Roger Federer e a sua eternidade

cab ténis

Sou um apaixonado por ténis e, como tal, uma das minhas grandes referências é Roger Federer. Detentor de 17 títulos do Grand Slam, o suíço apaixona qualquer amante da modalidade. No início desta temporada muitos especialistas afirmavam que o tempo de Federer tinha acabado. Depois de uma temporada desastrosa, o suíço alcançou as meias-finais do Australian Open, onde só perdeu para Rafael Nadal, a sua grande besta negra.

A parceria com Stefen Edberg começou a dar os seus frutos eos resultados foram sendo muito satisfatórios: titulo no ATP 500 do Dubai, finalista nos Masters 1000 de Indian Wells e Monte Carlo, vencedor do ATP 250 em Halle, vice-campeão em Wimbledon, finalista no Masters 1000 do Canadá e campeão no Masters 1000 de Cincinnati. Todos estes resultados relançaram Federer na luta pela primeira posição do ranking. O suíço perdeu uma grande oportunidade ao ser derrotado nas meias-finais do US Open por Marin Cilic, futuro campeão, que parecia em estado de graça.

federer_1604getty_630
Aos 33 anos, Federer ainda pode tentar a conquista da Taça Davis. Será que vai conseguir?
Fonte: ibnlive.in.com

O Masters 1000 de Shangai pode ter sido o ponto de viragem. Federer até nem começou muito bem a semana, tendo inclusive de salvar match-points frente ao argentino Leonardo Mayer, mas Roger sobreviveu e foi jogando cada vez melhor ao longo do torneio. No encontro das meias-finais, defrontou Djokovic – usando e abusando do serviço-volley e exibindo-se ao mais alto nível, Roger Federer derrotou o sérvio e acabou assim com a série vitoriosa de Djokovic em terreno chinês (28-0). Como consequência da excelente prestação no torneio, o suíço recuperou a 2.ª posição do ranking mundial e está na luta pela liderança.

Chegou a altura em que Federer terá de fazer escolhas: a posição cimeira do ranking ou a Taça Davis. Restam dois grandes torneios – o Masters 1000 de Paris e o Barclays ATP World Tour Finals – e ainda a Taça Davis. Em condições normais, o ex-campeão do Portugal Open investiria em todos estes torneios, mas a idade assim não o permite e Roger tem de ter bastantes cuidados com a sua condição física. Ele próprio o admitiu: “eu nunca sei como o meu corpo vai recuperar”. Federer já assumiu o desejo de conquistar a Taça Davis, colmatando assim uma grande falha no seu curriculum. No entanto, a tarefa não se adivinha nada fácil. A França é uma seleção muito forte e, com o apoio dos seus adeptos, será um adversário muito difícil de bater.

Irá Roger Federer apostar no regresso à primeira posição do ranking ou na conquista da Taça Davis? Chegará aos dois objectivos ou vai morrer na praia? São questões para serem respondidas num emocionante final de temporada.

Duarte Pereira da Silva
Duarte Pereira da Silva
Do ciclismo ao futebol, passando pelo futsal ou o andebol, quase todos os desportos apaixonam o Duarte. Mas a sua especialidade é o ténis, modalidade que praticou durante 9 anos.                                                                                                                                                 O Duarte escreve ao abrigo do novo Acordo Ortográfico.

Subscreve!

Artigos Populares

Leo Messi deixa elogios para Cristiano Ronaldo: «Tenho muita admiração por ele e pela carreira que fez»

Leo Messi foi chamado a falar sobre a sua relação com Cristiano Ronaldo. O avançado argentino deixou elogios para o seu grande rival.

Bruno Lage revela solução no plantel para colmatar ausência de Belotti e atira: «Se queremos fazer disto um Mundial, temos de dar as mesmas...

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Auckland City na madrugada desta sexta-feira. O técnico falou João Rego e apontou reparos ao Mundial de Clubes.

Bruno Lage elogia Amar Dedic e Anis Hadj Moussa: dois jogadores apontados ao Benfica

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Auckland City na madrugada desta sexta-feira. O técnico falou de Amar Dedic e de Anis Hadj Moussa.

Bruno Lage confirma um titular surpreendente no Benfica x Auckland City e assume: «Tentámos reunir o máximo possível de informações»

Bruno Lage fez a antevisão do Benfica x Auckland City na madrugada desta sexta-feira. O técnico falou sobre vários assuntos da atualidade encarnada.

PUB

Mais Artigos Populares

Botafogo de Renato Paiva surpreende e ganha ao PSG no Mundial de Clubes

O Botafogo de Renato Paiva bateu o PSG por 1-0, na segunda jornada do Mundial de Clubes. A equipa brasileira é líder do grupo B.

Atlético Madrid vence Seattle Sounders e sonha com apuramento no Mundial de Clubes

O Atlético Madrid venceu os Seattle Sounders por 3-1, na segunda jornada do Mundial de Clubes. A equipa de Diego Simeone ainda sonha com o apuramento.

As profissões dos jogadores semi-profissionais de Auckland City que vão enfrentar o Benfica no Mundial de Clubes

O Benfica vai defrontar a equipa de Auckland City, na segunda jornada da fase de grupos do Mundial de Clubes. A formação da Nova Zelândia é semi-profissional.