João Sousa: faltou o quase

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Ainda não foi desta que João Sousa conseguiu o terceiro título de carreira a nível ATP. O português saiu derrotado da final do torneio de Auckland por Jack Sock com os parciais de 6-3, 5-7 e 6-3.

O vimaranense, que até esta final não tinha cedido qualquer set, voltou a tentar entrar dominador e a controlar os pontos logo desde a primeira pancada. No entanto, Jack Sock tinha exatamente os mesmos objetivos que o português: tirando partido do seu poderoso primeiro serviço e também da direita, o norte-americano soube sempre como comandar o encontro e, desta forma, retirar toda e qualquer iniciativa ao português.

No primeiro parcial, Sousa, que tinha vindo a apresentar altas percentagens de pontos ganhos com o primeiro e segundo serviço, conseguiu apenas 64% de sucesso com a primeira bola e 33% com a segunda. Se a estes números juntarmos o facto de a direita do português ter estado uns furos abaixo do que vinha sendo habitual, foi com alguma naturalidade que Sock venceu o primeiro set por 6-3.

Na segunda partida, e apesar de até ter sido o português a adiantar-se primeiro no marcador, a história parecia repetir-se. Mas, e com Sousa a apenas dois pontos da derrota, o encontro viria a mudar de destino. O conquistador, como é apelidado, elevou bastante o seu nível de seu jogo e assinou três jogos de forma consecutiva fechando o segundo set por 7-5.

João Sousa lutou, mas não conseguiu sair vitorioso Fonte: ASB Classic
João Sousa lutou, mas não conseguiu sair vitorioso
Fonte: ASB Classic

No terceiro e decisivo parcial, o português continuou bastante forte e conseguiu mesmo realizar o break logo nos primeiros jogos do set. Contudo, Sock renasceu das cinzas e pareceu entrar em estado de graça. Costuma-se dizer que um jogador joga o que o outro deixa jogar e neste caso foi exatamente isso que aconteceu.

João Sousa perde, desta forma, mais uma final de um torneio ATP. Todavia, penso que não há motivos para preocupação, bem pelo contrário. Apesar de não ter conquistado o título, este foi, na minha opinião, o melhor João Sousa que tive oportunidade de ver jogar. A agressividade de fundo do court, o jogo de pés e, talvez o mais importante, a estabilidade mental foram algumas das áreas do jogo do português que mais me impressionaram.

Resta agora levantar a cabeça e continuar a trabalhar. Não tenho dúvidas de que, salvo alguma contrariedade, o terceiro e tão desejado título ATP acabará por acontecer já mesmo em 2017.

Termino dizendo, porque acho que nunca é demais reforçá-lo, é, de longe, o melhor português de todos os tempos.

Foto de capa: ASB Classic

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ruben Amorim sobre craque do AC Milan: «Estamos verdadeiramente satisfeitos por tê-lo no grupo»

Ruben Amorim falou sobre a gestão de Luka Modric no AC Milan. Médio de 41 anos cumpre a sua segunda época no clube.

Ruben Amorim sobre Gonçalo Ramos: «Está a demonstrar o seu valor»

Ruben Amorim comentou desempenho de Gonçalo Ramos na Seleção Nacional. Técnico orienta o avançado no AC Milan.

Arranque perfeito: Jorge Jesus é o único novo selecionador europeu a somar três vitórias em três jogos

Entre nomes como Jurgen Klopp, Zinedine Zidane e Xavi Hernández, Jorge Jesus é o único dos novos selecionadores com um registo totalmente vitorioso.

Ruben Amorim e o AC Milan: «Ainda estamos longe de alcançar o nosso potencial, mas precisamos de tempo e de continuidade»

Lê várias declarações de Ruben Amorim sobre o AC Milan. Técnico português falou ainda sobre Gonçalo Ramos e Luka Modric.

PUB

Mais Artigos Populares

Colômbia de Richard Ríos e Luis Suárez derrotada pelo Paraguai

A Colômbia perdeu com o Paraguai por 1-0 num jogo particular. Richard Ríos e Luis Suárez foram titulares.

Brasileirão: Santos vence na casa do São Paulo com bis de ex-Benfica

O Santos venceu na casa do São Paulo por 2-1 para a jornada 21 do Brasileirão. Gabigol marcou os dois golos do triunfo.

Fredrik Aursnes assume culpa após derrota da Noruega: «A este nível és punido»

Um passe errado de Fredrik Aursnes resultou no primeiro golo de País de Gales na vitória sobre a Noruega por 2-1.