Taça Davis: Foi o que tinha de ser

- Advertisement -

cab ténis

Foi o que tinha de ser. Federer jogou o jogo decisivo, venceu e deu a Taça Davis à Suíça. Mas atenção, o mérito é todo de Wawrinka. Foi ele que aguentou a Suíça durante os últimos sete anos e que permitiu que este domingo Federer conseguisse cumprir um dos últimos sonhos que tinha enquanto jogador de ténis.

No primeiro dia de competição foi mesmo Stanislas Wawrinka que cumpriu o que se pedia à equipa Suíça e derrotou Jo Wilfried Tsonga por três sets a um, mas mostrando sempre estar por cima do encontro e no domínio da situação. Nesse mesmo primeiro dia foi Roger Federer quem desiludiu frente a um Gael Monfils galvanizado por estar num grande palco e que mostrou estar sempre a controlar a partida, conseguindo vencer Federer com relativa facilidade e mostrando algumas das fragilidades do ex-n.º1.

As perspectivas não eram assim animadoras, tendo em conta que Federer estaria a braços com uma lesão nas costas e se mostrou uns furos abaixo do exigido na primeira partida que disputou. No segundo dia, pecado capital do capitão francês, Arnaud Clement, que colocou Benneteau e Gasquet frente a Federer e Wawrinka, que se uniram assim após um suposto desentendimento. A dupla suíça venceu, como era de esperar, com facilidade os franceses, colocando-se assim em vantagem para o terceiro dia de prova.

E se Gasquet já no Sábado não conseguiu contrariar Federer em pares, não seria de esperar que conseguisse fazê-lo no Domingo. Novo erro do capitão francês que, ao invés de colocar Tsonga ou Monfils, colocou novamente Gasquet, que perdeu novamente frente a Federer em três set’s, com um Roger que se exibiu a um nível totalmente diferente do que se pôde ver no primeiro dia de prova.

Feitas as contas, vitória para a Suíça, uma “vitória para os rapazes” como disse Federer no fim e sonho cumprido para o campeonissímo suíço, a quem fica agora a faltar apenas uma medalha de ouro individual nos Jogos Olímpicos.

Como escrito aqui há semanas, Federer quis, chegou e venceu conquistando assim a Taça Davis, num ano em que Stanislas Wawrinka foi decisivo e numa equipa que tem vivido às costas do n.º2 suíço.

Quanto aos franceses, nova oportunidade perdida para conquistar o 10.º titulo, mas a certeza de uma equipa consistente capaz de se bater perfeitamente com qualquer selecção mundial, mas, neste fim-de-semana, pedia o destino que fosse a Suíça a triunfar e, mesmo em Lille, foram os pupilos de Severin Luthi a triunfar e a conquistar assim a edição de 2014 da Taça Davis, sucedendo ao bi-campeonato da República Checa.

Recorde-se ainda que, para chegar ao título, a Suíça ultrapassou a Sérvia de Djokovic na 1ª ronda, o Cazaquistão de Golubev na 2ª e a Itália de Andreas Seppi na meia-final, vencendo todas as eliminatórias por 3-2.

Foto de Capa: Marianne Bevis (Flickr)

Miguel Dias
Miguel Dias
O Miguel jogou ténis durante mais de dez anos, sendo actual vice-presidente do clube ténis da sua terra natal, Almeirim. Para além disso, acompanha a modalidade desde 2008, tendo feito já a cobertura do Portugal Open, entre outros, e tendo sido já comentador convidado da Eurosport para a modalidade.                                                                                                                                                 O Miguel não escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Rodri no Barcelona: O casamento de milhões

O jogador que mais se aproximou das capacidades e do estatuto de Busquets acaba de desembarcar em Barcelona para assinar pelos catalães. O nome dele é Rodri Hernández.

Al Hilal escolhe sucessor de Darwin Núñez e trata-se de um nome de peso: valor da oferta já é conhecida

O Al Hilal está muito interessado em garantir a contratação de Ollie Watkins, ponta de lança que pertence aos quadros do Aston Villa.

Benfica: defesa central está perto da Luz e prepara-se para criar um problema

Alessandro Circati está muito perto de ser reforço do Benfica no presente mercado de transferências de verão.

Sporting em ação no mercado: leões analisam alternativa para posição carenciada

O Sporting está no mercado em busca de um novo lateral esquerdo, ainda que o nome de Moncef Zekri agrade à estrutura.

PUB

Mais Artigos Populares

FC Porto derrota o ABC (39-27) no jogo de apresentação aos seus adeptos

No jogo de apresentação do FC Porto aos seus adeptos, os azuis e brancos derrotaram o ABC por uns expressivos 39-27.

FC Porto leva nega por Santi Giménez: os valores da proposta apresentada pelos dragões

O FC Porto tentou a contratação de Santi Giménez nas últimas horas. O AC ilan rejeitou a proposta feita pelos dragões.

Lyon de Paulo Fonseca empata frente ao Fenerbahçe com golo de reforço: Eis os resultados de todos os jogos do play-off de acesso à...

O Lyon de Paulo Fonseca empatou na Turquia diante do Fenerbahçe com um golo de Openda, deixando a eliminatória da Champions por decidir.