📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Estoril Open – Dia 1: Armada portuguesa com sortes distintas

- Advertisement -

Dia agridoce para a armada portuguesa em prova no Millennium Estoril Open, o único torneio português na elite do ténis mundial. Pedro Sousa e João Domingues ultrapassaram as longas batalhas que tiveram pela frente, mas, por outro lado, Gastão Elias, Frederico Gil e João Monteiro, ficaram pelo caminho.

O dia começou com um “clássico”. Frederico Gil entrou no court à procura de um lugar no quadro principal deste Estoril Open. O tenista português, que foi finalista na “versão anterior” do torneio, em 2010, até entrou da melhor forma na partida, mas deixou-se trair pelo cansaço.

“Fred” Gil acabou por ceder frente ao norte-americano Tim Smyczek, pelos parciais de 6/4 e 6/2, depois de até ter tido dois pontos de break para 5/3. Infelizmente, e segundo admitiu o próprio na análise ao encontro, a quebra física fez-se notar e Gil foi baixando de rendimento, até acabar mesmo por sair derrotado.

Sorte inversa teve João Domingues, que garantiu um lugar no quadro principal, ao vencer Corentin Moutet, pelos parciais de 6/4, 2/6 e 6/3, ao cabo de 2h30 de encontro. Uma série de quebras de serviço, quer para um lado quer para o outro, fizeram com que o n.º 207 da hierarquia mundial conseguisse passar, pela segunda vez este ano, a fase de qualificação de um torneio ATP 250.

Pedro Sousa foi um dos destaques do dia
Fonte: Estoril Open

Pedro Sousa seguiu uma receita semelhante a João Domingues. No court principal, o tenista português, considerado um dos mais talentosos da sua geração, sofreu a bom sofrer, tendo terminado o encontro em notórias limitações físicas.

Apesar das mazelas, o esforço valeu a pena, com Pedro Sousa a levar de vencida a partida frente a Gilles Simon, ex-n.º 6 mundial, pelos parciais de 6/3, 4/6 e 7/6 com 7-4 no decisivo tie-break, ao cabo de quase 3h de jogo. Com esta vitória, Pedro Sousa aguarda agora na segunda ronda por outro Sousa… o João, que tem ainda que ultrapassar a ronda inaugural, frente a Medvedev.

Pedro Sousa vê esse confronto com bons olhos, “quanto mais não seja por garantir a presença de um Sousa nos quartos-de-final”, disse, já recomposto, na sala de imprensa. O terceiro melhor tenista português da atualidade confessou ainda que, “não esperava chegar vivo ao final do encontro”, admitindo que a tática foi, “apenas sobreviver”.

Ainda no lote da armada lusa,  João Monteiro “lutou”, no court Cascais, frente a Ricardo Ojeda Lara, um tenista espanhol, muito experiente em Portugal, em torneios do nível mais baixo do circuito mundial.

No set inaugural, João Monteiro até conseguiu equilibrar o marcador no inicio, mas acabou por ceder por 6/3, mostrando, no entanto, que a lição estava bem estudada, como se veio a verificar no segundo parcial, onde conseguiu vencer por 6/2. Este foi o primeiro, em quatro encontros entre ambos, em que foi necessário disputar o set decisivo, com o espanhol a sair por cima, com um 6/3.

A encerrar o dia, no que toca ao lote de tenistas portugueses em prova, Gastão Elias pisou o court central para defrontar Alex De Minaur, o jovem australiano de 19 anos, que está em Portugal acompanhado pelo ex-n.º 1 mundial, Lleyton Hewitt e que se apresentou “intratável” em campo. De Minaur não deixou Elias “entrar” em jogo e venceu ao cabo de 90m por 6/3 e 6/1, marcando agora encontro com Kyle Edmund, um dos favoritos à vitória.

João Sousa entra em prova na terça-feira, dia que se encontra já esgotado, a partir das 15h, logo a seguir ao encontro de João Domingues. O Millennium Estoril Open decorre no Estoril até ao dia 6 de maio, no Clube Ténis do Estoril.

Foto de Capa: Estoril Open

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Florentino Pérez volta a atacar Barcelona: «É o caso mais grave que existe no futebol atual»

Florentino Pérez não esquece o caso Negreira. Presidente do Real Madrid voltou assim a atacar o Barcelona.

Tondela já reagiu ao jogo de loucos com o Nacional: «Desfecho tão imprevisível como complicada de traduzir em palavras»

O Tondela perdeu fora de casa com o Nacional por 3-1 para a Primeira Liga. Beirões já reagiram ao jogo de loucos.

Atenção, Ruben Amorim: Irmão de Kobbie Mainoo deixa recado em Old Trafford

Jordan, irmão de Kobbie Mainoo, deixou mensagem clara em Old Trafford. Médio do Manchester United tem sido tema de debate.

Dragão sobre estrelas | FC Porto 3-1 Estrela da Amadora

Numa noite chuvosa no Estádio do Dragão, o FC Porto venceu o Estrela da Amadora por 3-1, com dois golos de Samu e um de Francisco Moura

PUB

Mais Artigos Populares

Onde ver o Santa Clara x Sporting dos oitavos de final da Taça de Portugal

O Santa Clara recebe o Sporting nos oitavos de final da Taça de Portugal. Dois clubes reencontram-se depois do jogo na Primeira Liga.

Vasco Sousa e a lesão grave sofrida no Moreirense x Benfica: «Vou mostrar, mais uma vez, que estou nesta vida para vencer»

Vasco Sousa voltou a fraturar o perónio direito. Médio, emprestado pelo FC Porto ao Moreirense, deixou mensagem nas redes sociais.

Sporting prepara novo ataque por Yeremay Hernández em janeiro e tem trunfo na manga

O Sporting prepara a abordagem ao mercado de janeiro e tem a contratação de Yeremay Hernández como uma das prioridades. Extremo mais recetivo a saída.