Majestático! Nuno Borges derrotou a lenda Rafael Nadal para vencer o seu primeiro título individual da categoria ATP na Suécia

modalidades cabeçalho

Nuno Borges fez história ao derrotar Rafael Nadal, melhor tenista em terra batida de todos os tempos, na final de um torneio realizado em terra batida, para vencer o seu primeiro título singular da categoria ATP, na Suécia: ATP 250 Bastad.

O tenista português, natural da Maia, tornou-se o segundo tenista de Portugal a vencer um torneio desta categoria na vertente singular. O outro? João Sousa, vencedor de quatro competições desta categoria, incluindo o ATP 250 Estoril de 2018.

O atleta nacional venceu um torneio que contou com nomes como Rafael Nadal, Andrey Rublev, Casper Ruud e Cameron Norrie.

PERCURSO DE NUNO BORGES ATÉ À FINAL

O tenista luso começou o torneio frente ao lucky loser Andrea Pellegrino, número 153 da hierarquia ATP, que ocupou o lugar do Francesco Passaro. Sobre esta partida, Nuno Borges venceu sem ceder qualquer set e ainda recuperou um 4-0 no segundo set, para vencer no tie-break.

No segundo encontro do torneio para Nuno, o tenista português defrontou o compatriota Henrique Rocha, naquele que foi o primeiro encontro entre tenistas portugueses num jogo da categoria singular ATP realizado fora de Portugal desde, curiosamente, Bastad de 2016, entre João Sousa e Gastão Elias.

Henrique Rocha levou a melhor no primeiro set, com Nuno Borges a empatar a partida no segundo set. No derradeiro set, Borges venceu por 6-0.

Nos quartos de final, Nuno Borges derrotou o tenista do Cazaquistão, Timofey Skatov, por 6-4 e 6-3.

Nas meias-finais, Nuno Borges entrou na quadra sabendo que Rafael Nadal já tinha garantido a outra vaga na final. Contra Thiago Tirante, que já tinha eliminado Andrey Rublev, Roberto Carballes Baena e o português Jaime Faria, o tenista natural da Maia, que participou nesta fase de um torneio da categoria ATP pela primeira vez na carreira, venceu a partida por  6-3 e 6-4.

21 DE JULHO DE 2024: O DIA QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DO TÉNIS PORTUGUÊS

Chegamos, caros leitores, ao encontro que todos esperávamos. Nuno Borges contra Rafael Nadal. Num lado, estava um tenista que nunca tinha jogado uma final singular da categoria, enquanto do outro lado estava um tenista que ia jogar a sua 131.ª final da carreira. Uma verdadeira história ‘David contra Golias’.

Rafael Nadal, que está a jogar o seu último ano como tenista profissional, jogava a sua primeira final desde Roland-Garros de 2022, onde derrotou Ruud para vencer o seu último dos 14 títulos neste Grand Slam. O tenista espanhol estava com muitas horas nas pernas neste torneio antes da final: jogou 4h01 nos quartos de final e 2h14 nas meias-finais.

Naquele que foi o primeiro encontro entre os dois tenistas, Nadal esteve longe do seu melhor e revelou o cansaço durante a partida.

Nuno Borges não estava no seu melhor nível quando servia a bola, mas aproveitou os serviços do Nadal para compensar o número que foi quebrado ao longo dos dois sets, especialmente nos pontos conquistados no segundo serviço (Borges venceu 60% e Nadal venceu apenas 28%).

Após quase 1h30 de jogo, Nuno Borges fechou o segundo set para vencer por 6-3 e 6-2 e conquistar, desta forma, o seu primeiro título individual da categoria ATP. Audaz! Um momento que fica, certamente, na história do ténis português.

Com esta vitória, Nuno Borges tornou-se no quarto jogador na história a derrotar Rafael Nadal, sem ceder qualquer set, numa final realizada em terra batida. Os outros tenistas a concretizar este feito foram Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray, três dos melhores tenistas de todos os tempos. Além do facto de que vai entrar novamente no top 50 da hierarquia da ATP: o tenista português vai subir 10 lugares e passará a ser o 41.° classificado.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Tottenham amplia vantagem diante do PSG com novo golo de bola parada

O Tottenham está a vencer o PSG por 2-0. Cristian Romero marcou o segundo golo dos spurs, na sequência de mais uma bola parada. A equipa inglesa está perto de conquistar a Supertaça Europeia pela primeira vez na história.

Liverpool fecha contratação de defesa de 18 anos por 35 milhões de euros

Giovanni Leoni está muito próximo de reforçar o Liverpool. Os reds estão dispostos a pagar 35 milhões de euros para garantir o defesa italiano.

Tottenham abre a contagem frente ao PSG na Supertaça Europeia

Micky van de Ven abriu o marcador e colocou o Tottenham em vantagem sobre o PSG na Supertaça Europeia. Na sequência de um livre, João Palhinha rematou para grande defesa de Chevalier e, na recarga, o defesa abriu o marcador para os spurs.

Axel Witsel termina ligação ao Atlético Madrid e assina pelo Girona

Axel Witsel terminou a ligação ao Atlético Madrid e assinou pelo Girona por uma temporada, com mais outra de opção. Axel Witsel também já representou o Borussia Dortmund, Tianjin Tianhai, Zenit, Benfica e Standard Liége.

PUB

Mais Artigos Populares

Bayern Munique leva nova nega por Nick Woltemade: eis os valores em cima da mesa

O Bayern Munique voltou a ver rejeitada uma proposta por Nick Woltemade. O avançado internacional alemão pertence aos quadros do Estugarda.

AC Milan contrata internacional belga que chegou a ser associado ao Sporting

O AC Milan anunciou a contratação de Koni De Winter. O defesa belga assinou um contrato até 2030 com o conjunto rossoneri. O central de 23 anos chegou a ser associado ao Sporting neste mercado de transferências

Vitória SC encaminha saída de Toni Borevkovic para a Turquia

Toni Borevkovic está mais perto da saída do Vitória SC. O defesa-central croata deve ser reforço do Samsunspor.