📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estoril Open – Dia 1: Armada portuguesa com sortes distintas

- Advertisement -

Dia agridoce para a armada portuguesa em prova no Millennium Estoril Open, o único torneio português na elite do ténis mundial. Pedro Sousa e João Domingues ultrapassaram as longas batalhas que tiveram pela frente, mas, por outro lado, Gastão Elias, Frederico Gil e João Monteiro, ficaram pelo caminho.

O dia começou com um “clássico”. Frederico Gil entrou no court à procura de um lugar no quadro principal deste Estoril Open. O tenista português, que foi finalista na “versão anterior” do torneio, em 2010, até entrou da melhor forma na partida, mas deixou-se trair pelo cansaço.

“Fred” Gil acabou por ceder frente ao norte-americano Tim Smyczek, pelos parciais de 6/4 e 6/2, depois de até ter tido dois pontos de break para 5/3. Infelizmente, e segundo admitiu o próprio na análise ao encontro, a quebra física fez-se notar e Gil foi baixando de rendimento, até acabar mesmo por sair derrotado.

Sorte inversa teve João Domingues, que garantiu um lugar no quadro principal, ao vencer Corentin Moutet, pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/3, ao cabo de 2h30 de encontro. Uma série de quebras de serviço, quer para um lado quer para o outro, fizeram com que o n.º 207 da hierarquia mundial conseguisse passar, pela segunda vez este ano, a fase de qualificação de um torneio ATP 250.

Pedro Sousa foi um dos destaques do dia
Fonte: Estoril Open

Pedro Sousa seguiu uma receita semelhante a João Domingues. No court principal, o tenista português, considerado um dos mais talentosos da sua geração, sofreu a bom sofrer, tendo terminado o encontro em notórias limitações físicas.

Apesar das mazelas, o esforço valeu a pena, com Pedro Sousa a levar de vencida a partida frente a Gilles Simon, ex-n.º 6 mundial, pelos parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 com 7-4 no decisivo tie-break, ao cabo de quase 3h de jogo. Com esta vitória, Pedro Sousa aguarda agora na segunda ronda por outro Sousa… o João, que tem ainda que ultrapassar a ronda inaugural, frente a Medvedev.

Pedro Sousa vê esse confronto com bons olhos, “quanto mais não seja por garantir a presença de um Sousa nos quartos-de-final”, disse, já recomposto, na sala de imprensa. O terceiro melhor tenista português da atualidade confessou ainda que, “não esperava chegar vivo ao final do encontro”, admitindo que a tática foi, “apenas sobreviver”.

Ainda no lote da armada lusa,  João Monteiro “lutou”, no court Cascais, frente a Ricardo Ojeda Lara, um tenista espanhol, muito experiente em Portugal, em torneios do nível mais baixo do circuito mundial.

No set inaugural, João Monteiro até conseguiu equilibrar o marcador no inicio, mas acabou por ceder por 6/3, mostrando, no entanto, que a lição estava bem estudada, como se veio a verificar no segundo parcial, onde conseguiu vencer por 6/2. Este foi o primeiro, em quatro encontros entre ambos, em que foi necessário disputar o set decisivo, com o espanhol a sair por cima, com um 6/3.

A encerrar o dia, no que toca ao lote de tenistas portugueses em prova, Gastão Elias pisou o court central para defrontar Alex De Minaur, o jovem australiano de 19 anos, que está em Portugal acompanhado pelo ex-n.º 1 mundial, Lleyton Hewitt e que se apresentou “intratável” em campo. De Minaur não deixou Elias “entrar” em jogo e venceu ao cabo de 90m por 6/3 e 6/1, marcando agora encontro com Kyle Edmund, um dos favoritos à vitória.

João Sousa entra em prova na terça-feira, dia que se encontra já esgotado, a partir das 15h, logo a seguir ao encontro de João Domingues. O Millennium Estoril Open decorre no Estoril até ao dia 6 de maio, no Clube Ténis do Estoril.

Foto de Capa: Estoril Open

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Pavlidis desafiado a escolher: qual o melhor golo e qual o golo mais importante que marcou no Benfica?

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica. Avançado grego falou sobre alguns dos golos pelas águias.

Pavlidis atinge marca especial no Benfica: «Não esperava já ter 50 golos»

Vangelis Pavlidis chegou aos 50 golos pelo Benfica. Avançado grego falou sobre alguns dos golos e reagiu a elogios de José Mourinho.

José Boto revelou ter tentado contratado avançado do FC Porto para o Flamengo

José Boto, diretor desportivo do Flamengo revelou que tentou contratar Borja Sainz. Extremo espanhol joga no FC Porto.

Imprensa inglesa revela que Tottenham tem 172 milhões de euros para gastar e há 1 alvo no FC Porto

O Tottenham quer realizar algumas alterações no seu plantel no próximo mercado de transferências. Samu Aghehowa é alvo dos ingleses.

PUB

Mais Artigos Populares

Marrocos e Mali empatam em jogo com 2 penáltis

Marrocos e Mali empataram a uma bola durante a noite desta sexta-feira, em jogo da segunda jornada da fase de grupos da CAN.

Sporting pode ter um problema sério com jogador emprestado: janeiro é para resolver tarefa complicada

O Sporting terá que resolver a situação de Biel. O jogador não entra nas contas de Rui Borges nem do Atlético Mineiro.

Boxing Day: Manchester United de Ruben Amorim vence Newcastle United com golaço de Patrick Dorgu

O Manchester United recebeu e venceu o Newcastle United por uma bola a zero, em jogo da 18.ª jornada da Premier League.