Antevisão Wimbledon | Alcaraz voltará a subir ao trono?

Carlos Alcaraz será tricampeão em Wimbledon? Jannik Sinner conquista o troféu pela primeira vez? Novak Djokovic tem uma palavra a dizer? Jack Draper vai surpreender? Os portugueses vão continuar a fazer história? Estas perguntas e outras tantas vão ser respondidas nas próximas semanas.

O torneio de Wimbledon realiza-se entre os dias 30 de junho a 13 de julho, no mítico All England Club. Este que é o terceiro Grand Slam da temporada e o único a ser disputado em campo de relva. O sorteio já está definido e Alcaraz evita os seus principais rivais, Sinner e Djokovic, para chegar à final.

Alcaraz pode entrar num lote restrito de tenistas que venceram pelo menos três títulos consecutivos em Wimbledon. Somente, quatro jogadores fizeram esse feito, foram eles Bjorn Borg, Pete Sampras, Roger Federer e Djokovic.

A estreia do número dois mundial vai ser na segunda-feira, 30 de junho, contra o tenista italiano Fabio Fognini, no court central. Estes dois jogadores já se defrontaram por duas vezes, onde Alcaraz saiu por cima em ambos os duelos. Curiosamente, os dois jogos foram disputados no Rio de Janeiro.

Caso, o jovem espanhol chegue à terceira ronda de Wimbledon, pode enfrentar Auger-Aliassime, nos oitavos de final Andrey Rublev ou Stefanos Tsitsipas, Holger Rune nos quartos de final, Taylor Fritz ou Alexander Zverev, atual número três do ranking mundial, nas meias-finais e na final os seus velhos conhecidos, Sinner ou Djokovic.

Apesar de, ter perdido o Open de Itália e o Open de França, ambos para Alcaraz, Jannik Sinner é sempre um dos favoritos a vencer o torneio de Wimbledon. O número um mundial nunca chegou à final e procura vencer o seu segundo Grand Slam da temporada.

Sinner chega ao All England Club depois de ser eliminado do ATP de Halle, na Alemanha, numa fase inicial do torneio. Este torneio é para muitos tenistas uma preparação para Wimbledon, uma vez que é jogado na relva.

O italiano vai enfrentar o seu compatriota Luca Nardi, na ronda inaugural. O caminho de Sinner até à final não será fácil, porque poderá defrontar Tommy Paul nos oitavos de final, Lorenzo Musetti nos quartos e Novak Djokovic ou Jack Draper nas meias-finais.

Novak Djokovic nunca deve ser descartado e, certamente, promete dar imensas dores de cabeça aos jovens sensação. O sérvio ainda sonha ser o jogador de singulares mais bem-sucedido da história do ténis. Neste momento, está empatado com a tenista australiana Margaret Court em 24 Grand Slams conquistados.

Djokovic desde 2018 tem sempre chegado à final. Contudo, nas últimas duas edições Alcaraz foi o seu calcanhar de Aquiles. O tenista de 38 anos, conquistou o seu primeiro torneio de Wimbledon em 2011 e só está a um troféu de igualar o rei do Centre Court, Roger Federer.

À semelhança do Open de França, Djokovic e Sinner voltam a estar no mesmo lado da chave e podemos ter um novo duelo épico entre dois dos melhores tenistas da atualidade. O tenista francês, Alexandre Muller, vai ser o seu primeiro adversário.

Jack Draper, atual número quatro mundial, é sem dúvida o preferido do público da casa. A última vez que um tenista britânico venceu o torneio de Wimbledon foi Andy Murray, em 2016. O bicampeão que se reformou no ano passado vai ser homenageado com uma estátua.

Draper tem feito uma boa temporada, venceu o seu primeiro ATP Masters 1000 em Indian Wells e chegou à final em Madrid, onde foi derrotado por Casper Ruud. O tenista de 23 anos é um dos poucos que pode dizer que já derrotou Carlos Alcaraz e Jannik Sinner.

