📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Antevisão Roland Garros: O que podemos esperar sem Rafael Nadal?

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Entre os dias 25 de maio e 8 de junho, o mundo do ténis vai concentrar-se em França, mais precisamente em Roland Garros. O segundo Grand Slam da temporada está prestes a começar e espero que seja um torneio a fazer jus ao nome. Contudo, Roland Garros não vai contar com a participação de Rafael Nadal que venceu o torneio por 14 vezes com um recorde de 112 vitórias e quatro derrotas. Apesar de não termos “Rei do Saibro” em jogo, o torneio parisiense está mais aberto do que nunca. O sorteio já está definido e grandes jogos adivinham-se nas rondas finais.

https://twitter.com/rolandgarros/status/1925554631293198517

Muitas questões pairam no ar, tais como: Carlos Alcaraz revalida o título de campeão? Como Jannik Sinner vai se apresentar depois da derrota em casa? Novak Djokovic conquista, finalmente, o seu 100.º torneio ATP? Os portugueses vão chegar longe no torneio? Iga Swiatek estará em forma para defender o título? Estas e outras tantas questões serão respondidas nas próximas semanas.

O sorteio realizado pelo avançado do Paris Saint-Germain, Ousmane Dembele ditou que podemos ter uns quartos de final de muita categoria. De um lado, Sinner frente a Jack Drapper e Alexander Zverev contra Djokovic. Do outro lado, há a possibilidade de termos Taylor Fritz versus Lorenzo Musetti e o campeão em título de defrontar Casper Ruud.

https://twitter.com/rolandgarros/status/1925532469400416476

Carlos Alcaraz está em excelente forma, vem de Itália com a moral em alta depois do grande torneio que fez, e tem tudo para conquistar o seu 20.º troféu. O murciano teve um sorteio tranquilo em comparação com os principais rivais, mas vai ter um jogo complicado na primeira ronda ao defrontar o veterano japonês Kei Nishikori.

O regresso de Sinner a um Grand Slam vai ser complicado, devido ao sorteio que teve e também, há derrota na final do Open de Itália. O italiano está na mesma metade da chave que Novak Djokovic, Alexander Zverev e outros candidatos franceses. Na abertura do torneio, o número um do ranking ATP vai encontrar-se com o francês Arthur Rinderknech.

https://twitter.com/rolandgarros/status/1925604584216519130

O recém aniversariante, Novak Djokovic, vai tentar colocar um ponto final nesta espera que dura há 10 meses para vencer o seu o 100.º torneio ATP. Agora com 38 anos, o sérvio chega a Paris sem Andy Murray como treinador e tenta voltar ao seu melhor nível. A idade pode ser um entrave à conquista, mas este ano já mostrou que a qualidade ainda está lá. Djokovic vai defrontar o norte-americano Mackenzie McDonald na primeira partida do torneio.

Até ao momento, temos dois portugueses no quadro principal, Nuno Borges e Jaime Faria, mas podemos ter mais um. Henrique Rocha está a uma vitória de se juntar aos seus compatriotas. O atual 201 do ranking mundial derrotou Tomas Barrios Vera por 7-6 e 6-3 na segunda ronda do qualifying. Esta sexta-feira, joga contra o francês Luca Van Assche para chegar ao quadro principal.

https://twitter.com/tenisportugues/status/1925509039741419919

Nuno Borges ainda não tem adversário no Roland Garros e aguarda pelo fim da fase de qualificação para conhecer o seu oponente. O número um português poderá enfrentar Henrique Rocha na ronda inaugural. Borges se vencer a eliminatória, no jogo seguinte pode encontrar-se com Casper Ruud, finalista em 2022 e 2023. Jaime Faria já sabe quem é o seu primeiro adversário e não será um jogo fácil. O norte-americano, Jenson Brooksby é quem vai medir forças com o português. Recentemente, Brooksby venceu o Open de Houston, em terra batida.

Em relação ao sorteio feminino em Roland Garros, a atual detentora do troféu, Iga Swiatek, vai começar a sua campanha contra a tenista eslovaca Rebecca Sramkova. A polaca não está em boa forma e saiu do Top 3 mundial, na sequência das derrotas consecutivas em Madrid e Roma. Outro fator que vai tornar a revalidação do título complicada chama-se Aryna Sabalenka. As duas podem defrontar-se nas meias-finais e a bielorrussa, número um do ranking mundial, enfrenta Kamilla Rakhimova na ronda inaugural.

https://twitter.com/rolandgarros/status/1925565306421866922

Não é fácil, em Roland Garros, escolher um vencedor, nem no masculino, nem no feminino, até porque temos alguns outsiders que podem surpreender como Jack Draper, Lorenzo Musetti, Jakub Mensik, Francisco Cerúndolo, João Fonseca e Mirra Andreeva. O que eu mais quero é passar os meus dias a ver grandes jogos de ténis e que os tenistas portugueses cheguem o mais longe possível.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.