Antevisão Masters 1000 Cincinnati: Um torneio repleto de desistências

modalidades cabeçalho

O Masters 1000 de Cincinnati, em Ténis, arranca esta semana, mas muitos tenistas já tinham desistido antes do mesmo começar. O Masters 1000 de Toronto também teve muitos abandonos antes do início da prova, com um maior destaque para as desistências de Jannik Sinner, Carlos Alcaraz, Jack Draper ou Novak Djokovic. O cenário em Cincinnati não é muito melhor, embora Sinner e Alcaraz estejam de regresso.

A lista de ausências é longa, Djokovic e Draper voltam a não participar e a eles juntam-se Grigor Dimitrov, Alexander Bublik, Sebastian Korda, Hubert Hurkacz, Matteo Berrettini, Laslo Djere, Jenson Brooksby e Nick Kyrgios. Os motivos destas desistências são distintos, Berrettini desistiu devido a lesão, enquanto Bublik e Brooksby preferem descansar mais um pouco.

Este torneio é um verdadeiro teste para o quarto e último Grand Slam da temporada, o US Open, que começa a 24 de agosto. O sorteio já está definido, onde os cabeças-de-série não jogam a primeira eliminatória da prova. Sinner e Alcaraz voltam a estar em lados opostos na chave e, consequentemente, só se podem defrontar na final.

Sinner é o campeão em título e, certamente, quer conquistar o seu primeiro título ATP Masters 1000 da temporada. O italiano deve estar moralizado, depois da vitória épica sobre Alcaraz, no All England Club. É o regresso à quadra do número um mundial que já conhece o seu adversário para a segunda eliminatória do torneio.

Sinner vai ter como adversário o colombiano Daniel Galán que bateu Vít Kopriva, por 6-2 e 6-4. Este foi o primeiro encontro da carreira de Galán no quadro principal de Cincinatti, que agora vai ter um teste de fogo contra Sinner.

No caminho até à final o campeão em título pode defrontar o seu compatriota Lorenzo Musetti, o norueguês, Casper Ruud e um dos anfitriões, Tommy Paul. Em teoria, não é um trajeto muito complicado para Sinner, que só perdeu por três vezes este ano, mas temos que esperar para ver qual é a versão que o italiano vai entrar, se vai dar o máximo ou se vai conter, porque o US Open está já aí.

Taylor Fritz é um nome a ter em conta. O norte-americano nunca passou dos quartos-finais, mas este ano pode ser diferente. Nesta temporada, venceu o ATP 250 de Estugarda e o ATP 250 de Eastbourne dois torneios de verão, mas em que o piso é de relva, o que não é um grande trunfo para esta prova, uma vez que o circuito de Cincinnati é jogado no piso duro.

O atual número quatro mundial, no ano passado, não teve a estreia desejável, após ter sido eliminado por Brandon Nakashima, pelos parciais de 6-4, 4-6 e 7-6 (4). Fritz ainda não sabe com que vai jogar, por isso, está à espera do vencedor da partida entre Borna Coric, campeão do Masters 1000 de Cincinnati em 2022, e Emilio Nava.

Outro norte-americano que pode surpreender é Ben Shelton. O tenista de 22 anos chega a Cincinnati em êxtase, depois de conquistar o seu primeiro título de Masters 1000 da carreira. Em Toronto, Shelton derrotou na final Karen Khachanov, com parciais de 6-7 (5), 6-4 e 7-6 (3). O recém-campeão de Toronto volta a entrar em ação contra Camilo Ugo Carabelli ou contra o veterano Kei Nishikori.

Alcaraz, ao contrário de Sinner, não tem um caminho fácil para chegar à final. O murciano poderá enfrentar adversários como Ben Shelton, o campeão do Cincinnati Open de 2021, Alexander Zverev, o campeão de 2019, Daniil Medvedev e o australiano, Alex de Minaur. O número dois mundial procura o seu primeiro título em Cincinnati, onde no ano passado foi eliminado na estreia pelo francês Gael Monfils.

Caso, o tenista espanhol vença no estado de Ohio, torna-se o campeão de seis títulos da ATP Tour, em simultâneo. De relembrar, que o jovem de 22 anos venceu, neste ano, em Roterdão, Monte Carlo, Roma, Roland Garros e Queen’s Club. O adversário de Alcaraz ainda não é conhecido, assim sendo temos de esperar pelo embate entre o italiano Mattia Bellucci e o bósnio Damir Dzumhur.

Está tudo a postos no renovado Lindner Family Tennis Center, onde a palavra do momento é desistência. Apesar dos inúmeros abandonos, espera-se um ténis de alta qualidade e a prova disso são os possíveis quartos-de-final. Se os favoritos vencerem os seus respetivos encontros podemos ter um duelo de italianos entre Sinner e Musetti e um embate entre Fritz e Holger Rune. Do outro lado da chave, um confronto de campeões entre Shelton e Zverev e Alex de Minaur a defrontar Alcaraz.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Sérgio Conceição aumenta contingente luso: os portugueses que treinam na Primeira Liga Saudita

Sérgio Conceição foi confirmado como novo treinador do Al Ittihad, juntando-se a uma longa lista de treinador portugueses na Arábia Saudita.

Atenção, Sporting: jogador do Tondela com luz verde para ser utilizado frente aos leões

Brayan Medina está a postos para ser utilizado pelo Tondela frente ao Sporting, apesar de ter sido expulso na última jornada.

Ruben Amorim recebe a melhor notícia desde que chegou ao Manchester United

Ruben Amorim conta com a total confiança de Jim Ratcliffe, investidor do Manchester United e atual dono da INEOS.

Sporting não perdoa e avança com processo contra André Villas-Boas

O Sporting anunciou que vai avançar com um processo disciplinar contra André Villas-Boas, depois das declarações do presidente do FC Porto.

PUB

Mais Artigos Populares

Victor Froholdt está em grande pelo FC Porto e é alvo de elogios: «Quando aos 19 anos já chamas a atenção de Mourinho é...

Victor Froholdt está a ser um dos destaques do FC Porto e foi alvo dos elogios do selecionador da Dinamarca, Brian Riemer.

Deco e futuro ponta de lança do Barcelona: «Talvez seja possível jogar sem um 9 típico»

Com o contrato de Robert Lewandowski a terminar no final da época, Deco garantiu que o clube não está obcecado com a ideia de contratar um ponta de lança e deixou em aberto a possibilidade de jogar sem um avançado tradicional.

Nuno Borges cai nos oitavos de final do Masters 1.000 de Xangai

Nuno Borges foi eliminado nos oitavos de final do Masters 1000 de Xangai, ao perder em dois sets contra o australiano Alex de Minaur.