📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Majestático! Nuno Borges derrotou a lenda Rafael Nadal para vencer o seu primeiro título individual da categoria ATP na Suécia

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Nuno Borges fez história ao derrotar Rafael Nadal, melhor tenista em terra batida de todos os tempos, na final de um torneio realizado em terra batida, para vencer o seu primeiro título singular da categoria ATP, na Suécia: ATP 250 Bastad.

O tenista português, natural da Maia, tornou-se o segundo tenista de Portugal a vencer um torneio desta categoria na vertente singular. O outro? João Sousa, vencedor de quatro competições desta categoria, incluindo o ATP 250 Estoril de 2018.

O atleta nacional venceu um torneio que contou com nomes como Rafael Nadal, Andrey Rublev, Casper Ruud e Cameron Norrie.

PERCURSO DE NUNO BORGES ATÉ À FINAL

O tenista luso começou o torneio frente ao lucky loser Andrea Pellegrino, número 153 da hierarquia ATP, que ocupou o lugar do Francesco Passaro. Sobre esta partida, Nuno Borges venceu sem ceder qualquer set e ainda recuperou um 4-0 no segundo set, para vencer no tie-break.

No segundo encontro do torneio para Nuno, o tenista português defrontou o compatriota Henrique Rocha, naquele que foi o primeiro encontro entre tenistas portugueses num jogo da categoria singular ATP realizado fora de Portugal desde, curiosamente, Bastad de 2016, entre João Sousa e Gastão Elias.

Henrique Rocha levou a melhor no primeiro set, com Nuno Borges a empatar a partida no segundo set. No derradeiro set, Borges venceu por 6-0.

Nos quartos de final, Nuno Borges derrotou o tenista do Cazaquistão, Timofey Skatov, por 6-4 e 6-3.

Nas meias-finais, Nuno Borges entrou na quadra sabendo que Rafael Nadal já tinha garantido a outra vaga na final. Contra Thiago Tirante, que já tinha eliminado Andrey Rublev, Roberto Carballes Baena e o português Jaime Faria, o tenista natural da Maia, que participou nesta fase de um torneio da categoria ATP pela primeira vez na carreira, venceu a partida por  6-3 e 6-4.

21 DE JULHO DE 2024: O DIA QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DO TÉNIS PORTUGUÊS

Chegamos, caros leitores, ao encontro que todos esperávamos. Nuno Borges contra Rafael Nadal. Num lado, estava um tenista que nunca tinha jogado uma final singular da categoria, enquanto do outro lado estava um tenista que ia jogar a sua 131.ª final da carreira. Uma verdadeira história ‘David contra Golias’.

Rafael Nadal, que está a jogar o seu último ano como tenista profissional, jogava a sua primeira final desde Roland-Garros de 2022, onde derrotou Ruud para vencer o seu último dos 14 títulos neste Grand Slam. O tenista espanhol estava com muitas horas nas pernas neste torneio antes da final: jogou 4h01 nos quartos de final e 2h14 nas meias-finais.

Naquele que foi o primeiro encontro entre os dois tenistas, Nadal esteve longe do seu melhor e revelou o cansaço durante a partida.

Nuno Borges não estava no seu melhor nível quando servia a bola, mas aproveitou os serviços do Nadal para compensar o número que foi quebrado ao longo dos dois sets, especialmente nos pontos conquistados no segundo serviço (Borges venceu 60% e Nadal venceu apenas 28%).

Após quase 1h30 de jogo, Nuno Borges fechou o segundo set para vencer por 6-3 e 6-2 e conquistar, desta forma, o seu primeiro título individual da categoria ATP. Audaz! Um momento que fica, certamente, na história do ténis português.

Com esta vitória, Nuno Borges tornou-se no quarto jogador na história a derrotar Rafael Nadal, sem ceder qualquer set, numa final realizada em terra batida. Os outros tenistas a concretizar este feito foram Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray, três dos melhores tenistas de todos os tempos. Além do facto de que vai entrar novamente no top 50 da hierarquia da ATP: o tenista português vai subir 10 lugares e passará a ser o 41.° classificado.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Rui Borges: «O Blopa e os outros estiveram muito bem, aproveitaram a oportunidade. Não se podem meter em bicos de pés»

O Sporting venceu o Alverca por 5-1 e seguiu em frente na Taça da Liga. Rui Borges já reagiu ao desfecho do encontro.

Taça da Alemanha: terça-feira marcada por eliminação de 4 equipas da Bundesliga

Vários jogos dos 16avos de final da Taça da Alemanha realizaram-se durante esta terça-feira. Hoffenheim e Wolfsburgo ficaram pelo caminho.

Custódio Castro: «Foi triste regressar aqui»

O Alverca perdeu com o Sporting por 5-1 e foi eliminado da Taça da Liga. Custódio Castro já reagiu ao desfecho do encontro.

Sandro Lima: «Vamos tirar uma lição para o jogo de sexta-feira»

O Alverca perdeu com o Sporting por 5-1 e foi eliminado da Taça da Liga. Sandro Lima já reagiu ao desfecho do encontro.

PUB

Mais Artigos Populares

Eis os 5 destaques do Sporting x Alverca para a Taça da Liga

O Sporting venceu o Alverca por 5-1 e qualificou-se para a final-four da Taça da Liga. Fica com os principais destaques do jogo.

Sporting goleia Alverca e avança para a final-four da Taça da Liga

O Sporting venceu em casa o Alverca por 5-1 e qualificou-se para a final-four da Taça da Liga. Salvador Blopa e Quenda bisaram.

Taça do Rei: dia contou apenas com duas grandes surpresas

Realizaram-se durante esta terça-feira vários encontros dos 64avos de final da Taça do Rei. Real Oviedo e Las Palmas foram surpreendentemente eliminados.