Masters 1000 Miami: Bem-vindos à era de Jannik Sinner

- Advertisement -
modalidades cabeçalho

Chegou ao fim mais um Open de Miami, desta vez com Jannik Sinner e Danielle Collins a sagrarem-se campeões nos Estados Unidos, neste que foi um torneio com resultados surpreendentes.

O ATP Masters 1000 de Miami trouxe algumas surpresas e outras deceções, principalmente quando pensamos nos jogadores que ficaram pelo caminho – Alcaraz, Medvedev, Zverev, Rune, Shelton, Tiafoe – neste que foi um autêntico passeio de estrelas.

31 de março de 2024 vai ficar marcado como o dia que consagrou Jannik Sinner como número dois do ranking mundial ATP. Depois de uma jornada magistral do prodígio, reinou no Hard Rock Stadium frente ao búlgaro Grigor Dimitrov. O público assistiu a esta final com muitas expectativas, depois de terem visto dois jogadores com um percurso invejável até à grande final.

Aquilo a que assistimos foi a um jogo sem competitividade, onde Sinner reinou e garantiu a vitória, em, apenas, uma hora e catorze minutos, por 6-3 e 6-1. Sem dar qualquer possibilidade a Dimitrov de respirar, o italiano estava em todo o lado e parecia intocável durante todo o encontro. Provou mais uma vez – não que existissem dúvidas – que é o tenista masculino em melhor forma em 2024, apresentando um crescimento técnico impressionante, golpes monstruosos indefensáveis e uma mentalidade sólida. 

Dimitrov até começou bem a final, mas não conseguiu acompanhar o ritmo de Sinner, que a partir do quinto jogo da partida agarrou no ritmo do encontro e fechou o set em 6-3. O segundo set foi rápido e dominado em absoluto pelo atual número dois, sem falhar uma única pancada de esquerda e com um serviço consistente.

Caminhada até à derradeira final:

Grigor Dimitrov foi a grande surpresa desta prova, não por alguém duvidar do seu talento, mas porque estava há algum tempo afastado da elite do ténis masculino. A poucas semanas de celebrar o 33º aniversário, o búlgaro está melhor do que nunca e apresentou-se a um nível irrepreensível. Depois de se ter sagrado vice-campeão, conseguiu o merecido lugar no top10. Teve pela frente adversários temíveis, como Alcaraz ou Zverev,  que fizeram com que a campanha do búlgaro fosse ainda mais categórica.

Nos quartos de final, foi frente ao espanhol que fez um dos melhores jogos do torneio, em 2024, que ficou marcado por uma exibição quase perfeita de Dimitrov, não deixando margem nenhuma para que Alcaraz pudesse sequer sonhar com a vitória. Fez parecer fácil ganhar por 6-2 e 6-4 ao ex-número dois do mundo, levando-o até a admitir, no final da partida, que Dimitrov o fez sentir  “como se tivesse 13 anos, foi de loucos”.

O búlgaro não teve uma tarefa tão fácil a tentar impedir Alexander Zverev de regressar a uma final em Miami, ao fim de seis anos. Foi numa dura batalha com o número cinco do ranking ATP que conseguiu triunfar com os parciais 6-4 e 6-7(4) e 6-4. Precisou de ir ao terceiro set para vencer o alemão, naquela que foi uma demonstração de força e frieza nos momentos decisivos.

Jannik Sinner mostrou, mais uma vez, que está numa excelente forma e que, muito dificilmente, conseguirá ser batido, depois de apenas ter perdido um jogo nesta temporada. Conseguiu o seu primeiro título em Miami, depois de ter perdido as finais de 2021 e 2023. É, hoje, visto como o futuro do ténis, e, neste momento da sua carreira, parece estar blindado. Consegue assim chegar ao top dois do mundo, pela primeira vez na sua carreira, e deixar para o terceiro posto o seu amigo e rival geracional Carlos Alcaraz.

