📲 Segue o Bola na Rede nos canais oficiais:

Next Gen Finals: Os campeões do futuro

- Advertisement -

Entre o dia 18 e 22 de dezembro disputa-se no King Abdullah Sports City, em Jidá, na Arábia Saudita, as finais do Next Gen onde se reúnem os oito melhores tenistas sub-20, do circuito mundial, em busca do título de campeão.

O prize pool desta edição é de dois milhões de euros. As Next Gen Finals jogam-se em piso rápido e, este ano, o torneio apresenta uma mudança nas regras. Pela primeira vez, a idade máxima permitida passou de 21 para 20 anos.

O torneio mantém um formato inovador. Os encontros disputam-se com partidas à melhor de cinco sets, com cada set a terminar quando algum dos tenistas chegar aos quatro jogos, e tiebreaks a sete pontos, se for necessário.

Na edição de 2023, o sérvio Hamad Medjedovic sagrou-se campeão após derrotar o francês, Arthur Fils na final.

Este ano a lista conta com um conjunto de jovens promessas e algumas até já bem conhecidas no mundo do ténis.

Após a realização do sorteio, os tenistas foram divididos em dois grupos. No grupo da “morte”, o azul, conta com Arthur Fils, Jakub Mensik, Learner Tien e o prodígio brasileiro João Fonseca.

Arthur Fils, vice-campeão da edição passada, é o primeiro da lista dos jovens presentes no torneio. O francês, nascido em 2004, venceu dois ATP 500 (Hamburgo e Tóquio), este ano, o que o leva a ser um dos mais temidos e fortes candidatos a vencer o desejado troféu.

Jakub Mensik, um dos principais favoritos à conquista do troféu. Após uma temporada de afirmação no circuito mundial, o jovem tenista da Chéquia recebeu o prémio de Jovem do Ano em 2024. Alcançou vários resultados positivos, entre eles ter chegado à final do ATP 250, em Doha. Nesse torneio eliminou nomes como Andrey Rublev, Andy Murray e Gaël Monfils. Mais um caso sério que já se vai afirmando no circuito mundial.

O norte-americano, Learner Tien, chega num grande momento de forma depois de vencer três Challengers nos Estados Unidos, esta temporada.

O último tenista do grupo, apesar de ser o mais novo já é um dos mais conhecidos e falados no mundo do ténis. O jovem brasileiro, João Fonseca, de apenas 18 anos, nascido em 2006, promete dar muito que falar nos próximos anos. Estreou-se em 2023 no ATP 500 do Rio, e foi nesse mesmo torneio que, este ano, conseguiu chegar aos quartos de final, no seu país, sendo que é o melhor resultado da sua curta carreira.

No grupo vermelho conta como principal favorito o norte-americano Alex Michelsen, e também com Shang Juncheng, Luca Van Assche e Nishesh Basavareddy.

O norte-americano, Alex Michelsen, somou resultados interessantes este ano e acaba a temporada num excelente momento de forma. Outro dos grandes favoritos a vencer o torneio. Chegou a duas finais em 2024, na categoria de 250 (Newport e Winston-Salem).

Como segundo favorito do grupo, aponto para o jovem tenista, Shang Juncheng. Jerry, como é conhecido conquistou o primeiro título no circuito mundial em setembro de 2024, no ATP 250 de Chengdu.

Luca Van Asche, o jovem francês que atingiu o top 100, em 2018, tem tido uns anos complicados em termos de resultados, não tendo atingindo, ainda, o nível que se esperava que alcançasse.

Por último, Nishesh Basavareddy, um norte-americano que apenas se tornou profissional este mês e já conta com dois títulos conquistados no ATP Challenger este ano (Puerto Vallarta e Tiburon).

O português Henrique Rocha teve até à última a disputar o último acesso às finais, mas precisava de vencer no Challenger na Maia, algo que não aconteceu. Nem tudo é mau, com a desistência de um dos “alternates”, Rocha viajou para Jidá e está a treinar para uma possível estreia no torneio.

Uma curiosidade será a primeira aparição de Rafael Nadal, em Jidá, após o fim de carreira do espanhol. Deve-se ao facto de ser embaixador da Federação Saudita.

Quem irá levar a melhor e acabar 2024 como campeão?

Subscreve!

Artigos Populares

Sporting vai ao mercado de janeiro: eis as posições prioritárias a reforçar

O Sporting prepara-se para ir ao mercado de janeiro. 1 ou 2 extremos e um médio (posição 8) são as prioridades leoninas.

Ricardo Quaresma e a Seleção Nacional: «Com a qualidade e jogadores que há, temos que dar mais»

Ricardo Quaresma, antigo internacional português, não está convencido com o desempenho recente da Seleção Nacional.

O regresso do ADN FC Porto, o futebol agradável do Sporting e o momento do Benfica: eis o que disse Ricardo Quaresma

Ricardo Quaresma falou sobre o FC Porto, Sporting e Benfica. Antigo internacional português deu entrevista.

Mikel Arteta quer continuidade de Gabriel Jesus: «Tem muito a oferecer à equipa»

Mikel Arteta, treinador do Arsenal, descarta o cenário de saída de Gabriel Jesus em janeiro. Viktor Gyokeres tem concorrência.

PUB

Mais Artigos Populares

Liverpool chega aos 100 milhões de euros por avançado para ocupar vaga de Mohamed Salah

O Liverpool pretende reforçar o ataque para colmatar uma possível venda de Mohamed Salah. Yan Diomande está na lista dos reds.

Nuno Espírito Santo aborda baixas pela CAN 2025 e elogia jogador do West Ham: «O que dá à equipa é enorme»

Nuno Espírito Santo fez a antevisão do West Ham x Aston Villa da Premier League. Treinador destacou Jarrod Bowen.

José Mourinho destaca formação: «Há tanto, tanto, tanto jovem de qualidade aqui que poderia estrear 1 ou 2 a cada fim de semana»

José Mourinho lançou o Moreirense x Benfica. Águias deslocam-se a Moreira de Cónegos para a jornada 14 da Primeira Liga.