonardo Jardim e Grémio de Luís Castro empata e vai ter de ir à ronda extra na Sul-Americana

Resultados distintos para Flamengo e Grémio na Taça Libertadores e Taça Sul-Americana. Equipas de Leonardo Jardim e Luís Castro seguem em frente.