Apesar de jogar em casa, Draper nunca passou da segunda eliminatória e só por uma vez chegou a uma meia-final de um Grand Slam, no Open dos Estados Unidos do ano passado. O primeiro jogo do britânico vai ser contra Sebastian Baez.

Em relação aos portugueses, a ronda inaugural de Wimbledon não vai ser nada fácil. Nuno Borges enfrentará o argentino Francisco Cerundulo, enquanto o tenista italiano, Lorenzo Sonego, é o adversário do estreante Jaime Faria.

Nuno Borges e Cerundulo só se defrontaram uma vez e foi, precisamente, em Wimbledon, em julho de 2023. Também, na ronda inaugural, o português perdeu, por 3-1 e ainda saiu lesionado desse jogo.

Jaime Faria fez uma qualificação épica ao eliminar Zsombor Piros, Marco Trungelliti e Kyrian Jacquet. O 117 no ranking mundial estreia-se no quadro principal de Wimbledon e tornou-se no terceiro português a ultrapassar a fase de qualificação depois de Nuno Marques e Frederico Gil.

Já está tudo preparado para um dos torneios mais aguardados e entusiasmantes para os fãs de ténis. Este torneio tem emoção do início ao fim e podemos ter uns quartos de final de enorme qualidade. Se os favoritos vencerem os seus respetivos jogos podemos ter Sinner contra Lorenzo Musetti e Draper versus Djokovic. Do outro lado da chave, há a possibilidade de termos um duelo entre Fritz e Zverev e um embate entre Rune e Alcaraz.

A arriscar num vencedor apostaria as minhas fichas em Carlos Alcaraz. A boa forma do espanhol é notória e em Wimbledon ele torna-se numa máquina demolidora. E não nos podemos esquecer que a sua moral está em altas depois daquela reviravolta épica contra Sinner no Open de França.

Gonçalo Carneiro
Gonçalo Carneiro
Gonçalo é licenciado em Ciências da Comunicação e encontrou na escrita o refúgio perfeito para se manter ligado ao mundo do desporto. Acredita que o jornalismo desportivo é o seu rumo ao estrelato.

Subscreve!

Artigos Populares

Eis os 3 destinos para o futuro de José Mourinho colocados em cima da mesa nas últimas semanas

José Mourinho não vai continuar no Fenerbahçe e a sua saída já foi oficializada. Nas últimas semanas, três destinos foram associados ao português, incluindo a seleção nacional.

Nunca José Mourinho tinha tido um trabalho tão curto no estrangeiro como no Fenerbahçe

José Mourinho deixou o Fenerbahçe após 62 jogos. O treinador português deixa os turcos com o trabalho mais curto de toda a carreira lá fora e o terceiro com menos tempo no seu todo.

Fenerbahçe junta-se à lista de 4 clubes com que José Mourinho não venceu qualquer título na carreira

José Mourinho já não é treinador do Fenerbahçe. O treinador português deixou o clube turco sem qualquer título conquistado após 62 jogos realizados.

Eis os números de José Mourinho no Fenerbahçe

José Mourinho deixou o Fenerbahçe após a eliminação do clube da Champions League. Técnico sai dos turcos no início da segunda temporada com quase 60% de vitórias no registo.

PUB

Mais Artigos Populares

Fenerbahçe anuncia saída de José Mourinho após eliminação da Champions League contra o Benfica

O Fenerbahçe comunicou a saída de José Mourinho. Treinador português deixa os turcos após falhar o objetivo Champions League diante do Benfica, no playoff.

FC Porto tem baixa de peso confirmada para o Clássico contra o Sporting

O FC Porto não vai poder contar com Pepê no Clássico. Extremo brasileiro continua fora por lesão ocular e não vai a jogo com o Sporting na quarta jornada da Primeira Liga.

Benfica aceita proposta do Burnley por Florentino Luís: eis os valores da transferência iminente

Florentino Luís está cada vez mais perto da saída para o Burnley. Águias deram luz verde à saída e já aceitaram a proposta inglesa que perfaz um total de 26 milhões de euros.