Federer distribuiu dois milhões pelos colegas de equipa

- Advertisement -

cab ténis

“Esta vitória é para os rapazes” foram as palavras de Roger Federer depois de conquistar o ponto que deu à Suíça a Taça Davis 2014. Mas o campeão suíço não dedicou apenas a vitória aos seus colegas de equipa: distribuiu por eles os mais de dois milhões de dólares em prémios monetários.

Se acho justo? Acho. Se era “obrigado” a fazê-lo? Não. Obviamente, Federer só pôde conquistar o título da Taça Davis graças ao esforço e ao sacrifício dos seus colegas de equipa, que ao longo dos últimos anos foram mantendo a selecção numa zona onde sonhar com o titulo era possível.

Stanislas Wawrinka, por exemplo, jogou todas as eliminatórias desde há sete anos e foi o verdadeiro obreiro desta vitória, conquistando no primeiro dia uma importante vitória inaugural que pôs os franceses em sentido.

E se este ano Federer “pegou” na equipa e levou a mesma ao título – no verdadeiro sentido da expressão chegar, ver e vencer -, caso não fossem os seus compatriotas, o ex-nº1 do mundo não poderia ter conquistado esta competição.

A distribuição monetária dos dois milhões e 500 mil dólares que lhe foram atribuidos devido à vitória é assim mais do que justa e merecida pelos seus colegas de equipa, mas é também um reconhecimento sincero e despretensioso de alguém que queria conquistar este troféu “de coração” e não por questões monetárias ou de ranking.

Roger Federer entrou desde há uns tempos para cá numa fase diferente da sua carreira. Uma fase onde se procura, ainda assim, manter o mais competitivo possível, mas sem uma focalização extrema no ranking ATP e nos títulos. O que o suíço quer por agora é sentir-se a jogar bem e a poder jogar de igual para igual com Djokovic, Nadal, Murray e outros.

Federer procura, depois da Taça Davis, uma caminhada tranquila até aos Jogos Olímpicos do Rio de Janeiro, onde perseguirá o único título que lhe falta: a medalha de ouro individual. E embora continue a procurar chegar às rondas finais e aos jogos decisivos dos Grand Slams e dos grandes eventos, a falta de pressão que ele próprio coloca em si facilita muito mais essa tarefa.

Não esqueçamos no meio disto que Roger Federer tem actualmente 33 anos e 17 títulos do Grand Slam no bolso e está a menos de dois mil pontos do primeiro lugar mundial (o que significa a conquista de um Grand Slam, por exemplo), tendo jogado este ano 17 eventos do circuito ATP, mais eliminatórias da Taça Davis.

Roger Federer parte assim para o ano de 2015 sem pressão e com a confiança em alta, disposto a lutar por se intrometer na luta entre os mais “novos” mas não esquecendo que a Suíça continua bem representada por Wawrinka no topo dos rankings mundiais.

 

Foto: flickr.com

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Fechado: Já foi associado ao Benfica e está a caminho do Schalke 04

Robin Gosens vai ser emprestado pela Fiorentina ao Schalke 04 num negócio com obrigação de compra de 2,5 milhões de euros.

Espanha faz algo que nunca tinha sido feito em Mundiais

A Espanha é a primeira equipa a não sofrer golos em seis jogos numa só edição de Mundial. Bélgica foi a única seleção que marcou.

Benfica agenda mais dois particulares: Nova relva da Luz será testada

O Benfica anunciou que participará em mais dois particulares, agendados para os dias 24 e 31 de julho, com o objetivo de testar a nova relva e nivelar a carga competitiva.

Sporting tem mais um adversário nesta pré-temporada

O Sporting vai enfrentar o Portimonense num jogo-treino, marcado para segunda-feira de manhã (20 de julho).

PUB

Mais Artigos Populares

Thomas Tuchel e o plano para travar Lionel Messi: «Estive a pensar numa marcação homem a homem à moda antiga»

Thomas Tuchel realizou a antevisão à meia-final do Mundial 2026. Inglaterra enfrenta a Argentina às 20h desta quarta-feira.

Rodrigo Dias e a estreia pela equipa principal do Sporting: «Com muita entrega e compromisso, continuarei a dar tudo de mim por este clube»

Rodrigo Dias reagiu à sua estreia pela equipa principal do Sporting. Lateral esquerdo de 21 anos entrou frente ao Celtic.

Lionel Scaloni e o histórico do Inglaterra x Argentina: «Toda a gente recorda esse jogo e a atuação do Diego»

Lionel Scaloni realizou a antevisão à meia-final do Mundial 2026. Argentina enfrenta a Inglaterra às 20h desta quarta-feira.