📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

João Sousa: faltou o quase

- Advertisement -

Cabeçalho modalidades

Ainda não foi desta que João Sousa conseguiu o terceiro título de carreira a nível ATP. O português saiu derrotado da final do torneio de Auckland por Jack Sock com os parciais de 6-3, 5-7 e 6-3.

O vimaranense, que até esta final não tinha cedido qualquer set, voltou a tentar entrar dominador e a controlar os pontos logo desde a primeira pancada. No entanto, Jack Sock tinha exatamente os mesmos objetivos que o português: tirando partido do seu poderoso primeiro serviço e também da direita, o norte-americano soube sempre como comandar o encontro e, desta forma, retirar toda e qualquer iniciativa ao português.

No primeiro parcial, Sousa, que tinha vindo a apresentar altas percentagens de pontos ganhos com o primeiro e segundo serviço, conseguiu apenas 64% de sucesso com a primeira bola e 33% com a segunda. Se a estes números juntarmos o facto de a direita do português ter estado uns furos abaixo do que vinha sendo habitual, foi com alguma naturalidade que Sock venceu o primeiro set por 6-3.

Na segunda partida, e apesar de até ter sido o português a adiantar-se primeiro no marcador, a história parecia repetir-se. Mas, e com Sousa a apenas dois pontos da derrota, o encontro viria a mudar de destino. O conquistador, como é apelidado, elevou bastante o seu nível de seu jogo e assinou três jogos de forma consecutiva fechando o segundo set por 7-5.

João Sousa lutou, mas não conseguiu sair vitorioso Fonte: ASB Classic
João Sousa lutou, mas não conseguiu sair vitorioso
Fonte: ASB Classic

No terceiro e decisivo parcial, o português continuou bastante forte e conseguiu mesmo realizar o break logo nos primeiros jogos do set. Contudo, Sock renasceu das cinzas e pareceu entrar em estado de graça. Costuma-se dizer que um jogador joga o que o outro deixa jogar e neste caso foi exatamente isso que aconteceu.

João Sousa perde, desta forma, mais uma final de um torneio ATP. Todavia, penso que não há motivos para preocupação, bem pelo contrário. Apesar de não ter conquistado o título, este foi, na minha opinião, o melhor João Sousa que tive oportunidade de ver jogar. A agressividade de fundo do court, o jogo de pés e, talvez o mais importante, a estabilidade mental foram algumas das áreas do jogo do português que mais me impressionaram.

Resta agora levantar a cabeça e continuar a trabalhar. Não tenho dúvidas de que, salvo alguma contrariedade, o terceiro e tão desejado título ATP acabará por acontecer já mesmo em 2017.

Termino dizendo, porque acho que nunca é demais reforçá-lo, é, de longe, o melhor português de todos os tempos.

Foto de capa: ASB Classic

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Ex-Benfica na mira do Real Bétis: jogador promete venda superior aos 20 milhões de euros

Franculino Djú está em grande ao serviço do Midtjylland. O jogador interessa ao Real Bétis, que procura um avançado.

Geovany Quenda: há novidades em relação à recuperação do jogador do Sporting

Geovany Quenda viajou este domingo para Londres, de maneira a ser operado a uma fratura no quinto metatarso do pé direito.

Estudiantes revalidam título da Taça dos Campeões da Argentina diante do Platense

O Estudiantes voltou a conquistar a Taça dos Campeões da Argentina com o triunfo por duas bolas a uma frente ao Platense.

Barcelona prepara alto investimento na defesa e há 5 nomes na lista

O Barcelona está convencido em avançar para a contratação de um defesa central, setor que conta com duas ausências.

PUB

Mais Artigos Populares

Sporting prepara Vitória SC sem 7 jogadores

O Sporting realizou durante este domingo mais um treino de preparação para o encontro frente ao Vitória SC, válido pela 15.ª jornada da Primeira Liga.

Vinícius Júnior foi assobiado no momento da sua substituição no duelo entre Real Madrid e Sevilha e já reagiu nas redes sociais

Vinícius Júnior foi assobiado em pleno Santiago Bernabéu durante a sua substituição no encontro. O brasileiro entrou em campo como capitão do Real Madrid.

Barcelona sofre nova baixa de peso no setor defensivo

Andreas Christensen sofreu uma rotura parcial do ligamento cruzado anterior durante o treino de sábado e já iniciou um plano de tratamento.