Majestático! Nuno Borges derrotou a lenda Rafael Nadal para vencer o seu primeiro título individual da categoria ATP na Suécia

modalidades cabeçalho

Nuno Borges fez história ao derrotar Rafael Nadal, melhor tenista em terra batida de todos os tempos, na final de um torneio realizado em terra batida, para vencer o seu primeiro título singular da categoria ATP, na Suécia: ATP 250 Bastad.

O tenista português, natural da Maia, tornou-se o segundo tenista de Portugal a vencer um torneio desta categoria na vertente singular. O outro? João Sousa, vencedor de quatro competições desta categoria, incluindo o ATP 250 Estoril de 2018.

O atleta nacional venceu um torneio que contou com nomes como Rafael Nadal, Andrey Rublev, Casper Ruud e Cameron Norrie.

PERCURSO DE NUNO BORGES ATÉ À FINAL

O tenista luso começou o torneio frente ao lucky loser Andrea Pellegrino, número 153 da hierarquia ATP, que ocupou o lugar do Francesco Passaro. Sobre esta partida, Nuno Borges venceu sem ceder qualquer set e ainda recuperou um 4-0 no segundo set, para vencer no tie-break.

No segundo encontro do torneio para Nuno, o tenista português defrontou o compatriota Henrique Rocha, naquele que foi o primeiro encontro entre tenistas portugueses num jogo da categoria singular ATP realizado fora de Portugal desde, curiosamente, Bastad de 2016, entre João Sousa e Gastão Elias.

Henrique Rocha levou a melhor no primeiro set, com Nuno Borges a empatar a partida no segundo set. No derradeiro set, Borges venceu por 6-0.

Nos quartos de final, Nuno Borges derrotou o tenista do Cazaquistão, Timofey Skatov, por 6-4 e 6-3.

Nas meias-finais, Nuno Borges entrou na quadra sabendo que Rafael Nadal já tinha garantido a outra vaga na final. Contra Thiago Tirante, que já tinha eliminado Andrey Rublev, Roberto Carballes Baena e o português Jaime Faria, o tenista natural da Maia, que participou nesta fase de um torneio da categoria ATP pela primeira vez na carreira, venceu a partida por  6-3 e 6-4.

21 DE JULHO DE 2024: O DIA QUE FICARÁ NA HISTÓRIA DO TÉNIS PORTUGUÊS

Chegamos, caros leitores, ao encontro que todos esperávamos. Nuno Borges contra Rafael Nadal. Num lado, estava um tenista que nunca tinha jogado uma final singular da categoria, enquanto do outro lado estava um tenista que ia jogar a sua 131.ª final da carreira. Uma verdadeira história ‘David contra Golias’.

Rafael Nadal, que está a jogar o seu último ano como tenista profissional, jogava a sua primeira final desde Roland-Garros de 2022, onde derrotou Ruud para vencer o seu último dos 14 títulos neste Grand Slam. O tenista espanhol estava com muitas horas nas pernas neste torneio antes da final: jogou 4h01 nos quartos de final e 2h14 nas meias-finais.

Naquele que foi o primeiro encontro entre os dois tenistas, Nadal esteve longe do seu melhor e revelou o cansaço durante a partida.

Nuno Borges não estava no seu melhor nível quando servia a bola, mas aproveitou os serviços do Nadal para compensar o número que foi quebrado ao longo dos dois sets, especialmente nos pontos conquistados no segundo serviço (Borges venceu 60% e Nadal venceu apenas 28%).

Após quase 1h30 de jogo, Nuno Borges fechou o segundo set para vencer por 6-3 e 6-2 e conquistar, desta forma, o seu primeiro título individual da categoria ATP. Audaz! Um momento que fica, certamente, na história do ténis português.

Com esta vitória, Nuno Borges tornou-se no quarto jogador na história a derrotar Rafael Nadal, sem ceder qualquer set, numa final realizada em terra batida. Os outros tenistas a concretizar este feito foram Roger Federer, Novak Djokovic e Andy Murray, três dos melhores tenistas de todos os tempos. Além do facto de que vai entrar novamente no top 50 da hierarquia da ATP: o tenista português vai subir 10 lugares e passará a ser o 41.° classificado.

Filipe Torres
Filipe Torreshttp://www.bolanarede.pt
O Filipe saiu da Ilha de São Miguel, nos Açores, para tirar a Licenciatura de Jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social. Desde criança que é adepto de Futebol, tendo já sido árbitro. Para além do "desporto-rei", o Filipe também é apaixonado por Basquetebol e não falha no acompanhamento de Wrestling.

Subscreve!

Artigos Populares

Vitorino Antunes assume comando do Freamunde

O Freamunde anunciou a contratação de Vitorino Antunes como treinador principal. É o primeiro trabalho como técnico principal.

Bruno Lage revela que desejou sorte a José Mourinho e explica como geriu a saída do Benfica: «Foi automático»

Bruno Lage falou aos jornalistas no Portugal Football Globes. O antigo técnico do Benfica revelou que deu um abraço a José Mourinho.

Baixa na equipa vale chamada de Gustavo Varela à seleção de Portugal de Sub-21

Gustavo Varela foi chamado à Seleção de Sub-21 de Portugal. O avançado de 20 anos foi o escolhido para render Vivaldo Semedo.

Cristiano Ronaldo e Marcelo Rebelo de Sousa entre os distinguidos: Todos os vencedores do Portugal Football Globes

A Federação Portuguesa de Futebol organizou a primeira edição dos Portugal Football Globes. Eis todos os prémios e respetivos vencedores.

PUB

Mais Artigos Populares

Roberto Martínez após prémio entregue: «Diogo Jota vai continuar connosco para sempre»

A Seleção Nacional de Futebol Masculino recebeu o Globo Seleção do Ano. Roberto Martínez subiu ao palco e discursou.

André Villas-Boas recebe prémio e deixa recado a Rui Costa: «Queremos chegar à Primeira Liga e oferecer ali ao Rui Costa uma competição mais...

André Villas-Boas recebeu, em nome do FC Porto, o prémio dos Portugal Football Globes destinado à aposta no Futebol Feminino. O presidente dos dragões deixou uma mensagem para Rui Costa.

FPF distingue quarteto do PSG: «Queremos manter este nível, mas se possível fazer melhor porque ainda nos escapou um título»

Vitinha, Nuno Mendes, João Neves e Gonçalo Ramos receberam o Globo Estrelas do Ano. PSG conquistou vários troféus na época passada.