Quão cedo é cedo demais? Eis Felix Auger-Aliassime

- Advertisement -

Dando uma espécie de seguimento ao artigo da semana passada, nesta “Edição Olheiro falo sobre um jovem que vai singrar no mundo do ténis. Palavras precipitadas? Ora olhemos o jovem Felix Auger-Aliassime.

Nascido no Canadá, curiosamente partilha o dia de nascimento com o seu ídolo Roger Federer (apesar de ter nascido 19 anos depois do suíço), Felix Auger-Aliassime tem figurado ao longo dos últimos anos, em diversos sites e blogs dedicados ao ténis, e frequentemente as palavras que se seguem são “é o mais novo de sempre a…”. Habitualmente vejo com maus olhos a excitação de muitos meios de comunicação social em torno de jovens de 14, 15, 16 anos um pouco à semelhança da busca incessante pelo “Novo Ronaldo” ou “Novo Nadal” pelos desportos deste mundo.

Creio que, mais do que ser engraçado para os miúdos verem o seu nome coberto de elogios e espalhado pelo mundo, se as pessoas que de mais perto rodeiam as crianças não forem capazes de controlar a euforia e manter os pés no chão, a pressão e expetativas acabam por “matar” o talento. É só olhar para as listas de “Novos Ronaldos” ou “Novos Federer” e ver quantos realmente singraram na sua modalidade.

Felix Auger-Aliassime é uma promessa do Ténis mundial
Fonte: Tennis Canada

No entanto, este miúdo de que hoje falo parece – segundo treinadores próximos do canadiano – “não ter ego” e ser, de facto, um trabalhador incansável. Trabalho esse que levou o jovem de apenas 17 anos a estrear-se na semana passada (em Roterdão) em quadros principais de provas do circuito principal ATP. Para trás, o canadiano (que, apenas por curiosidade, já mede 1,91m) deixa um circuito júnior recheado de triunfos – com 15 anos apenas venceu o prestigiado Eddie Herr International, bem como o Prince George’s County International Championship e o US Open de pares, juntamente com o seu habitual parceiro, compatriota e amigo Denis Shapovalov, com quem chegou também, no ano seguinte à Final de Wimbledon antes de vencer a prova de singulares do US Open, com 16 anos.

Já no ano passado, ano dedicado à participação em mais torneios Challenger e Future do que provas ITF Junior, o jovem canadiano ousou vencer o Challenger de Lyon (que contava com nomes como Horacio Zeballos, Marcel Granollers ou Paul Henri Mathieu) antes de, na semana em que decidiu não defender o título em Flashing Meadows para jogar em Sevilla, vencer também o Challenger espanhol – onde também participaram os portugueses João Domingues, Gonçalo Oliveira e Gastão Elias.

É certo que a sua estreia no circuito profissional ATP não correu da melhor forma – perdeu em 3 sets frente a Filip Krajinovic – um “velho conhecido” do canadiano a quem já venceu múltiplas vezes em anos passados – mas basta ver alguns encontros do canadiano (alguns disponíveis no YouTube) para perceber que há ali “qualquer coisa” especial. Não é um miúdo como tantos outros que troca mais uma bola do que o adversário. Ele bate cada direita ou esquerda com a força e determinação de quem vai para o winner.

Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov
Fonte: ATP

Ele não se limita a pôr o primeiro serviço em jogo. Ele vai para cada serviço em busca do ás. Um pouco ao estilo Gael Monfils (versão espetacular) o canadiano consegue juntar a potência com o sentido de oportunidade gerando garantidamente entretenimento de qualidade para quem assiste aos seus encontros. Para além da garra revelada por Felix dentro do court, o jovem de 17 anos parece ser muito consciente do que pode vir a ser a vida de tenista e afirma que “tenho boas notas na escola e quero manter esse nível, afinal nunca se sabe o que é que aí vem”.

Com o devido acompanhamento (fulcral para o sucesso destes jovens precoces no futuro) e a atitude certa – dentro e fora do campo de ténis – o canadiano pode oferecer ao seu país uma dupla de sonho nos anos que aí vêm. Afinal se juntarmos Felix Auger-Aliassime e Denis Shapovalov a Vasek Pospisil (contando que o super-veterano Daniel Nestor de 45 anos entretanto se retire) o Canadá pode tornar-se uma potência digna do país que é nesta modalidade. No que toca a Auger-Aliassime, porém, é necessário ter paciência – exigir o mundo a um miúdo desta idade é uma atitude digamos “pouco inteligente” – e apreciar o processo de desenvolvimento de um atleta que, se tivesse de apostar, acabará o ano perto do top-100. Aos 18 anos. Daí para a frente, resta-nos ver o que acontecerá!

Foto de Capa: ATP

Henrique Carrilho
Henrique Carrilhohttp://www.bolanarede.pt
Estudante de Economia em Aarhus, Dinamarca e apaixonado pelo desporto de competição, é fervoroso adepto da Académica de Coimbra mas foi a jogar ténis que teve mais sucesso enquanto jogador.                                                                                                                                                 O Henrique escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Bernardo Silva muda de ideias em relação ao seu futuro

Bernardo Silva não vai tomar uma decisão relação ao seu futuro antes do Mundial 2026. O jogador conta com interessados.

Hakan Safi não está para brincadeiras: há outras promessas fortes além de Luis Suárez (com quem falou todos os dias)

Hakan Safi quer contratar Luis Suárez para o Fenerbahçe, caso vença as eleições presidenciais. O candidato conta com outras promessas.

Portugal continua a preparar Mundial 2026 com 4 ausências

Portugal continuou esta quarta-feira a preparação do Mundial 2026. Roberto Martínez ainda não contou com os jogadores do PSG.

Hakan Safi pronto para se sentar com Frederico Varandas para negociar Luis Suárez mas não esta semana

Hakan Safi só vai negociar o passe de Luis Suárez com o Sporting, caso vença as eleições presidenciais do Fenerbahçe.

PUB

Mais Artigos Populares

Imprensa turca revela mais pormenores sobre o acordo entre Luis Suárez e o candidato à presidência do Fenerbahçe

Luis Suárez pode deixar o Sporting para assinar com o Fenerbahçe, caso Hakan Safi vença as eleições presidenciais.

Luis Suárez não seria o primeiro: já houve um avançado a trocar o Sporting pelo Fenerbahçe

Luis Suárez está a ser associado a uma mudança rumo ao Fenerbahçe. O colombiano repetiria o caminho de Deivid.

Bomba: Luis Suárez tem acordo para rumar ao Fenerbahçe

Luis Suárez pode trocar o Sporting pelo Fenerbahçe. O avançado tem um acordo com Hakan Safi candidato à liderança dos turcos.