Fim de época em Turim balança a corrida pelo verdadeiro «Rei» | Ténis

- Advertisement -

modalidades cabeçalho

O fecho da época de 2022 deu-se em Turim, nas Nitto ATP Finals. O evento contou com os melhores oito atletas, onde sobressaiu o domínio avassalador de Novak Djokovic, conquistador da presente edição da prova.

O Sérvio após uma longa e bastante atípica época tenística, onde viu-se restringido de grandes competições como o Open da Austrália e o US Open, mostrou-se com um rendimento muito apresentável e dominador sobre os seus adversários, durante todo o evento, em Itália.

Conseguiu fabulosas vitórias ainda que insuficientes para conquistar a posição número um mundial e destronar Carlos Alcaraz, o mais jovem tensita número um da história e já curta futura lenda da modalidade.

Pará além desta sua sexta conquista, Novak Djokovic recebeu outras excelentes notícias: a sua proibição imposta na Austrália foi levantada, e em 2023 poderá pisar o território australiano. Desse modo, poderá participar no Grand Slam de janeiro e ambicionar a sua décima conquista da carreira.

Djokovic sente a necessidade de vencer, pois deseja muito mais para a sua carreira. Sente nesta sua fase final, até mesmo para o seu legado , o fardo e o peso representativo que partilha com o tenista espanhol Rafael Nadal, quanto à procura do verdadeiro GOAT do ténis. Estes momentos finais ao mais alto nível em teoria , da competição ATP em que ambos competem saudavelmente, abre para 2023 um grande debate com grandes interrogações.

Conseguirá Djokovic fazer frente ao Grand slam de atraso que tem sobre Rafael Nadal? Poderá mesmo ultrapassar o espanhol quanto ao número de Grand Slams? Ou será o espanhol a distanciar-se na corrida estatística mais importante da modalidade?

Há muitas hipóteses e formulações, mas só será possível um desfecho , e em 2023 existirá grandes desenvolvimentos quanto a todos estes parâmetros. Durante este momento final de temporada, é possível dizer que Djokovic ganhou mais ímpeto sobre Nadal, e espera-se que o embalo conquistado meta-o em rota com títulos importantes na próxima época.

Nadal vai tentar inverter esta quinta marcha que Djokovic conseguiu criar, com Alcaraz no meio destes dois gigantes a procurar a sua contínua oportunidade de sucesso. O tenista de Maiorca sentiu muito a paragem de dois meses fora dos courts, e foi observável nas partidas que realizou em Itália, que culminaram em derrotas esperadas por causa do baixo ritmo físico. A sua sede e ambição em defender-se perante Djokovic e manter uma tendência ofensiva para 2023 continua presente, pois acredita muito na sua capacidade de superação e resiliência, que partilha para muitos milhões de aficionados, ao longo destes anos e que muitas conquistas lhe foram atribuídas.

Expecta-se um ano de 2023 em grande para o mundo tenístico! Uma época de emoções em todos os sentidos, onde a história será reescrita nas páginas dos livros da história. Já se sente o entusiasmo no ar pelos fãs , com o desejo que a bola amarela comece a ser erguida para rolar.

Foto de Capa: ATP Tour 

Vítor Vieira
Vítor Vieira
O Vítor tem 21 anos e é natural de Santa Maria da Feira. Estuda Comunicação Social em Coimbra. Colabora com o Bola na Rede para partilhar as suas ideias e opiniões, enquanto adquire experiência profissional. Gosta de Ténis, mas o seu desporto de eleição é o futebol. Com o seu FC Porto sempre no seu coração, escreve os artigos sempre com a mesma paixão.

Subscreve!

Artigos Populares

Filho de Maradona elogia McTominay: «Se o meu pai foi Deus, McTominay é Jesus»

Scott McTominay, estrela do Nápoles, voltou a receber elogios marcantes, desta vez comparado a Jesus por Diego Maradona Jr.

Ex-Bola de Ouro dá a sua opinião sobre Rafael Leão: «Ele não é um avançado»

A lenda do AC Milan, Andriy Shevchenko, falou sobre a adaptação de Rafael Leão a uma nova posição no ataque da equipa, destacando as dificuldades do processo.

Memphis Depay explica polémica no Corinthians

Memphis Depay, substituído ainda na primeira parte do empate entre Corinthians e Flamengo (1-1), esteve envolvido numa polémica ao ser apanhado no banco de suplentes a utilizar o telemóvel durante a segunda metade do jogo.

Ben White regressa aos convocados da Seleção Inglesa

Ben White, do Arsenal, regressa à seleção inglesa. O defesa foi convocado pela primeira vez desde que abandonou a concentração do Mundial 2022.

PUB

Mais Artigos Populares

Arsenal cai em Wembley e prolonga jejum de títulos

Este domingo, o Manchester City venceu o Arsenal por 2-0 pela final da Taça da Liga Inglesa. Os gunners já não vencem títulos hà mais de seis anos.

Imprensa internacional avança Zinédine Zidane como sucessor de Didier Deschamps na seleção francesa

Zinédine Zidane tem um acordo verbal com a Federação Francesa de Futebol para suceder a Didier Deschamps no comando da seleção francesa. O jornal 'Le Parisien' avança que a troca deverá acontecer logo após o final do Mundial 2026.

Luis Suárez elogiado: «Está em momento espetacular e oxalá desfrute»

Luis Suárez, avançado do Sporting, foi alvo de elogios de Néstor Lorenzo, atual selecionador da Colômbia.