O transalpino, de 22 anos, teve uma tarefa difícil nas meias-finais, ao defrontar Daniil Medvedev, num encontro que durou apenas uma hora e nove minutos. Sinner conseguiu “vingar-se” de Medvedev, depois de o russo o ter batido por 7-5 e 6-3 na final de 2023, vencendo em dois sets, pelos parciais de 6-1 e 6-2. Foi absolutamente demolidor e não deu hipótese a mais ninguém de marcar presença no Hard Rock Stadium para a final de 2024.

Final WTA:

A final WTA teve como protagonistas Danielle Collins e Elena Rybakina num jogo bastante equilibrado e emocionante. A americana derrotou Rybakina, em dois sets, pelos parciais de 7-5 e 6-3, num encontro que durou pouco mais de duas horas.

Danielle Collins, aos 30 anos, anunciou que, em 2024, vai fazer a sua última temporada e que se prepara para abandonar os courts. O que não se esperava era que fosse conseguir o maior feito da sua carreira – a conquista do seu primeiro WTA 1000 – e que se revelasse a surpresa deste torneio. Apresentou-se, estando no 53º lugar do ranking mundial, a um nível altíssimo, conseguindo afastar do Miami Open todas as adversárias que surgiram no caminho.

Elena Rybakina, aos 24 anos, é a atual número quatro do mundo e era esperado que conseguisse arrecadar a vitória depois de as três primeiras colocadas no ranking – Iga Swiatek, Aryna Sabalenka, Coco Gauff – terem sido eliminadas precocemente.

Mafalda Ferreira Costa
Mafalda Ferreira Costa
A Mafalda está no último ano da licenciatura em jornalismo na Escola Superior de Comunicação Social (ESCS). É apaixonada por desporto e vê nele um hábito diário na sua vida. Desde sempre que acompanha futebol e Fórmula 1, tendo-se rendido recentemente ao ténis. Para além do desporto, a escrita é outra das suas paixões e vê no Bola na Rede a fusão perfeita para aliar esses dois mundos.

Subscreve!

Artigos Populares

Pierluigi Collina explica as novas regras do futebol

Pierluigi Collina revelou novas medidas da FIFA para acelerar o jogo, sublinhando que a prioridade é evitar perdas de tempo e não aumentar as punições.

2 equipas de arbitragem portuguesas na Liga das Nações Feminina

A UEFA escolheu duas equipas de arbitragem portuguesas para jogos da Liga das Nações feminina, que também contam para a qualificação do Mundial de 2027. 

Tonel antecipa Clássico entre FC Porto e Sporting: «Equipas muito organizadas do ponto de vista tático»

O antigo jogador Tonel prevê um Sporting-FC Porto equilibrado e muito tático na primeira mão das meias-finais da Taça de Portugal, destacando a organização das equipas como fator decisivo, em vez da emoção do clássico.

Léo Chu emprestado pelo Alverca ao Athletic Club

O Alverca confirmou o empréstimo de Léo Chú ao Athletic Club. Em comunicado publicado no site oficial, o clube ribatejano desejou ao avançado, as maiores felicidades pessoais e profissionais.

PUB

Mais Artigos Populares

Luke Shaw e Harry Maguire forçados a sair por lesão na vitória do Manchester United

Durante a vitória por 2-1 sobre o Crystal Palace, Michael Carrick revelou que Luke Shaw e Harry Maguire não se sentiam bem e tiveram de abandonar o campo. 

Atenção, Benfica: Stije Resink sofre lesão grave pelo Groningen e tem resto da época e transferência no verão em risco

Stije Resink lesionou-se no duelo entre o Groningen e o Volendam. Para lá da derrota, a gravidade da lesão preocupa os neerlandeses.

Rio Ave trava Famalicão e volta aos pontos no 7º desaire consecutivo na Primeira Liga

Notícias boas para o Rio Ave, apesar de mais um desaire. Vilacondenses voltaram aos pontos com empate diante do Famalicão.